Novidades no Mercado

 

JACTO SUPERA AS EXPECTATIVAS NA EXPODIRETO

A participação da Jacto na 14ª Expodireto Cotrijal superou suas expectativas. Na feira realizada no mês passado, em Não-Me-Toque/RS, a empresa constatou aumento de 10% a 15% nos resultados em relação à edição anterior. O diretor comercial, Robson Zófoli, explicou que o resultado positivo teve como fator desencadeante a recuperação do agronegócio da região. “A Expodireto foi marcada pela recuperação da agricultura do Rio Grande do Sul, que em 2012 esteve afetada por problemas climáticos”, argumenta. “Apesar das dificuldades da última safra, o agricultor gaúcho investiu na safra de verão 2013 e aplicou as tecnologias mais modernas.”


METALFOR LANÇA MULTIPLE 3200 AB E CARRETA AGRÍCOLA

A Metalfor apresentou na Expodireto um novo pulverizador para o mercado brasileiro, o Multiple 3200 AB, que chega para completar a linha Multiple AB de 2.500 e 3 mil litros. O novo autopropelido está configurado com 32 metros de barra e 3.200 litros de tanque de produto, rodado 12.4x46 e a motorização de um Cummins 6 cilindros. É equipado com controlador de vazão, desligamento automático de seções, piloto automático e câmeras para monitoramento desde a cabina das barras. Também lançou o primeiro produto da linha de carretas agrícolas da empresa no Brasil, a FSG 20.000, preparada para adubo e semente, com tanque graneleiro com divisões e capacidade de 20 mil litros.


CASE IH COM PORTFÓLIO COMPLETO NA EXPODIRETO

A Case IH apresentou na Expodireto seu sistema completo de produtos e serviços para atender todas as necessidades dos agricultores, do plantio à colheita, com tratores em todas as faixas de potência de 60 a 550cv, plantadeiras de 7 a 40 linhas, pulverizadores Patriot, além da linha de colheitadeiras axiais. Para oferecer a excelência em seu sistema completo de produtos e serviços, a Case IH vem investindo muito em sua rede de concessionários. Entre 2011 e 2012 inaugurou 38 lojas e fechou o ano passado em 100 distribuidores por todo o Brasil. E para 2013 a programação é abrir mais 15 novas concessionárias.


JOHN DEERE: EQUIPAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DE GOTEJAMENTO

Uma das muitas novidades apresentadas no estande da John Deere na Expodireto foi o equipamento desenvolvido para colocar os tubos gotejadores nos sulcos de irrigação (foto). O sistema permite a implantação do sistema de irrigação por gotejamento com precisão e economia, fazendo a abertura dos sulcos, a colocação dos tubos e sua cobertura, como descreve Anoar Hardt, gerente de Vendas da John Deere Water. Projetado pela John Deere Water, é fabricado pela Agroindústria Antoniosi Agrotecnologia, de Matão/SP. A irrigação por gotejamento proporciona uma economia de energia de 30% a 40% em relação aos sistemas convencionais de irrigação, afirma Hardt.


DEKALB APRESENTA O PROGRAMA MULTIPLANTIO

A Dekalb apresentou em Não- Me-Toque o Programa Multiplantio, composição de híbridos desenvolvida para auxiliar o agricultor a ampliar o potencial produtivo. A recomendação considera condições do ambiente de plantio, distribuição das chuvas e temperatura, possibilidade de geadas, ocorrência de doenças, época de plantio e manejo utilizado. “Recomendamos a composição de híbridos que melhor se encaixa no ambiente de plantio, com o objetivo de atingir a máxima performance na colheita. Acompanhamento de campo, visitas periódicas ao agricultor, recomendação de adubação de cobertura, fungicida e manejo assistido em áreas com tecnologia RR2 fazem parte das soluções integradas oferecidas no sistema produtivo Multiplantio”, explica Igor Lyra, gerente de Marketing.


