Jornalismo

 

A GRANJA vence 11º Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo

A revista A Granja foi a grande campeã na categoria Revista da 11ª edição do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. Com a reportagem “Gestão – O negócio rural em boas mãos”, a jornalista Denise Saueressig venceu o troféu e a concorrência com cerca de 90 trabalhos. No total, esta edição somou recorde de inscrições, com 287 trabalhos nas categorias Revista, Jornal, Internet, TV, Estudante e Mercosul. O número superou em 161% as inscrições de 2011. São Paulo lidera o ranking de estados com o maior número de inscritos, 37%, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 18%.

A cerimônia de premiação foi realizada em Porto Alegre no dia 4 de outubro. Durante a entrega dos troféus, o vice-presidente sênior e gerente geral da AGCO para América do Sul, André Carioba, e o diretor de marketing da AGCO, Fábio Piltcher, falaram sobre o desafio do jornalismo especializado em agronegócio em romper barreiras. “As redes sociais trabalham hoje com o imediatismo da informação e, por isso, os jornalistas têm uma concorrência forte e precisam lançar mão não apenas da originalidade, mas também da capacidade criativa para manter o jornalismo vivo e interessante para o leitor”, destaca Piltcher.

Os finalistas (três em cada categoria) se destacaram por originalidade do tema, pesquisa, argumentação e relevância para o agronegócio. “Os trabalhos inscritos apresentaram altíssimo padrão. Acompanhei outras edições do prêmio e é perceptível que os jornalistas têm se empenhado ano a ano”, afirma o presidente do júri, Carlos Henrique Carvalho, presidente executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).

Criado em 2001 para comemorar os 40 anos da Massey Ferguson no Brasil, o prêmio de jornalismo rece- Denise (esq.) com Fernanda Kessler, gerente de Recursos Humanos da AGCO América do Sul beu 34 inscrições na sua primeira edição, em 2002. Em 2003, A Granja recebeu o Prêmio Destaque Jornalismo Rural Brasileiro e teve dois finalistas na categoria Revista. De lá para cá, A Granja esteve entre os finalistas em sete edições do prêmio, sendo que, por três anos, duas matérias da revista concorriam na categoria. Nos anos de 2005, 2006 e 2007, A Granja foi tricampeã, com os trabalhos da repórter Cristine Pires.

Denise (esq.) com Fernanda Kessler, gerente de Recursos Humanos da AGCO América do Sul