Salão do Automóvel

 

SOFISTICAÇÃO para o campo usufruir

A 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel reuniu num só lugar, em São Paulo, o que de melhor a indústria automobilística mundial produz ou produzirá

Quase 750 mil pessoas foram ver bem de perto o que de melhor vai rodar pelas estradas brasileiras em 2013. O 27º Salão Internacional do Automóvel, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, entre o final de outubro e o início de novembro, reuniu 49 montadores, sete a mais que a edição anterior, em 2010, que expuseram 500 veículos da mais alta tecnologia. “Nunca o evento atraiu a presença de número tão expressivo de presidentes mundiais das montadoras, vindos direto da matriz dessas empresas”, destacou Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do Salão do Automóvel. Uma prova, segundo ele, particular da importância do Salão e das perspectivas do Brasil no mapa do setor automotivo. A revista A Granja esteve no evento e apresenta a seguir parte do show que a indústria automobilística mundial apresentou.


CHANGAN MOSTRA UTILITÁRIOS E CARROS QUE CHEGAM AO BRASIL

A Districar, representante da Changan no Brasil, mostrou três novos utilitários da linha Star (Picape Star CS, Star Family e Star Utility) com lançamentos previstos para janeiro de 2013. Entre os automóveis, estão quatro modelos (Mini Benni, Alsvin, CX20 e C201) cujas vendas serão iniciadas também em 2013. Com capacidade para transportar até nove passageiros, a Changan Star Family oferece design moderno, com linhas suaves e harmônicas. Considerado um dos veículos mais vendidos do mundo, a Star Family é equipada com motor de 1,3 litro que desenvolve 82cv de potência. Já o furgão Star Utility, equipado com a mesma motorização e com as mesmas dimensões da van de passageiros, oferece eficiência e versatilidade no transporte urbano de cargas. Outra opção da linha é a Picape Star CS (foto), uma cabine simples moderna, bonita e com capacidade para transportar até 1.300 kg. Com design jovem e dinâmico, o simpático Changan Mini Benni chama a atenção pelo seu visual arrojado e pelas dimensões supercompactas (são apenas 3.520 mm de comprimento, 1.570 mm de largura e 1.490 mm de altura).


CHEVROLET APRESENTA SUA LINHA COMPLETA

A Chevrolet apresentou a mais completa e moderna linha de veículos do mercado nacional. A marca vivenciou um ano especial em 2012 com a chegada de cinco novos modelos em sua linha de veículos: a nova S10 (cabines simples e dupla), Cruze Sport6, Sonic Hatch, Sonic Sedã e Spin. Até o final de 2012, a Chevrolet lançará mais dois novos produtos, apresentados em primeira mão no estande, os esperados Chevrolet Onix e o utilitário esportivo Trailblazer. Além dos lançamentos, todos os demais modelos da linha Chevrolet estiveram expostos, entre eles Agile Easytronic, Camaro, Captiva, Celta, Classic, Cobalt, Cruze, novo Malibu, Prisma e a picape Montana. “O público conheceu no salão a nova Chevrolet, com um portfólio renovado, oferecendo produtos em todos os segmentos do mercado. Uma marca que traz tecnologia de ponta, design moderno e as melhores opções para o consumidor brasileiro. Além de oferecer maior valorização no preço de revenda para o consumidor”, destacou Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.


FIAT LANÇA EXTENSOR DE CAÇAMBA PARA A PICAPE STRADA

Ampliando a capacidade de carga e a versatilidade da linha Strada, a Fiat apresentou um acessório original e inédito para as picapes da marca: um extensor de caçamba que aumenta a capacidade volumétrica do modelo em até 250 litros. O extensor de caçamba foi desenvolvido pela Engenharia Fiat em parceria com a Rontan, empresa especializada em transformação veicular, e utiliza a própria tampa do compartimento de carga rebatida, que suporta até 50 quilos, como área útil para a melhor distribuição de objetos. Disponível para todas as versões e tipos de cabine do Fiat Strada, este acessório tem fácil instalação e manejo. Por meio de dobradiças e travas, pode ser rebatido sem grande esforço, ou mesmo retirado completamente para a acomodação e o transporte de cargas diferenciadas, como uma motocicleta, por exemplo. Além disso, no modo rebatido, o acessório ainda permite a divisão da carga, possibilitando organizar e distribuir melhor a bagagem.


