Show Rural

INOVAÇÃO tecnológica para iniciar bem 2013

De 4 a 8 de fevereiro ocorre em Cascavel/PR a 25ª edição do Show Rural Coopavel, a primeira grande feira nacional do ano

O Show Rural Coopavel, a ser realizado de 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel/PR, se consolidou ao longo de 25 anos em um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. A feira que tradicionalmente “abre” o ano é promovida pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial e apresenta novas tecnologias para a agricultura e a pecuária. Neste ano, o destaque é a biotecnologia. Mas a produtividade e a preservação do meio ambiente também ganharão atenção especial. O evento ocorre numa área de 72 hectares especialmente planejada para oferecer conforto e praticidade aos visitantes, como restaurantes, ruas asfaltadas e cobertas, praças de descanso, água gelada e gratuita em todos os corredores, entrada e estacionamento gratuito. E neste ano contará com outra rua coberta e um espaço específico de café e lanches rápido.

O parque contempla ainda a maior concentração de informações sobre o agronegócio brasileiro, que tem como objetivo fundamental orientar o agricultor para que ele tenha em seus resultados mais qualidade e maior produtividade. Com a venda de estandes já encerrada, o evento terá a participação de mais de 400 empresas nacionais e multinacionais, que esperam atender cerca de 200 mil visitantes do Brasil e do exterior. A expectativa de negócios para esta edição é que os negócios superem a marca de R$ 1 bilhão.

Para promover o conhecimento, 4,8 mil parcelas experimentais e demonstrativas foram preparadas para ser demonstradas durante a semana do evento. Estas serão apresentadas por 3,7 mil profissionais e pesquisadores, que estarão à disposição do público-alvo. “São representantes de todos os centros de pesquisa da agropecuária brasileira, das empresas de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas”, enfatiza o engenheiro agrônomo e coordenador geral Rogério Rizzardi.

Produção e rentabilidade — Entre os inúmeros avanços que serão apresentados, estão 200 variedades de soja, 220 híbridos de milho, 45 híbridos de sorgo, 55 variedades de feijão e 110 variedades de sementes de outras culturas. Rizzardi informa que os agricultores que estão em busca de informações para as suas lavouras podem agregar conhecimento nas áreas de plantio direto, tecnologias de cultivo e manejo do solo, tipos de adubação, tecnologias de produção e ainda sobre administração rural, que engloba planejamento, investimentos e controle de custos. “Essas orientações estão embasadas na pesquisa agropecuária moderna, que tem um papel muito importante para o setor produtivo atual”, afirma, ao enfatizar que o Show Rural conta com a presença de todas as empresas de pesquisa nacional.

De acordo com o diretor presidente da Coopavel e coordenador geral do evento, Dilvo Grolli, é difícil o produtor rural acreditar naquilo que não visualiza, por isso a feira apresenta as novas tecnologias de forma prática, dinâmica e organizada. “Para o Brasil atingir a alta produtividade que prospecta, precisa buscar novas tecnologias, e estas estão disponíveis aqui”, enfatiza. Devido ao momento ser bastante oportuno para o agronegócio brasileiro, Dilvo acredita que o Show Rural Coopavel/2013 será um dos maiores eventos do país, com expectativa de superar todos os já realizados até o momento.