Gente em Ação

 

CHEMINOVA DESTACA O FUNGICIDA AUTHORITY

Idejalmes Stella e Carlos Aguiar

Cheminova priorizou na Expodireto Cotrijal o fungicida Authority. Segundo o gerente regional para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Idejalmes Stella, o produto é diferenciado no mercado pela alta concentração de triazol (30% a mais que a média) e é seletivo à soja, ou seja, não “queima” a plantação. É indicado para todo o complexo de doenças, como ferrugem e oídio. Conforme Carlos Aguiar, do Desenvolvimento de Mercado RS/SC, nesta safra, em nível nacional, o produto foi aplicado em 2,5 milhões de hectares.


DUPONT: TECNOLOGIAS PARA CULTURAS DE SOJA E MILHO

Altair Bizzi

A DuPont levou seu portfólio de defensivos agrícolas e sementes à Expodireto Cotrijal. A companhia focalizou principalmente suas tecnologias para milho e soja, como o fungicida Aproach Prima, os inseticidas Premio e Lannate e os herbicidas Classic e Accent. Além disso, a companhia reservou a seus visitantes e clientes um amplo espaço dedicado a apresentações técnicas e demonstrações práticas em torno do portfólio de tecnologias DuPont, explica Altair Bizzi, coordenador de Marketing.


MILENIA PRIORIZA QUATRO DEFENSIVOS

André Barabach

A Milenia levou à Expodireto Cotrijal informações sobre quatro de seus produtos, de acordo com André Barabach, agrônomo de Desenvolvimento de Mercado; o herbicida Poker, para dessecação e pósemergência em soja e para gramíneas resistentes ao glifosato; o herbicida de residual Vezir, que controla o complexo de ervas de amplo espectro de folhas larga e estreita; o inseticida Galil, para o controle de percevejos da soja e que não desequilibra a população de ácaros; e o fungicida Azimut, para o controle de doenças de milho, trigo e soja. A empresa também divulgou o tratamento de sementes.


TRATAMENTO DE SEMENTES, O FOCO DA BAYER

Marcos Cernescu

A Bayer CropSciense deu destaque ao tratamento de sementes industrial na Expodireto. Conforme Marcos Cernescu, gerente regional de Passo Fundo/RS, a empresa mostrou aos visitantes a eficiência do Cropstar, inseticida para pragas iniciais de soja e trigo. Também destacou o Fox, fungicida de novo grupo químico (Triazolinthione) para doenças como ferrugem, oídio e de final de ciclo. “O Fox é um fungicida novo com excelentes resultados no controle de doenças”, descreve. E, ainda, no estande, dois especialistas explicaram ao visitante a tecnologia do Fox e o perigo das micotoxinas em sementes.


DOW INVESTIU NA INTERATIVIDADE COM VISITANTES

Fernando Castaño

Interatividade foi a palavra de ordem da presença da Dow AgroSciences na Expodireto. No estande institucional, a inovação foi além da nova identidade visual e impactou os produtores com recursos tecnológicos. Quem visitou a área conferiu vídeos institucionais, acessou materiais técnicos e comerciais dos produtos em tablets e produziu registros fotográficos instantâneos, tudo com o apoio da equipe comercial presente no evento, destaca Fernando Castaño, diretor de Marketing de Proteção de Cultivos.


BASF APRESENTA O HERBICIDA HEAT E O AGRODETECTA

Marcelo Machado

A Basf mostrou aos gaúchos em Não- Me-Toque/RS o recém lançado herbicida Heat, além do serviço AgroDetecta, uma miniestação de monitoramento agrometeorológico implantada na lavoura que oferece informações sobre o momento para fazer o controle fitossanitário. “O Heat é um herbicida para o controle de ervas de difícil controle”, descreve Marcelo Machado, gerente de Negócios Cereais Sul. A buva é exemplo de uma invasora que o produto controla. “Pode aplicar e plantar. Este efeito é bem-vindo para o agricultor”, comenta sobre a ação imediata do herbicida.


MONSANTO E OS BENEFÍCIOS DA INTACTA RR2 PRO

Guilherme Lobato

A Monsanto detalhou na Expodireto a tecnologia Intacta RR2 Pro por meio de palestras proferidas por produtores que já a testaram em suas lavouras. “Eles falaram das experiências deles”, revela Guilherme Lobato, gerente de Biotecnologia de Soja para a Região Sul. A tecnologia reúne três benefícios: controle das principais pragas da soja, tolerância ao glifosato e aumento da produtividade. Conforme Lobato, um grupo de 500 produtores que utilizaram a tecnologia obteve média de aumento de produtividade de 6,59 sacas/hectare em comparação à variedade mais plantada em suas regiões.