NOVA FORD RANGER, A PICAPE MÉDIA MAIS AVANÇADA E SEGURA

A Nova Ranger, da Ford, mudou a referência em desempenho, capacidade off-road, design, tecnologia e segurança no segmento de picapes médias. O público conheceu no evento as diferentes versões da linha. Além das versões Cabine Simples XLS e Cabine Dupla XLT com motor 2.5 Flex e das versões Cabine Dupla XLT e Limited com motor 3.2 Diesel e transmissão automática, a exposição incluiu uma picape cortada para mostrar os seus equipamentos internos de segurança. Produzida com uma nova plataforma global, a Nova Ranger foi submetida aos testes mais rigorosos em diferentes regiões do mundo para garantir o desempenho e a durabilidade sob todas as condições de uso. A capacidade de rodagem em até 800 milímetros de profundidade de água é uma das características que destacam a sua superioridade em terrenos off-road. A sua proposta de veículo combina ainda grande capacidade de carga, padrão de dirigibilidade exemplar e conteúdo de conforto com preço competitivo.


LAND ROVER FREELANDER 2 GANHA OPÇÃO DE MOTOR DIESEL

Grande sucesso de vendas da Land Rover no Brasil desde sua apresentação ao público em 2007, o Freelander 2 chega com opção de motor diesel, que traz ampla autonomia, torque elevado e extremo conforto ao motorista. Com 2,2 litros e 190cv de potência, o novo propulsor acaba de ser disponibilizado nas 30 concessionárias da marca espalhadas pelo país. Os modelos 2013 do Freelander trazem design exterior renovado, com um friso cromado na tampa do porta-malas, parachoque dianteiro redesenhado, nova grade frontal e rodas de 18 ou 19 polegadas com design mais arrojado. Por dentro, o veículo ganhou um painel de instrumentos renovado e novas opções de revestimento dos bancos. Extremamente silencioso e eficiente, o novo motor 2.2 diesel SD4 desenvolve 190 cavalos de potência e 420 Nm de torque. O propulsor possui um turbo compressor de geometria variável, o que otimiza consideravelmente seu desempenho. O motor também traz consigo o sistema common rail de injeção de combustível, com injetores de elevada velocidade e com máxima otimização no processo de combustão.


PICAPE MAHINDRA GENIO CHEGA AO BRASIL

Chegou ao Brasil a nova família de pickups Mahindra Genio, ideais tanto para serem utilizadas como eficientes veículos de cargas quanto para viagens em uma confortável e luxuosa cabine. Contornos elegantes somados a assinatura da grade frontal Mahindra fornecem a essa família de picapes um toque de elegância mantendo a postura agressiva de um veículo utilitário. As curvas fortes sobre capô e para-lamas reforçam este olhar. Nas suas duas versões, cabine simples e cabine dupla, a picape Genio transmite a sensação de um carro de passeio, seu interior foi projetado para o conforto dos passageiros. Assentos ergonomicamente concebidos com apoio lombar asseguram o conforto, enquanto a direção e os bancos reguláveis em altura permitem uma posição de condução perfeita. O veículo apresenta computador de bordo – facilitando a visualização da velocidade, marcha, autonomia, e consumo de combustível, além de oferecer informações como data, hora, temperatura e umidade relativa.


NOVA MITSUBISHI L200 TRITON SAVANA PREPARADA PARA DESAFIOS

A Mitsubishi Motors lançou a mais nova versão de sua linha de picapes, a L200 Triton Savana. Com visual arrojado, inovador e componentes exclusivos, o veículo é para quem gosta de enfrentar desafios. A carroceria reforçada em seis pontos garante ainda mais segurança e versatilidade para enfrentar as mais duras trilhas offroad. A L200 Triton Savana vem equipada com snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 800 mm de profundidade; rack de teto, ideal para o transporte de grandes objetos sobre a cabine; prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba. A marca também apresentou a L200 Triton 2013, que une os mundos cidade e campo, tanto para trabalho como para lazer. Para o campo é a combinação perfeita, pois com o sistema de tração 4x4 Easy Select 4WD circula facilmente entre fazendas, estradas e riachos, com a praticidade de transportar grandes volumes.


SSANGYONG APRESENTA A NOVA ACTYON SPORTS

A SsangYong, por meio da Districar, representante da marca no mercado brasileiro, lançou a sofisticada picape Actyon Sports e apresentou mais dois modelos que começam a ser vendidos no país no início de 2013: o novo utilitário esportivo Rexton W e o sedã de luxo Chairman W. A empresa ainda expôs em seu estande, pela primeira vez no Brasil, o revolucionário protótipo XIV-2. Além disso, mostrou mais dois modelos que já são comercializados no Brasil: Korando, carro-chefe da marca, e Kyron. Reconhecida internacionalmente quando o assunto é 4x4, a Ssang- Yong tem um plano arrojado para expansão da marca no mundo, sobretudo em alguns mercados considerados peças chave dentro desta estratégia, como é o caso do Brasil. “A Districar vem se estruturando cada vez mais para esta operação e conta com uma grande expertise no segmento dos utilitários esportivos, o foco da SsangYong”, explica Abdul Ibraimo, CEO da Districar. A Districar pertence ao Grupo Tricos, parceiro há mais de 20 anos da SsangYong no mercado internacional.


