Novidades no Mercado

AGRALE COMEMORA 50 ANOS

No ano em que comemora o seu cinquentenário, a Agrale inicia um novo ciclo de crescimento, lançamento de novos produtos e inovação. Em 2012, apesar da retração dos mercados de caminhões e chassis para ônibus em razão da introdução da legislação Proconve P7, a empresa prevê crescer e superar o faturamento de R$ 1 bilhão. Para isso, a empresa tem realizado investimentos contínuos no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias sustentáveis que atendam necessidades das aplicações de seus clientes e, ao mesmo tempo, favoreçam a redução de emissões e o consumo de combustíveis e, como consequência, a preservação ambiental. Alguns exemplos recentes são a nova linha de caminhões, premiada nacional e internacionalmente pelo seu design e funcionalidade; o pioneirismo no desenvolvimento de veículos com combustíveis alternativos e de fontes renováveis, como o Agrale Marruá elétrico e o ônibus híbrido diesel-elétrico Hybridus, e, ainda, a tecnologia de tração 4x4 para mini e microônibus. Alguns desses recentes desenvolvimentos já estão em aplicação, como a tecnologia de tração 4x4, fornecida para os veículos Volare, sobretudo do programa Caminho da Escola, focado no transporte de estudantes da zona rural.


TIPLER: MAIOR VIDA ÚTIL PARA O PNEU

Para atender setores que trabalham em condições extremas de piso, com solo irregular, buracos e obstáculos, a Tipler investiu na linha Extra, formada por bandas específicas. Mercados como o agrícola, canavieiro e de mineração, cujo transporte enfrenta severidades e representa um alto custo para as empresas, estão no foco da Tipler. A empresa, que tem sede em São Leopoldo/RS, trabalhou para criar uma série de bandas prémoldadas que ofereça maior resistência a abrasão, picotamentos e arrancamentos, maior proteção à carcaça e poder de tração, gerando menor custo por quilômetro rodado e rentabilidade para o transportador. As principais bandas desta linha são a RT85 e a RT91, ambas com escultura e profundidade de sulco otimizadas para operações fora de estrada.


FROTA DA AVIAÇÃO GERAL CRESCE 6,4%

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) revelou que a frota da aviação geral no país cresceu 6,4% de 2010 para 2011. A frota de jatos foi a que mais cresceu, 15,37%, passando de 540 para 623, seguida pela de helicópteros, que aumentou 10,64% em 12 meses, de 1.495 para 1.654 unidades. Os turboélices registram crescimento de 10,43%, de 863 para 953 aeronaves. Os dados foram publicados na segunda edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral. “A proposta do anuário é fornecer elementos para a tomada de decisão em relação à aviação brasileira”, explicou Ricardo Nogueira, diretor-geral da Abag, ressaltando a importância da informação neste momento em que se discute privatização de aeroportos, novos projetos de aeroportos e investimentos no setor.


STOLLER LANÇA APLICATIVOS INÉDITOS

Especialista em fisiologia e nutrição vegetal ao oferecer soluções para ativar as plantas, a Stoller do Brasil, acaba de lançar um aplicativo inédito no Brasil para tablets e celulares, cujo objetivo é auxiliar os produtores de soja, citros e café na identificação de deficiências e no correto acompanhamento das fases da cultura com guia de desenvolvimento das fases da soja. Trata-se de um aplicativo útil ao produtor porque ele consegue usar a mobilidade do equipamento direto no campo. O Guia de Fases de Desenvolvimento apresenta os estágios fenológicos buscando facilitar o manejo e estudos relativos à cultura, enquanto o Guia de Identificação de Deficiências mostra os sintomas que deixa a planta da soja deficitária a começar pelos micronutrientes.


LOUIS DREYFUS EXPANDE NEGÓCIO DE FERTILIZANTES

Em virtude do grande desenvolvimento da Plataforma de Fertilizantes e da incorporação de outras linhas de produtos através das aquisições realizadas em 2011 (SSI e Macrofértil), a Louis Dreyfus Commodities globalmente vai expandir o fornecimento de insumos para seus clientes, oferecendo uma gama completa de produtos: fertilizantes, proteção de cultivos, sementes e químicos. Para refletir essa evolução, o nome da Plataforma passa a ser Fertilizantes e Insumos. Para liderar o processo de crescimento na região North Latam, da qual o Brasil faz parte, a LDC contratou Paulo Arnaez, como Head de Fertilizantes, que tem passagens por empresas como Esso, Citibank, Cargill e Bunge. Arnaez substitui Javier Britez, que foi transferido para a matriz em Genebra, na Suíça, como Head Global de Fertilizantes. Outro a reforçar o time é Luiz Paulo Jorge Foggetti, que será o Head de Agroquímicos.


