Indústria

 

LS TRACTOR lança a pedra fundamental em SC

Empresa coreana vai fabricar a partir de junho tratores em Garuva/SC e, por enquanto, tem participado de feiras agrícolas para divulgar seus modelos de 25 a 100cvs

Leandro Mariani Mittmann*
[email protected]

A cúpula da empresa LS Mtron, da Coreia do Sul, companhia que atua em vários setores, inclusive no de máquinas agrícolas por meio da LS Tractor, esteve em Garuva, norte de Santa Catarina (próximo a Joinville), para lançar, no final de fevereiro, a pedra fundamental da sua fábrica de tratores. Os primeiros modelos deverão deixar a unidade em meados do ano. Por enquanto, a LS Tractor tem participado de feiras, como a Expodireto Cotrijal, em Não- Me-Toque,/RS, e a Femagri, em Guaxupé/ MG, a Expoagro Afubra, em Rio Pardo/ RS, as três no mês passado. Estes dois estados, além de Santa Catarina e São Paulo, demandam os modelos que a empresa vai atuar, máquinas entre 25 e 100cvs. A fábrica catarinense é a primeira da empresa fora da Ásia (além da Coreia do Sul, possui outra na China) e vai exigir investimentos de US$ 30 milhões. O planejamento é fabricar 5 mil tratores por ano, divididos em cinco modelos.

O evento solene teve as presenças do presidente mundial da LS Mtron, Jae Seol Shim; do vice-presidente, Kwang Won Lee; do presidente da empresa no Brasil, James Yoo; do governador catarinense, Raimundo Colombo, e do prefeito local, José Chaves, entre outras autoridades. “Queremos ser parceiros dos produtores e oferecer produtos de qualidade”, lembrou Yoo, ao destacar a dimensão da agricultura brasileira. O presidente mundial, Shim, lembrou que a unidade catarinense “representa bem mais que uma fábrica, mas a Peninha Machado abertura de novas fronteiras e novos desafios” para a empresa. O governador mencionou o histórico de negociações para a conquista da fábrica, cujas negociações iniciaram em 2011 e o levaram à Coreia, assim como os ganhos da empresa por escolher o estado. “Por todas as razões, a LS Mtron veio para o lugar certo. Vocês souberam escolher bem”.

Já o diretor comercial da empresa, André Rorato, esclareceu que o diferencial da empresa no mercado brasileiro será oferecer tratores de baixa potência com a tecnologia embarcada de modelos maiores – porém, com o mesmo preço.

Esq. para dir.: José Chaves, prefeito de Garuva; Jae Seol Shim, presidente mundial da LS Mtron; Raimundo Colombo, governador de SC, e James Yoo, presidente da LS Mtron no Brasil

O jornalista esteve em Garuva/SC a convite da LS Mtron