NOVIDADES EM MAQUINÁRIOS DA NEW HOLLAND

Na Expodireto, a New Holland expôs suas tradicionais colheitadeiras, uma ampla gama de potência de tratores, assim como novidades na linha de feno e forragem, plantadeiras, plataformas e solução para rizicultores. Entre os destaques, a linha de colhedoras Braud (foto), que chega ao Brasil para atender a crescente demanda de mecanização das atividades em vinícolas. A linha de colhedoras de uva Braud é consagrada mundialmente, apresentada ao Brasil com o modelo 9060L. “Podemos dizer que a New Holland tem a melhor resposta para as exigências da agricultura brasileira, independente do segmento. Portanto, estamos preparados para atender desde a agricultura familiar até os grandes produtores do país”, ressalta o diretor vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessandro Maritano.


TIMAC AGRO PROJETA AÇÕES PARA 2013

A Timac Agro, empresa do grupo francês Roullier que produz fertilizantes especiais, projeta para este ano investimentos de mais de R$ 15 milhões no Brasil. Em 2012 foram R$ 12 milhões investidos nas três fábricas, em Rio Grande/RS, Candeias/BA e Santa Luzia do Norte/ AL. Somadas, as plantas produzem anualmente 1 milhão de toneladas de fertilizantes. A empresa também pretende apresentar em 2013 três novidades em fertilizantes sólidos e outros dois lançamentos entre líquidos e hidrossolúveis. “Nossos pilares de trabalho são pesquisa e inovação, fábricas modernas e competitivas, capacitação dos colaboradores e presença no campo”, destaca o vice-presidente executivo da Timac Agro, Marco Aurélio Justus. Segundo ele, a empresa deve registrar crescimento em torno de 20% este ano no país.


MONSOY: NOVAS VARIEDADES DE SOJA RR2 PRO

A Monsoy, marca da Monsanto que produz e comercializa sementes certificadas de soja, investiu no desenvolvimento de germoplasmas para atender às necessidades do produtor do Sul e levou esta novidade à Expodireto. Os produtores tiveram a chance de conhecer as variedades M 5917 Ipro, M 5970 Ipro e M 5610 Ipro, todas indicadas para as lavouras gaúchas e com tecnologia Intacta RR2 Pro. “A Monsoy volta com força ao Sul do Brasil, oferecendo produtos com alto desempenho produtivo, ótima resistência a doenças radiculares, resistência ao acamamento e boa sanidade”, menciona Eduardo Navarro, gerente comercial.


YARA APOSTA EM TECNOLOGIA PARA ATRAIR AGRICULTORES

O estande da Yara na Expodireto teve novidades em pesquisa e desenvolvimento, ações sobre a importância do meio ambiente para a agricultura e demonstração de aplicativos desenvolvidos pela empresa. Em totens com tablets, os visitantes puderam experimentar os aplicativos desenvolvidos pela empresa. O agricultor pôde navegar pelo Manual Eletrônico de Produtos e no Tankmix – um banco de dados com resultados de milhares de testes de mistura de um ou mais produtos YaraVita com outros produtos. Os aplicativos já estão disponíveis para iPad, iPhone e iPod, além de aparelhos com sistema operacional Android. “O investimento em tecnologias para facilitar a vida do agricultor é uma bandeira da Yara, no Brasil e no mundo”, afirma João Benetti, diretor comercial Sul.


HUSQVARNA PRESENTE NA EXPOAGRO AFUBRA

A Husqvarna levou à feira de agricultura familiar Expoagro Afubra, no mês passado, em Rio Pardo/RS, soluções e tecnologia como roçadeiras, sopradores, pulverizadores, motosserras, tratores cortadores de grama, entre outras. “A promissora agricultura familiar, mais do que qualquer outra, requer soluções eficientes, produtivas e que garantam bons resultados em todo o processo. Seguramente, podemos oferecer as melhores soluções, aliando ainda a facilidade de manuseio e o conforto na operação, graças à ergonomia e ao design dos nossos equipamentos”, destaca Graziela Lourensoni, gerente de Marketing e Produtos para a América Latina.