JIMNY, O PRIMEIRO VEÍCULO SUZUKI PRODUZIDO NO BRASIL

Versátil, leve e compacto, o Jimny, da Suzuki, é um 4x4 de personalidade e preparado para encarar diferentes tipos de terrenos. São 42 anos de sucesso em 196 países e mais de 2,5 milhões de unidades comercializadas no mundo. Além do design 2013, o novo Jimny traz mais uma novidade: “Em um momento histórico para a Suzuki no Brasil, o Jimny será o primeiro veículo da marca com produção local”, comentou Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil. O início das vendas está previsto para o começo do ano que vem. O modelo 2013 traz frente com maior volume, scoop (tomada de ar) no capô e os desenhos do para-choque, para-lama e grade dianteira que deixam o visual do carro ainda mais off-road e robusto. As rodas de liga leve, aro 15 polegadas, recebem aplicação da cor grafite e completam o design do único 4x4 compacto do mercado brasileiro. Na parte interna, mudanças no formato dos encostos de cabeça e nova padronagem de tecido para os bancos e as portas.


INÍCIO DE UMA NOVA ERA PARA A TOYOTA

A Toyota apresentou ao público do Salão do Automóvel quatro mundos inovadores da marca: Mundo Etios, Mundo Híbrido, Mundo Toyota e Mundo Competição. Destaque para o recém-lançado Etios, nas versões hatchback e sedã, e o lançamento oficial do Prius, veículo híbrido mais vendido no mundo, com aproximadamente 3 milhões de unidades comercializadas. O estande, que marcou a entrada da Toyota em uma nova era, visou aproximar ainda mais a marca do público brasileiro, trazendo as inovações mais recentes e a mais alta tecnologia da montadora. O Mundo Etios teve como atração a exposição do mais novo compacto do mercado brasileiro – além da nova versão Sport do compacto. O Mundo Híbrido ofereceu ao público as mais avançadas tecnologias do sistema híbrido desenvolvido pela Toyota. Esteve exposto o modelo Prius, que começa a ser vendido no Brasil no início de 2013, e, também, o Prius GS, versão do modelo com apelo esportivo. Um Prius cortado mostrou de forma animada o funcionamento do sistema de baterias.


TROLLER APRESENTA O T4 2013, O CONCEITO DE TR-X

A Troller, marca do grupo Ford, apresentou grandes novidades no Salão do Automóvel, que teve a exibição mais completa já preparada pela marca para o evento. Em seu estande de 576 metros quadrados, a montadora apresentou o novo Troller T4 2013, o carro-conceito TR-X e o veículo vencedor da última edição do Rally dos Sertões, além de dois T4 com acessórios e uma atração especial para as crianças. A nova linha 2013 do utilitário esportivo T4 tem como principal novidade o motor 3.2 Diesel com turbo de geometria variável, mais potente e adequado ao padrão de emissões Proncove L6. Criado no Centro de Design da Ford, o conceito Troller TR-X exibe formas musculosas que evidenciam a força para enfrentar qualquer terreno com muita valentia e estilo. “O Troller T4 2013 ficou ainda mais potente, com novos equipamentos de série e ainda mais bonito. É mais uma evolução desse veículo único, feito para os fãs do verdadeiro off-road, e conta com um preço extremanente atrativo”, explica diz Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Marketing, Vendas e Serviço da empresa.


VOLKSWAGEN MOSTRA CONCEITO AMAROK CANYON

A Volkswagen expôs no Salão Internacional do Automóvel a Amarok Canyon, versão conceitual de sua consagrada picape média Amarok. Configurado especificamente para a prática radical da canoagem, o protótipo demonstra a versatilidade do utilitário Volkswagen para aplicações especiais. Todos os aspectos da Amarok Canyon, que foi mostrada pela primeira vez no Salão de Genebra, em abril, foram concebidos para atender às necessidades deste esporte radical, desde o equipamento de rodagem da picape aos detalhes na área de carga. Amarok Canyon é consideravelmente mais alta e larga do que o modelo de série e sua cor é também mais exótica. A carroceria da picape, com um brilho especial devido às três camadas da pintura “Laranja Baladi”, foi elevada em 40 mm com o uso de um kit especial. Com os pneus também especiais, a picape ficou 85 mm mais alta que a versão de produção. A picape modificada também ganhou faróis auxiliares montados sobre o teto.