PLANTADEIRA MASSEY FERGUSON EM ESTUDO DA UFSM

Para apoiar novas iniciativas que contribuam com o desenvolvimento da agricultura do país, a Massey Ferguson entregou ao Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria uma plantadeira MF 407 pantográfica, para ser empregada no desenvolvimento de um estudo que procura viabilizar o cultivo de soja em áreas de várzea. “O estudo tem como objetivo encontrar alternativas para viabilizar o plantio da soja em áreas de várzea, que ocupam parte do Rio Grande e são usadas geralmente para a cultura orizícola”, explica o professor doutor Enio Marchesan, um dos nomes envolvidos na pesquisa, que é tese de doutorado do aluno Vandro Vizzotto. “A plantadeira MF 407 será uma das ferramentas utilizadas para vencer as limitações do manejo desse tipo de solo para o cultivo da soja”, destaca Rógil Berghahn, especialista em pós-venda da AGCO.


SICREDI NO DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, em 18 de outubro, associados do Sicredi relembraram momentos de sua trajetória alicerçados no cooperativismo de crédito. Mais de 5 mil quilômetros foram percorridos para mostrar exemplos de gente que coopera para construir um mundo melhor com o apoio de suas cooperativas, e os cases estão disponíveis no blog gentequecooperacresce.com.br. O Sicredi conta atualmente com 113 cooperativas, mais de 2,1 milhões de associados, 1.193 pontos de atendimento em mais de 905 municípios brasileiros de dez estados, somando R$ 30,7 bilhões de ativos e mais de 14 mil colaboradores. A previsão é de que o crescimento da instituição seja de 28% ao ano. Até 2015, a meta é alcançar 3,5 milhões de associados.


CASE NEW HOLLAND LANÇA PORTAL EXCLUSIVO PARA IMPRENSA

A Case New Holland lançou o CNH Press, portal exclusivo para jornalistas. Para facilitar e agilizar o trabalho do profissional de imprensa, o site disponibiliza informações sobre as marcas Case Construction, Case IH, New Holland Construction, New Holland Agriculture, além dos temas corporativos relacionados à empresa. No site é possível encontrar releases, imagens, vídeos e conteúdos sobre os produtos, as fábricas e os principais executivos da empresa na América Latina. “Com esse portal, a CNH estabelece mais um canal de comunicação com a imprensa e reforça o seu compromisso com a divulgação de informações. No ar, o CNH Press tem como principal finalidade a aproximação com os jornalistas”, destaca Milton Rego, diretor de Comunicações e Relações Externas da Case New Holland.


NOVA DIREÇÃO JURÍDICA DA JOHN DEERE

A John Deere anuncia a chegada de Walter Regina como novo diretor jurídico para a América Latina. Executivo com cerca de 20 anos de carreira, possui ampla experiência jurídica e reconhecida atuação em temas de Ética e Compliance, tendo sua trajetória consolidada em empresas multinacionais como Grupo PPG, Grupo Foxconn, Grupo Bosch, além da banca de advocacia Baker & McKenzie e da consultoria PricewaterhouseCoopers. Walter, formado em Direito pela PUC de Campinas e com diversas pós-graduações, em seu novo desafio tem a responsabilidade de estruturar a atuação do departamento Jurídico em toda a América Latina, para dar o devido suporte legal aos negócios e crescentes investimentos da John Deere na região.


INSTITUTO PHYTUS: LIVRO E APLICATIVO DE DOENÇAS DO ARROZ

O Instituto Phytus lançou o livro Doenças na Cultura do Arroz Irrigado. A obra é resultado do incessante trabalho dos colaboradores e pesquisadores do Instituto Phytus Ricardo Silveiro Balardin, Marcelo Gripa Madalosso, Gerson Dalla Corte, Diego Dalla Favera e Nédio Rodrigo Tormen. No livro são elencadas 17 doenças, com explicação detalhada sobre seus sintomas e desenvolvimento, bem como as orientações para um manejo adequado. Ao final do livro, também se encontram os estádios de desenvolvimento da planta, por meio do qual o produtor pode acompanhar o crescimento da lavoura e um texto sobre tecnologia de aplicação de fungicidas. O livro também está disponível no formato mobile.