MASSEY FERGUSON CRESCE 25% NA EXPODIRETO

A Massey Ferguson superou suas metas na Expodireto: o volume de negócios cresceu 25% em relação a 2012, ante os 20% projetados. “Hoje, o empresário rural vem à feira em busca de equipamentos e tecnologias que explorem todo o potencial que a terra pode lhe oferecer, produzindo mais em um mesmo espaço, e isto é o que trazemos”, ressalta Carlito Eckert, diretor comercial. E, por meio de sua divisão de peças genuínas AGCO Parts, a marca apresentou a primeira oficina móvel do mercado de máquinas agrícolas (foto). “Basta acoplar o item como um implemento ao trator por meio dos três pontos”, explica Amauri Santos, gerente de Peças. A oficina possui itens como gerador de energia, compressor e muitas outras ferramentas.


AGROCERES COM DOIS NOVOS HÍBRIDOS PARA O SUL

Na Expodireto Cotrijal, a Sementes Agroceres apresentou dois híbridos para o aumento da produtividade e da rentabilidade de milho para a Região Sul. Os híbridos estarão disponíveis com a tecnologia VT Pro2, que agrega a tolerância ao herbicida glifosato, proporcionado pela tecnologia Roundup Ready 2, à tecnologia YieldGard VT Pro, que assegura a resistência às três principais lagartas do cereal: lagarta-do-cartucho, lagarta-da-espiga e broca-do-colmo. Lançados com a tecnologia VT Pro em 2012, os híbridos AG 9045 e AG 8025 chegam este ano no mercado com a tecnologia VT Pro 2, o que possibilita mais opções para as necessidades do agricultor.


GSI BRASIL DESTACA O SECADOR GSI PROCESS DRYER

O destaque da GSI Brasil na Expodireto foi o secador GSI Process Dryer, que mantém os grãos intactos após a secagem e é de fácil manejo. “Queremos seguir consolidando o nome da GSI na área de armazenagem. O Brasil, especialmente, nas regiões Centro-Oeste e Norte, sofre com o déficit de armazenagem”, explica José Luiz Viscardi Júnior, diretor de Vendas e Marketing da empresa. Na linha de equipamentos de proteína animal, a empresa reforça o foco na automação, com destaque para o sistema Multitratos para alimentação de suínos e aves, e o Ninho Automático.


MONTANA: MAIS UM TRATOR DA LINHA SOLIS

A Montana Agriculture apresentou na Expodireto o seu novo trator, o Montana Solis 20. Considerado o trator multiuso da marca, agora na versão 20cv, possui motor de três cilindros, bloqueio no diferencial, tração 4x4 e 4x2, e bitola máxima de 90 centímetros. Para o gerente de produto Ederson Francisquini, é um trator de pequeno porte, mas que vai atender as necessidades do pequeno ao grande produtor, pois possui uma série de características de alta potência. “O Montana Solis 20 é um trator compacto que traz vantagens para o produtor que precisa trabalhar em pequenos espaços e em diferentes cultivos”, comenta.


STOLLER LANÇA FERTILIZANTE MOVER

Após quatro anos de pesquisas oficiais e demonstrações a campo da eficácia da tecnologia, a Stoller lança o Mover. O novo produto é um complexo de micronutrientes que melhora a eficiência das plantas durante a fase de enchimento dos frutos. O professor de Fisiologia e Bioquímica Vegetal da Unesp João Domingos Rodrigues enfatiza que, atualmente, os produtores têm fácil acesso a produtos de alta tecnologia, auxiliando assim na obtenção de boas colheitas. “Deve-se fazer uso dessas tecnologias, em termos de produtos nutricionais e hormonais que, se usados adequadamente, dentro das recomendações, propiciarão colheitas expressivas”, recomenda.


