Novidades no Mercado

 

HUSQVARNA EXPÕE TECNOLOGIA PARA CAMPO E CIDADE

De volta ao Show Rural Coopavel, a Husqvarna comemora o balanço positivo do evento e confirma presença na próxima edição. A empresa cumpriu seu objetivo de difundir tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades, ou até mesmo para atividades de manutenção de áreas verdes urbanas. A companhia apresentou sua linha completa de equipamentos com tecnologia e design mundialmente reconhecidos, destinada a usuários ocasionais, rurais, comerciais e profissionais florestais. “O público ficou bastante atraído pelos equipamentos, especialmente as motosserras e os tratores cortadores de grama. Com nossos técnicos no estande, pudemos fazer demonstrações de toda a linha e, até mesmo, permitir que os visitantes interagissem com os produtos”, afirmou Graziela Lourensoni, gerente de Marketing e Produto.


NOVOS HÍBRIDOS DA SEMENTES AGROCERES

No Show Rural Coopavel, visitantes do estande da Agroceres puderam conhecer de perto os quatro híbridos de destaque para a Região Sul. Os híbridos têm tecnologia VT PRO2, que agrega a tolerância ao herbicida glifosato, proporcionado pela tecnologia Roundup Ready 2, e tecnologia YieldGard VT PRO, que assegura a resistência às três principais lagartas do milho (cartucho, espiga e broca-do-colmo), promovendo controle superior. A marca apresentou na feira os híbridos AG 8500 PRO e AG 9030 PRO. “Esses dois híbridos são adaptados às condições de safrinha da Região Sul e mostram a qualidade e o poder de inovação da marca, revelando nosso compromisso de levar soluções em rentabilidade e segurança para o produtor na safrinha”, afirmou Marcel Torres, gerente de Marketing.


GALPÃO LONADO É DESTAQUE DA SANSUY

Mais uma vez, a Sansuy, fabricante de laminados flexíveis de PVC e seus produtos manufaturados, expôs no Show Rural Coopavel. Em seu estande apresentou soluções que atendem propriedades rurais de todos os portes. O destaque foi vinigalpão, um galpão com estrutura de aço e coberto com lona de PVC reforçada, de fabricação própria, que permite estocagem de uma variedade de produtos (alimentos, mercadorias, máquinas) e pode ser adaptado para refeitório, oficina, almoxarifado ou fábrica. Sem colunas intermediárias e com acesso através de portas corrediças, de acordo com a necessidade do cliente, seu espaço é totalmente aproveitável, permitindo manuseio e transporte interno de qualquer produto.


MONTANA APRESENTA O MONTANA SOLIS 20

A Montana Agriculture levou ao Show Rural Coopavel o seu novo lançamento, o trator Montana Solis 20, considerado multiuso, agora na versão 20cv de potência, com motor três cilindros, bloqueio no diferencial, tração 4x4 e bitola máxima de 90 centímetros. Segundo o gerente de Produto da empresa, Ederson Francisquini, é uma máquina de pequeno porte, mas que vai atender as necessidades do pequeno ao grande produtor, pois tem uma série de características de alta potência. “O Montana Solis 20 é um trator compacto que traz vantagens para o produtor que precisa trabalhar em pequenos e em diferentes cultivos, facilitando a vida do agricultor e trazendo benefícios ao bolso”, comentou.


CASE IH DESTACA SEU CRESCIMENTO

A Case IH chegou ao Show Rural celebrando a conquista de resultados de 2012, quando a empresa foi a marca que mais cresceu em participação de mercado em tratores e a única que cresceu em participação de mercado nos dois produtos (tratores e colheitadeiras). “Se os dados Anfavea se confirmarem para 2013, com um aumento de 5% no mercado brasileiro de máquinas agrícolas, a Case IH vai gerar novos recordes de vendas no mercado nacional, superando o melhor ano em volume que tivemos na história, que foi o ano de 2012”, afirma Mirco Romagnoli (foto), vice-presidente da marca para a América Latina. Segundo ele, a Case IH cresceu 2 pontos percentuais na participação de mercado de tratores e teve 1,2% de aumento para o mercado de colheitadeiras. E houve evolução da rede de concessionários, que eram, em 2004, 38 pontos de vendas em todo o Brasil, sendo que em janeiro inaugurou a sua loja de número 100. “Deveremos chegar a 115 lojas até o final deste ano.”


