Vitrine

 

O QUE MILHO E CARNAVAL TÊM EM COMUM?

A agricultura brasileira vive uma fase que merece ser comemorada. Analise as abordagens desta edição. A começar pela capa sobre o momento promissor do milho. No ano passado o país exportou como jamais o fizera, e a safrinha 2013 vem aí possante, com boas perspectivas, sobretudo para o produtor. Logo o milho, que por vezes serviu apenas como coadjuvante para rotação de culturas, teve na recente safra uma produção mais robusta que a da poderosa soja. Claro, claro, ponderam (com razão) os especialistas ouvidos, tudo pode mudar, a começar pela (má) vontade das nuvens, mas a realidade é que o momento é auspicioso para o cereal.

Na sequência, a reportagem sobre a feira – ou melhor, uma megafeira – Show Rural Coopavel, que teve o volume de negócios duplicado em relação ao ano passado. Mais do que isso, os 200 mil visitantes do evento de Cascavel/ PR foram apresentados ao melhor da tecnologia brasileira – porque não dizer mundial! –, de novas variedades de sementes a maquinário. O Show Rural é a primeira das grandes feiras agrícolas do ano, um termômetro revelador do agronegócio brasileiro.

Nesta linha, reportamos o Showtec, a feira de Maracaju, que descreve o momento do agronegócio do Mato Grosso do Sul, e a 23ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, segmento que, pela avaliação dos seus dirigentes, vivencia tempos de recuperação de preços e apoio governamental à comercialização.

E, além de outros assuntos, a edição tem encartado especial técnico sobre a evolução dos fungicidas e sua contribuição à agricultura brasileira, caderno patrocinado pela Basf.

Como está mencionado lá em cima, o momento da agricultura brasileira – até por servir de suporte a toda a economia do país – merece uma comemoração. Mas foi mais do que isso: foi reverenciada por uma conquista histórica na Sapucaí. Ao homenagear a agricultura e, principalmente, o agricultor e sua vida no campo, a escola de samba Unidos da Vila Isabel foi a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Parabéns à Vila Isabel e seus sambistas; parabéns aos agricultores brasileiros.

Boa leitura! E comemore que você merece!

Para assinar: (51) 3232-2288 www.agranja.com