FMC COM NOVO FUNGICIDA PARA A FERRUGEM

Eduardo Menezes

A FMC ressaltou os benefícios de seus defensivos na Expodireto. Entre os quais, descreve Eduardo Menezes, gerente de Cultivos Sul, dois lançamentos: o fungicida Galileo XL é indicado para a ferrugem da soja, tem como característica a seletividade, pois não causa fitotoxicidade na cultura, e tem como princípio ativo tetraconazole + azoxystrobina; e o inseticida Talisman, que tem como diferencial dois mecanismos de ação (é sistêmico e de contato) e é indicado para o controle de lagartas e percevejos. O produto era para o algodão, mas agora também pode ser aplicado na soja.


NOVAS INDICAÇÕES DO CIPERPRAG 40 PM, DA BEQUISA

Rodrigo Serpa

Com mais de 23 produtos apenas da linha Saúde Ambiental, a Bequisa tem uma novidade para o mercado, o Ciperprag 40 PM. O produto já está há 14 anos no mercado, mas agora possui nova embalagem e também novas indicações para alvos como aranhas, barbeiros e formigas. “Observamos a necessidade de nossos clientes e estamos constantemente procurando um modo de atendêlos”, afirma Rodrigo Serpa, engenheiro agrônomo, especialista de registro da Bequisa.


IHARA PRIORIZA O CONTROLE DO MOFO BRANCO

André Nannetti

A Ihara mirou o combate às daninhas de difícil e ao mofo branco na sua participação na Expodireto Cotrijal. Entre os produtos apresentados, o Certeza, fungicida para o tratamento de sementes. “É o único produto registrado para o controle do mofo branco no tratamento de semente de soja e de feijão”, explica André Nannetti, gerente comercial Rio Grande do Sul. Também os produtos Sumilex, Cercobin e Frowncide para o tratamento foliar da doença. Já para o enfrentamento das invasoras, o Flumyzin, pré e pós-emergente para buva e outras folhas largas de difícil controle.


SYNGENTA: NOVAS CULTIVARES E TRATAMENTO DE SEMENTES

Celso Batistella, João Paulo Zampieri e Pedro Sasso

A Syngenta mostrou em Não-Me-Toque/RS três novas variedades de soja e dois híbridos de milho (um hiperprecoce e outro para silagem) – todas as cultivares adaptadas para o Rio Grande do Sul. Também o tratamento industrial de sementes. “É uma área que está crescendo muito”, ressaltou Celso Batistella, do Marketing SC/RS. Nestes segmento a empresa expôs o Avicta Completo, inseticida, fungicida e único nematicida para a soja, e o Curion, inseticida para percevejos e lagartas da soja. Na foto, Batistella, João Paulo Zampieri, diretor da filial Sul, e Pedro Sasso, gerente comercial Sul.


NORTOX EXPÕE SEU PORTFÓLIO DE PRODUTOS

Laerte da Cunha

A Nortox mostrou aos visitantes da Expodireto seu portfólio de produtos de três categorias: defensivos, bioativadores e complexos nutricionais. De acordo com Laerte da Cunha, coordenador de Negócios, os bioativadores (marcas Nobrico Star TS, Aminolon Foliar e Lombrico K) são produtos à base de aminoácidos, extratos de algas e vitaminas que atuam na fisiologia da planta. Já os complexos nutricionais, cujo portfólio da empresa possui 11 produtos, são indicados para todas as culturas, desde o estágio de tratamento de sementes. “Não são químicos, não existe restrição”, lembra.


OUROFINO ENTREGA KITS DE HIGIENE PARA CRIANÇAS

Ação Social – São Roberto

Brasil afora, a Ourofino Agronegócio oferece não só soluções para a pecuária e a agricultura, mas também está atenta à capacitação e à formação das pessoas que vivem nas fazendas. No mês passado foi ministrado pela companhia o treinamento “Comunicação e Motivação” a uma equipe de 30 pessoas do Conjunto São Roberto, que faz parte da Agropecuária Santa Bárbara, em Santa do Araguaia/PA. A empresa distribuiu kits de orientação para higienização bucal às crianças que vivem no local. Mais de 40 crianças foram presenteadas com cartilha, giz de cera, escovas de dente e creme dental.