JACTO DESTACA BONS RESULTADOS NA FEIRA

O resultado obtido no Show Rural Coopavel fez com que a Jacto estimasse um crescimento de 7% nas vendas de todo ano. O evento foi marcado por alguns lançamentos da empresa – como a Jacto Club e o novo design da Família Uniport –, mas também pelo resultado positivo obtido em termos de vendas. “O resultado foi positivo. Mantivemos o nível de vendas do ano passado, superamos todas as metas”, disse o diretor comercial Robson Zófoli (foto). Segundo ele, o cenário indica que o agricultor continua investindo e apostando no mercado. “Três grandes fatores contribuem para isso: a produção de grãos, preços em bom níveis e firmes no mercado internacional e crédito atrativo para investimentos, o que aponta para um ano bastante positivo para o agronegócio”, acrescentou. E, no ano em que a empresa comemora 65 anos, os modelos Uniport 2000 Plus e Uniport 2500 Star ganharam uma nova carenagem na cabine e faróis com design diferenciado, mais modernos e em sintonia com a aparência do Uniport 3030.


EXTRATORA DE GRÃOS OUTGRAIN 210 DA MARCHER

Quando o assunto é extrair os grãos armazenados nos silos-bolsa, a Marcher apresenta a Extratora de Grãos Outgrain 210. Com uma mecânica simples e prática, a máquina extrai uma bolsa por hora. Seu sistema exclusivo de enrolar a bolsa garante o mínimo de perda de grãos. Seus diferenciais são os seguintes: grande diâmetro do tubo que permite descarga rápida, sistema hidráulico de liberação do rolo recolhedor, rápida mudança da posição de transporte para trabalho, regulagem hidráulica de altura de trabalho e sem-fim com espessura de 6,35 mm nas áreas de maior desgaste. Como vantagens, trabalha com todos os tipos de grãos, facilidade de operação para diferentes tamanhos de bolsas, rendimento de 300 toneladas/hora, perda zero, facilidade de transporte e sistema automático para liberação do silo-bolsa.


DEKALB APRESENTA PROGRAMA MULTIPLANTIO

No Show Rural Coopavel os agricultores puderam conferir o sistema multiplantio desenvolvido pela Dekalb, que os auxilia a buscar o melhor potencial produtivo de sua lavoura com a utilização do portfólio de híbridos da marca. A recomendação considera condições do ambiente de plantio, distribuição das chuvas e temperatura, possibilidade de geadas, ocorrência de doenças, época de plantio e manejo utilizado. Para safrinha na Região Sul, é destaque o multiplantio de híbridos com as tecnologias VT PRO e VT PRO 2, na composição DKB 275 PRO + DKB 285 PRO + DKB 330 PRO2. “Recomendamos a composição de híbridos que melhor se encaixa no ambiente de plantio, com o objetivo de atingir a máxima performance na colheita”, explicou Igor Lyra, gerente de Marketing Dekalb.


NEW HOLLAND LANÇA A MAIOR COLHEITADEIRA NO SHOW RURAL

Leandro M. Mittmann A New Holland levou uma série de produtos com alta tecnologia embarcada e novidades para o Show Rural Coopavel. Entre as novidades, a colheitadeira CR9090, a maior do país. Outro produto de destaque da marca na feira é o trator T7, com versões de 200 e 220cv. Pensando nas necessidades dos produtores brasileiros, a New Holland vem se preparando para atender à demanda, alcançando as mais diversas culturas. A marca chega em 2013, que tem início com o Show Rural Coopavel, com este posicionamento. “Podemos dizer que a New Holland tem a melhor resposta para as exigências da agricultura brasileira, independente do segmento. Portanto, estamos preparados para atender desde a agricultura familiar até os grandes produtores do país”, ressaltou o diretor vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessandro Maritano. Para esse ano, de acordo com o diretor comercial da marca, Luiz Feijó, o mercado brasileiro está crescendo em produtividade. “Há cinco anos estamos apostando no aumento da produção no nosso país, oferecendo novidades em máquinas agrícolas, que atendam o maior número de produtores brasileiros”, disse.