SEMEATO E A SEMEADORA SSM 27 RENOVADA

A Semeato esteve presente mais uma vez na Expodireto, onde destacou a já conhecida semeadora múltipla SSM 27, que passou por um processo de reengenharia. Além da aparência, as capacidades de sementes e fertilizantes foram aumentadas. Os visitantes puderam ver de perto que os novos reservatórios de sementes e ferlilizantes, que apresentam um design inovador e nova coloração. A inovação do design dos reservatórios é que possibilitou o aumento das capacidades, resultando em maior rendimento operacional diário. Esta era uma reivindicação dos usuários. Essas melhorias, aliadas à alta performance, tornam a SSM 27 ainda mais eficiente na implantação, tanto das culturas de inverno como das culturas de verão.


SICREDI SUPERA EM 227% OS PEDIDOS

A participação do Sicredi na Expodireto Cotrijal rendeu um acréscimo de 227% no número de pedidos de financiamentos, comparado a 2012. Foram 1,7 mil solicitações no valor total superior a R$ 190 milhões, média de R$ 112 mil em cada. As linhas Pronaf Mais Alimentos e PSI são os destaques. Para o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Müller, além de crescimento e modernização do agronegócio, o aumento dos valores negociados pela instituição é o resultado do trabalho realizado pelas unidades de atendimento junto aos associados durante todo o ano.


KEPLER WEBER REGISTRA RESULTADO HISTÓRICO

A Kepler Weber obteve lucro líquido de R$ 31,3 milhões no ano passado, resultado 10,7% maior em relação a 2011. O número representa o melhor resultado de sua história, desempenho impulsionado pelo momento do agronegócio brasileiro e pelos aprimoramentos operacionais da companhia. O vice-presidente da empresa, Olivier Colas, justifica a performance em três pontos: 1 – a safra recorde de 185 milhões de toneladas, que, segundo ele, pegou muitos de “calças-curtas”; 2 – o financiamento facilitado e barato do PSI – Finame; 3 – os bons preços das commodities. Além disso, lembra que em 2011 a empresa estabeleceu três polos de desenvolvimento: inovação, automação e especialização das fábricas.


RECEITA DA NUTRIPLANT CRESCE 78%

A Nutriplant S.A. fechou 2012 com receita líquida de R$ 52,2 milhões, superando em 78,6% os R$ 29,3 milhões de 2011. O lucro líquido foi de R$ 7,8 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 10 milhões no ano anterior. A melhora nos números reflete dois importantes fatos da reestruturação estratégica, operacional e financeira iniciada em abril de 2012: a incorporação da indústria de produtos químicos Quirios S.A., em Barueri/ SP, e a venda de uma unidade da empresa que fabricava fertilizantes micronutrientes aplicados via solo, numa operação que rendeu R$ 24,5 milhões à Nutriplant.


DISTRIBUIDORES DE BIOFERTILIZANTES DA IPACOL

A Ipacol destacou na Expodireto Cotrijal sua linha de tanques distribuidores de biofertilizantes que tanto podem ser acoplados em tratores quanto chassis de caminhões para percorrerem grandes distâncias com autonomia. “Temos os mais eficientes tanques do mercado, sejam com bombas de palhetas para geração de vácuo ou lobulares, de grande capacidade para bombear líquidos de alta e baixa viscosidade, contendo grande quantidade de produtos sólidos em suspensão”, assinala o diretor comercial, Luis Carlos Parise. A Ipacol possui mais de 30 anos de expertise na fabricação destes equipamentos.


STAHAR LANÇA CARRETA HIDRÁULICA PARA FENO

A Stahar, empresa de Carazinho/RS, lançou na Expodireto Cotrijal a carreta transportadora hidráulica para feno. As principais características do equipamento são as seguintes: diâmetro de fardos de 1,20m x 1,70m, comprimento útil de 7,5 metros, capacidade de carga de cinco fardos, acionamento hidráulico, opção de aros de 24 e 26 polegadas e facilidade na carga e descarga de feno. “No recolhimento e transporte de fardos de feno em lavouras de arroz, facilita a vida do produtor, pois se consegue transportar cinco fardos numa única operação, agilizando tempo e mão de obra”, explica Paulo Machado, supervisor de vendas Rio Grande do Sul.