CONBAP REÚNE EXPERTS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

O Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão – ConBAP 2012, evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) e pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - Funep, em setembro, em Ribeirão Preto/SP, contou com 328 inscritos, divididos nas categorias estudantes, profissionais, professores e pesquisadores. Foram apresentados 98 trabalhos divididos entre as categorias Orais (36) e Pôsteres (62), distribuídos nas áreas do conhecimento abrangidas pelo ConBAP 2012: Agronomia e Engenharia. Além das apresentações de trabalhos científicos, o evento contou com a Sala do Mercado, onde 15 empresas tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos desenvolvidos na área.


BRACOL APRESENTA A LINHA FIBRATEC

Os calçados de segurança ganharam, recentemente, uma nova tecnologia que, além de ter melhor performance que o couro, é ecológica, com certificação aprovada da OEKO-TEX 100 (Associação Internacional para Investigação e Ensaios no Domínio da Ecologia Têxtil). Como o mercado de EPIs está em constante evolução, a Bracol apresentou a linha Fibratec, com cinco novos modelos em microfibra, ideais para os segmentos frigoríficos, hospitalar, químico, indústrias alimentícia e leiteira. “A microfibra proporciona mais higiene e melhor aparência aos calçados, características fundamentais para quem trabalha nestes setores. Com isso, o profissional fica mais protegido contra infecções e outras doenças ocupacionais”, ressalta Luís Augusto de Bruin, especialista em Direito do Trabalho e representante da Bracol.


ALLIANZ SEGUROS LANÇA COBERTURAS PARA EQUIPAMENTOS

A Allianz Seguros amplia o seguro de equipamentos agrícolas e conta, agora, com coberturas adicionais para o operador e transporte de equipamentos novos. A cobertura adicional de Vida e Acidentes Pessoais do Operador contempla indenização de até R$ 50 mil em caso de lesões físicas que tenham como consequência o óbito, a invalidez permanente total ou parcial. Ao contratar o item adicional para Acidentes em Viagens de Entrega de maquinários, entre a concessionária e a propriedade, o segurado conta com cobertura em caso de danos materiais a equipamentos novos. O seguro de equipamentos agrícolas contempla equipamentos de utilização exclusivamente agrícola, seja na agropecuária ou na agroindústria.


BIOGENE ALCANÇA 1 MILHÃO DE SACAS VENDIDAS

A BioGene alcançou no mês passado a marca de 1 milhão de sacas de milho comercializadas. Essa conquista é fruto da rápida aceitação dos produtos da marca pelos produtores de todo o Brasil, que alcançaram excelentes resultados em suas lavouras, tanto de grão quanto de silagem. Inúmeros investimentos tem sido feitos pela BioGene em estrutura, pessoas no campo, produtos e tecnologias, com o único objetivo de estar mais próximo da distribuição e do agricultor. Além de se consolidar no mercado de milho, com mais de 15 híbridos que atendem as mais variadas necessidades dos agricultores, a partir da próxima safra a BioGene também atuará no mercado de soja. Serão oferecidas cinco cultivares com alto potencial produtivo, todas com a tecnologia Roundup Ready.


ANOTE AÍ

De 12 a 14 de dezembro ocorre a 5ª edição do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz, na Universidade Federal de Pelotas/RS. Segundo a organização, participam do tradicional evento renomados cientistas, atentos estudiosos e qualificados profissionais das áreas de produção, armazenagem, industrialização, controle de qualidade, culinária e nutrição. Os melhores trabalhos serão indicados para publicação em um periódico. Mais informações no site www.labgraos. com.br/simposio


O Show Rural Coopavel, evento promovido pela Coopavel Cooparativa Agroindustrial, ocorre de 4 a 8 de fevereiro de 2013, em Cascavel/ PR. A megafeira agrícola reúne empresas e instituições que expõem e difudem suas inovações e tecnologias a milhares de produtores de todos aos tamanhos de várias regiões do país. Mais informações no site www.showrural.com.br


O Conselho Gestor da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) lançou o 20º Encafé, a ser realizado no Iberostar Bahia, de 28 de novembro a 2 de dezembro. Há 20 anos a Abic transformou o seu tradicional Concafé, que era realizado desde 1973, no Encafé - Encontro Nacional das Indústrias de Café, com o objetivo de unir as empresas em torno de temas, atividades, debates e decisões que as auxiliassem no caminho do sucesso e da busca contínua da melhora da qualidade e do aumento do consumo interno. Informações mais detalhadas em www.abic.com.br