COLHEDORA DA IPACOL GANHA LINHA DE ACESSÓRIOS

A Colhedora de Forragem Autopropelida CFA 2000, da Ipacol, inova mais uma vez ao lançar uma linha de acessórios acopláveis neste equipamento e que vão ampliar ainda mais as várias funções que a CFA já executa. Conforme o diretor comercial da empresa, Luis Carlos Parise, os novos implementos vão melhorar ainda mais a produtividade do equipamento e vinham sendo pedidos pelos clientes que adquiriram a CFA. “Os resultados deste equipamento no campo são excelentes, mas os clientes pediram que ela se tornasse um produto de múltiplas funções e a Ipacol foi em busca de atender esta necessidade do mercado”, assinalou o executivo da empresa. Já segundo o gerente da área de desenvolvimento de produtos, Carlos Antoniolli, a primeira melhoria acontece no aumento de potência do motor Mercedes-Benz, agora com 260cv.


JOHN DEERE APRESENTA AVANÇOS DA TECNOLOGIA

A nova colheitadeira de grãos S680, com inovações tecnológicas para garantir maior produtividade, e o Simulador de Colheita de Cana foram os principais destaques da John Deere no Show Rural Coopavel. “O portfólio da John Deere está em constante evolução. Investimos em média US$ 3 milhões por dia em inovação para garantir maior produtividade aos nossos clientes e oferecer-lhes soluções integradas, do plantio à colheita”, ressaltou Werner Santos, diretor Comercial. A colheitadeira S680 oferece alta performance na colheita com grãos de qualidade superior. O modelo conta com um tanque graneleiro com capacidade de 14 mil litros e alta taxa de descarga, alcançando 135 litros por segundo, tanque de combustível de 1.250 litros e as vantagens da utilização da plataforma HydraflexDraper de 40 pés, com alta flexibilidade da barra de corte e rendimento operacional 10% superior ao sistema convencional de semfim. Outras características que contribuem para o alto rendimento do novo modelo são o rotor Tri Stream, o sistema de retrilha independente e a cabine com espaço interno 30% maior, se comparado à da Série STS.


NUTRION MOSTRA NA SHOWTEC O SUPRAPHOS

A Nutrion esteve presente na Showtec, em Maracaju/MS, representada pelo seu supervisor regional, Rogério Cucolicchio (foto), apresentando uma nova opção na área de nutrição vegetal em fornecimento de fósforo, o Supraphos, que oferece 14% de fósforo total, sendo 9% prontamente disponível a um valor atraente, viabilizando a prática da correção inicial de fósforo (fosfatagem). Este produto vem complementar os resultados da aplicação do Nutrigesso, pois, com a neutralização do alumínio em profundidade, há uma maior disponibilidade do fósforo aplicado para a planta, tornando, assim, a fosfatagem mais eficiente. A Nutrion disponibiliza um corpo técnico para eventuais dúvidas e questionamentos.


GULF LUBRIFICANTES INVESTE NO AGRONEGÓCIO

A Gulf Lubrificantes, unidade nacional de uma das maiores empresas mundiais de petróleo, participou pela primeira vez do Show Rural Coopavel. Entre os óleos lubrificantes em destaque esteve Gulf Universal Tractor Transmission Fluid, ideal para maquinário agrícola, proporcionando maior vida útil e o bom funcionamento dos componentes de tratores de rodas. Para veículos a diesel, os produtos Gulf Superfleet Supreme e Gulf Superfleet Special também foram destaques. “Nos modernos motores a diesel de alto desempenho, há enormes preocupações no controle das emissões de gases e partículas poluentes. Além disso, os óleos estão preparados para atender às exigências nas condições características do ambiente brasileiro”, explicou Clovis Gouvêa, diretor da multinacional com mais de 50 anos de experiência no mercado de lubrificantes.