AGRIMEC LEVA SEUS PRODUTOS À EXPODIRETO

A Agrimec levou à Expodireto seus principais produtos. No preparo do solo, foram destaques a Plaina Niveladora Multilâminas, no modelo Robust 440, o Rolo Faca Terras Altas, modelo RF1300, e o Rolo Destorroador Compactador, no modelo RD1300. Para o plantio, o Distribuidor Centrífugo a Lanço em Aço Inox foi um dos protagonistas, além do Guincho Agrícola para Bag – Multifunciona. Na área de irrigação, as Valetadeiras Rotativas VA e Agrival também chamaram a atenção, e as bombas nos modelos BCI500 e BCI250, indicadas para transferir a água de mananciais e rios que se encontram num nível mais baixo para açudes ou represas, que alimentam os pivots. Em fenação, o Recolhedor de Fardos Cilíndricos de Feno e, para a colheita, as Carretas Graneleiras Granbox.


AGROESTE APRESENTA NOVIDADES PARA SOJA E MILHO

Na Expodireto visitantes puderam conhecer de perto dois destaques da marca Agroeste em tecnologias voltadas para soja e milho. A novidade apresentada na feira para soja é a variedade AS 3570 IPRO, que, com a tecnologia Intacta RR2 Pro, traz resultados de produtividade devido a tecnologias avançadas em mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA. O híbrido AS 1656 Pro2 foi outro destaque do estande da Agroeste e traz a tecnologia VT Pro2, que possui potencial produtivo superior na Região Sul, bem como tolerância às principais pragas do milho. “A grande bandeira é o alto potencial produtivo combinado com a tecnologia Pro2”, sintetiza Odirlei Gaio (foto), gerente comercial.


PRODUQUÍMICA: PORTFÓLIO PARA NUTRIÇÃO VEGETAL E ANIMAL

A Produquímica teve um estande diferenciado em Não-Me-Toque/RS, com área destinada à interatividade com os visitantes. “A Expodireto Cotrijal é um evento de suma importância para o agronegócio brasileiro, uma vez que antecipa muitas novidades do setor e nos coloca em contato com grandes agropecuaristas de todo o Brasil. Foi uma ótima oportunidade para todos conhecerem o que há de mais moderno no segmento de nutrição para alta performance e para apresentarmos, em detalhes, o nosso portfólio completo de produtos”, revela Leo Ely, gerente comercial no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Uruguai e Argentina.


ANDEFEDU: LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DA AGRICULTURA

A área de educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) promoveu o lançamento do livro “Pequenas histórias de plantar e de colher”, da autora Ruth Bellingini. A obra traz conceitos e retrata a história da agricultura: como apareceram as culturas, a ajuda das máquinas, a ciência das plantas, a revolução verde, a agronomia como ciência e o agro. “Nosso objetivo é levar conhecimento sobre o dia a dia do campo para as escolas de todo o Brasil. Queremos aproximar a cidade das áreas rurais, apresentando informações ricas para os nossos jovens, que serão os nossos consumidores e profissionais do futuro”, explica José Annes Marinho, gerente de educação da Andef. O livro é para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e possui um encarte chamado de Guia do Professor. A distribuição é gratuita.


BANRISUL ASSINA CONTRATO COM A BSBIOS

O Banrisul assinou na Expodireto contrato de financiamento com a BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel, de Passo Fundo/RS, no valor de R$ 50 milhões, para compra de soja. O acordo foi assinado pelo diretor-presidente da BSBios, Erasmo Carlos Batisttella, e pelo superintendente de Negócios Rurais do banco, Carlos Barbieri. Na avaliação de Barbieri, a iniciativa representa uma demonstração concreta da estratégia do Banrisul em incentivar a produção de biocombustível. “Este é um setor que vem crescendo de maneira acelerada. Além de ser importante economicamente, também cumpre uma função socioambiental, já que produz energia limpa, renovável”.