1º ENCONTRO INDÚSTRIA E AGENTES AUTORIZADOS DA METALFOR

Em fevereiro, em Foz do Iguaçu/PR, a Metalfor, empresa de Ponta Grossa/PR, realizou o primeiro encontro com seus agentes autorizados no Brasil e no Paraguai. O evento esteve prestigiado pela presença de 65 empresas que são parte da rede comercial e técnica da empresa e, durante os dois dias, puderem conhecer as projeções e os projetos que a Metalfor têm preparados para 2013 e os próximos anos. Novos produtos, inovações, projetos e futuros investimentos foram parte da agenda entre a empresa, que esteve representada pelo presidente da empresa, pelos gerentes e pelo departamento comercial, e os parceiros.


GERDAU CAPACITA 1,6 MIL PROFISSIONAIS

A Gerdau promoveu em 2012 a capacitação gratuita de mais de 1,6 mil profissionais que atuam no setor agropecuário. O treinamento faz parte do programa Clube Amigos do Campo, criado pela Gerdau em 1995 para fornecer informações técnicas atualizadas ao trabalhador rural e proporcionar a troca de experiências, buscando o desenvolvimento contínuo e a melhoria da gestão de seus negócios. Atualmente, mais de 1,3 mil profissionais de todo o Brasil participam do Clube Amigos do Campo, entre os quais produtores rurais, médicos veterinários, técnicos, aramadores e estudantes. Os associados têm a oportunidade de assistir palestras com especialistas do setor, que abrangem temas como utilização do aço na agropecuária, manejo de solo e tratamentos veterinários.


AGRALE APRESENTA LINHA DE TRATORES E CAMINHÕES

A Agrale participou do Show Rural com sua linha completa de tratores, com destaque para a família 6000, 4000 e 5000, e os caminhões 8700 e 14000 com tecnologia Euro V, além de motores, geradores, motobombas e roçadeiras da marca Lintec. A linha de tratores Agrale 6000 possui cabine desenvolvida para proporcionar maior conforto para o operador e maior espaço interno. Os tratores 5000 são ágeis, versáteis e se adaptam aos mais diversos tipos de aplicações em terrenos. Líder há quase meio século no segmento de tratores de pequeno porte, a linha de tratores 4000 possui modelos com potência entre 15 a 30cv, que proporcionam ótima relação custo/benefício e atendem às necessidades dos pequenos produtores , com baixo custo de manutenção e operação.


VALTRA COMEMORA 25 ANOS DE PARTICIPAÇÃO NO SHOW RURAL

Para comemorar sua 25ª participação no Show Rural Coopavel, a Valtra mostrou pela primeira vez no estado do Paraná o conceito ANTS, que antecipa a agricultura do futuro. “Esta é de longe uma de nossas mais expressivas participações na feira. Temos cerca de 21% de market share no estado e chegamos a Cascavel com nosso portfólio completo em um momento em que a agricultura nacional passa por uma de suas melhores fases, com taxas favoráveis de financiamentos e bons preços dos indicadores agrícolas”, afirmou Luiz Cambuhy, gerente nacional de vendas. A Valtra também apresentou na feira sua linha de tratores. “Nossa grande estrela no Paraná é a linha média, que traz tratores projetados para proporcionar o máximo de desempenho e eficiência aliado com o mais baixo custo operacional”, explicou Cambuhy, pontuando ainda que o campeão de vendas no estado é o modelo BM 125i, o primeiro trator de 4 Cilindros Turbo- Intercooler de 125cv.


MASSEY FERGUSON SUPERA METAS NO SHOW RURAL

O Show Rural Coopavel completou 25 anos em um cenário positivo, taxas de crédito atrativas, commodities valorizadas e clima favorável. E, assim, a Massey Ferguson registrou aumento de 15% na comercialização em relação ao evento passado – a expectativa era de 10%. O lançamento da marca na feira, a colheitadeira MF32SR, chamou a atenção, pois os visitantes puderam conferir a colheitadeira mais versátil do mercado, habilitada tanto para soja, milho e trigo quanto para arroz. Equipada com um sistema híbrido de processamento, conta com dois rotores responsáveis pela separação do cereal, que substituem o convencional saca-palha, aumentando a capacidade de colheita. “A MF32 SR amplia em até 40% o trabalho, reduzindo os níveis de perdas totais da colheita a quase zero”, ressaltou o gerente de marketing do produto colheitadeiras da marca, Roberto Ruppenthal.


COOPLANTIO ASSUME ESTRUTURA DE RECEBIMENTO DE GRÃOS

A Cooplantio – Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto deu mais um passo para autonomia em recebimento, beneficiamento, secagem e armazenagem de grãos, principalmente na região central do Rio Grande do Sul. A cooperativa assumiu as operações de arroz e soja da Coriscal por cinco anos, podendo renovar a concessão pelo mesmo período. A nova estrutura vai melhorar os serviços prestados aos associados e parceiros comerciais da região, gerando um novo potencial de negócios. No início de 2012, a Cooplantio firmou parceria com a Coriscal para operar a oferta de insumos, produção de rações e beneficiamento de arroz. Com o anúncio, a Cooplantio terá capacidade total para beneficiar 500 mil fardos de arroz por mês.


AGRIMEC É DESTAQUE PELA INOVAÇÃO

A Agrimec se destacou em 2012 com três de seus produtos: o Fecha Taipa Arrozeiro, implemento premiado com o troféu prata do Gerdau Melhores da Terra, o Cultivador Quebra Lombo de Lâminas Helicoidais e o Multicultivador e Pulverizador Canavieiro sob Palha, que conquistaram carta-patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial. “Seguimos desenvolvendo produtos mecanizados que se alinham a uma agricultura em constante renovação. Na prática, além de maior conforto para o agricultor, o que se almeja é a produtividade, com mais economia de insumos e mão de obra, mas sem abrir mão da preservação, pois o maior patrimônio do produtor é a terra”, destaca Odilo Marion, diretor presidente da empresa e do Grupo Agrimec.


16ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ANDEF ABRE INSCRIÇÕES

Estão abertas as inscrições para a 16ª Edição do Prêmio Andef 2013. Conhecido como Oscar da agricultura, o prêmio é destinado aos profissionais do setor: revendas e canais de distribuição, cooperativismo, universidades e imprensa, além da homenagem aos projetos desenvolvidos pela indústria de defensivos agrícolas. “Valorizamos os profissionais que entendemos serem parceiros e com papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio. As expectativas para 2013 são ainda melhores, já que o setor cresce dia a dia, contribuindo e equilibrando a economia do nosso país”, declara José Annes Marinho, gerente de educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). Os participantes (exceto jornalistas) podem fazer as inscrições até o dia 30/04/ 2013 através do site www.andefedu.com.br.


NOVIDADES GOODYEAR FARM NA EXPODIRETO

Detentora da marca Goodyear Farm Tires, a Titan Pneus do Brasil estará na 14ª Expodireto Cotrijal com mais lançamentos. A empresa decidiu reforçar a linha de pneus Super Arrozeiro com uma nova medida para a colheita, a 20.8-38 com capacidade de carga de 14 lonas. De acordo com Leandro Pavarin, gerente de Vendas Brasil, a Titan percebeu que o mercado já estava pedindo a ampliação da linha e atendeu à demanda. “Os produtores de arroz acreditam na qualidade e na tecnologia de ponta inerentes à marca Goodyear Farm Tires. As características destes pneus são essenciais para que ele possa aproveitar toda a eficiência das máquinas colocadas para trabalhar na lavoura de arroz, pois o desenho da banda de rodagem exclusivo da Goodyear Farm Tires, com ‘Garra-Sete’, facilita a autolimpeza, reduzindo a patinação e melhorando o consumo de combustível”, explica. A marca também apresentou novidades no Show Rural.