JIMNY, PRIMEIRO SUZUKI PRODUZIDO NO BRASIL

Versátil, leve e compacto, o Jimny é um 4x4 de personalidade e preparado para encarar diferentes tipos de terrenos. São 43 anos de sucesso, em 188 países, e mais de 2,5 milhões de unidades comercializadas no mundo. “Em um momento histórico para a Suzuki no Brasil, o Jimny será o primeiro veículo da marca com produção local”, comemora Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil. Leve e fácil de dirigir em qualquer terreno, este 4x4 de personalidade única está disponível em várias versões. Na cidade, no campo, no trabalho ou para quem gosta de encarar uma trilha off-road, o Jimny é parceiro para diferentes estilos de vida.


AGRITECH LANÇA TRATOR CABINADO DE 75 CV

Foi pensando nos pequenos produtores que produzem em suas áreas uma variedade de produtos como milho, soja, legumes e frutas que a Agritech, fabricante dos tratores agrícolas e cultivadores motorizados Yanmar Agritech, desenvolveu o trator 1175 compacto, com cabine de fábrica – lançado na Expodireto. “Este modelo, de 75cv, é destinado às culturas que necessitam de um trator versátil e que proporcione conforto, bem-estar e segurança ocupacional para o operador da máquina, especialmente em aplicações como pulverização”, explica o gerente nacional de vendas, Nelson Watanabe.


BRIDGESTONE REFORÇA MARCA NO AGRO

A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus e detentora da marca Firestone, com a qual atua no mercado agrícola, marcou presença na Expodireto. A empresa apresentou o seu Radial All Traction DT, um pneu agrícola com construção radial, forte tendência do mercado, antes importado dos Estados Unidos e agora produzido no Brasil. Projetado com barras mais altas, é indicado para terrenos onde se exige maior tração. Além deste, foram expostos outros produtos da linha agrícola (Firestone), pneus para ônibus e caminhão (Bridgestone e Firestone), bandas de rodagem (Bandag), pneus de passeio e caminhonete (Firestone) e molas pneumáticas (Firestone).


ANOTE AÍ

De 14 a 18 de maio o Distrito Federal sedia a Agrobrasília, feira de tecnologias e negócios voltada aos empreendedores rurais de diversos portes e que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio. O evento é realizado em uma região reconhecida pelo desempenha na ocupação agropecuária dos cerrados, especialmente pelo pioneirismo e por geração e uso de técnicas de sucesso, onde são cultivados mais de 500 mil hectares – DF, Goiás, Minas Gerais e Bahia – com condições de solo e de clima representativas do Centro- Oeste. Mais informações em www.agrobrasilia.com.br.

A 13ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, evento considerado a maior feira de tecnologia agropecuária da região Amazônica, será realizada de 7 a 11 de maio. A Agrotins, que é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento tecnológico do agronegócio tocantinense. Neste ano, o tema será “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade”, tendo em vista que esta atividade representa a maior cadeia produtiva do estado e a segunda maior na exportação. Mais informações em agrotins.to.gov.br

Qualificação é a palavra chave do momento e foco de todos os profissionais e empresas que almejam o sucesso e será o objetivo do Congresso Nacional de Aviação Agricola (Sindag), que se realiza em Cuiabá, de 26 a 28 de junho. O evento se constitui num grande momento para os profissionais da classe e expositores estreitarem relações, trocarem conhecimentos, divulgarem suas marcas, produtos e novas tecnologias e, principalmente, mostrar práticas e novas técnicas do meio com as aeronaves mais modernas. Informações em www.congressosindag.com.br