PIRELLI EXIBE PNEUS RADIAIS AGRÍCOLAS

A Pirelli exibiu no Show Rural as suas mais modernas linhas de pneus voltados à agroindústria, como o radial agrícola PHP, destinado a máquinas e implementos de alta potência, e a linha de pneus para caminhões pesados FG:01, para uso em asfalto e terra, ideal para o transporte da produção entre a fazenda e o destino final. “As linhas de pneus agrícolas e de caminhões que a Pirelli mostrou no Show Rural foram projetadas especialmente para a agroindústria brasileira, com tecnologias que as tornam mais robustas, possibilitando maior capacidade de carga e alto rendimento quilométrico”, disse Flavio Bettiol Junior, diretor de Marketing para pneus de Caminhão e Agrícolas para América do Sul.


AGRES APRESENTA CONTROLADOR DE TAXA VARIÁVEL

A Agres Sistemas Eletrônicos apresentou a seus clientes no Show Rural Coopavel o Agronave 34 – Controlador de Taxa Variável. O AN 34 é robusto e confiável, pode ser instalado em qualquer marca ou modelo de distribuidor ou plantadeira. Suas principais características são as seguintes: tela de 5,7 polegadas de alto brilho, simplicidade na configuração e operação, transferência de dados por pendrive (USB), registro de informações detalhadas da operação, calibração muito simples e equipamento 100% nacional.


PRODUQUÍMICA DESTACA O PROFOL PRODUTIVIDADE

Além de ampliar consideravelmente o tamanho do seu estande no Show Rural (o dobro da edição anterior), a Produquímica ainda reafirmou o seu DNA de pioneirismo, realizando o Tecnotour. Foi uma atividade inovadora, que possibilitou ao visitante receber um maior conteúdo técnico sobre produtos e serviços. A empresa apresentou também o seu portfólio completo de soluções para nutrição vegetal e reforçou as vantagens e benefícios de produtos como o Profol Produtividade. “Quem utiliza o Profol Produtividade tem a vantagem de trabalhar com um só produto ao invés de misturar várias matérias-primas", explica Marcus Siqueira, gerente de produto de Negócios Agrícolas.


KF: PLATAFORMA DE MILHO MÁKSIMA

A indústria de implementos KF disponibiliza para o mercado o que há de mais moderno em plataformas de milho, a Máksima, com uma ampla gama de chassi de 12 modelos entre 7 e 18 linhas. O equipamento possui caixa de transmissão em alumínio, sistema de rolos com maior extensão e aletas removíveis. Também possui um eficaz sistema de limpeza nos rolos, pois conta com auxílio de navalha regulável. A plataforma possui ângulo de ataque ao solo de aproximadamente 15 graus e as carenagens laterais têm maior altura, reduzindo perdas na colheita, raio mais suavizado, facilitando a colheita do milho acamado.


ANOTE AÍ

De 20 a 22 de março, a localidade de Rincão del Rey, município de Rio Pardo, Rio Grande do Sul, sedia o evento que é considerado a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar: a 13ª edição da Expoagro Afubra, realizada desde 2001 pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Um dos objetivos da feira é levar ao encontro do pequeno e médio agricultor as possibilidades de diversificação das propriedades e dos negócios, por meio da demonstração de novos equipamentos, técnicas, tecnologias e culturas. Empresas de todos os tamanhos expõem na feira. A entrada é franca. Mais informações em www.afubra.com.br

A feira Parecis SuperAgro, que se realiza de 15 a 18 de abril, em Campo Novo do Parecis/MT, é uma vitrine que proporciona ótimas oportunidades para demonstração de produtos e serviços e a realização de negócios. Centro de uma grande região, Campo Novo do Parecis, com seu eixo rodoviário, tem em seu entorno, apenas num raio de 200 quilômetros, mais de 1,7 milhão de hectares de soja. Mais informações sobre a feira no site www.parecissuperagro.com.br

Mais de 790 expositores deverão participar da 20ª edição da Agrishow, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto/SP. Eles apresentarão suas tecnologias a um público esperado de 152 mil visitantes. Em exposição, máquinas para lavouras e pecuária, automóveis, estrutura de armazenagem, ferramentas e muito, muito mais, além dos mais recentes resultados das empresas públicas de pesquisa e universidades. Todas as informações sobre uma das maiores feiras agrícolas do planeta em www.agrishow.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com