Novidades no Mercado

 NITRAL URBANA LANÇA PRODUTO INÉDITO

A Nitral Urbana lançou em agosto produto exclusivo no Brasil. O Biotrato é o único inoculante biológico para forragens fibrosas do Brasil. Age em resíduos de cana-de-açúcar in natura, cana-de-açúcar, feno, restos de culturas, capim, palhadas, entre outros. Um dos diferenciais do produto é sua composição por seis tipos de bactérias lácticas mais 8% de enzimas celulolíticas, o que aumenta o tempo de conservação e melhora a digestibilidade e palatabilidade do alimento. “Isso acontece porque o produto promove a pré-hidrólise da parede celular lignocelulolítica, que rompe parte das ligações de celulose e hemicelulose, liberando açúcares mais simples, e parte destes é fermentada pelas bactérias lácticas spp, produzindo ácido lático que reduz o pH”, explica o pesquisador e assessor técnico da SLO Biotecnologia e Agropecuária, Antônio Sérgio de Oliveira.


METALFOR ACERTA CONVÊNIO COM BRDE

Para facilitar o acesso ao crédito para seus clientes, a Metalfor firmou um convênio com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A parceria que inclui a Credit Solution, empresa que realizará as análises de crédito, foi formalizada na sede da empresa, na cidade de Ponta Grossa/PR, pelo diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Nivaldo Assis Pagliari, pelo diretor administrativo da Italflor, Gustavo Martin Pastura, e pelo sócio-diretor da Credit, Luiz Afonso Cerqueira. O convênio destina-se a produtores dos estados de RS, SC, PR e MS, permitindo financiamentos por meio das linhas do BNDES.


LABACE BATE RECORDE DE PÚBLICO

A 9ª edição da Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), feira de aviação executiva realizada em agosto, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, recebeu 16.722 visitantes, recorde do evento, que passa a ser, com isso, a maior feira do segmento na América Latina. “Estamos muito contentes com o resultado da Labace este ano e animados com o crescimento do setor”, disse Eduardo Marson, presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), organizadora do evento. Além do fluxo intenso de pessoas, a movimentação de negócios também surpreendeu os 190 expositores. O evento reuniu fabricantes, empresas nacionais e estrangeiras, operadores de táxi-aéreo, oficinas de manutenção, interiores, equipamentos, etc.


GSI NA FARM PROGRESS SHOW

A GSI esteve presente com seu estande próprio na Farm Progress Show, na cidade de Boone, Iowa, nos Estados Unidos, de 28 e 30 de agosto. A empresa participou com um diferencial: uma equipe brasileira para atender os clientes brasileiros. Conforme a organização da feira, eram esperados cerca de 4 mil produtores do Brasil, principalmente dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O público teve acesso à exposição de equipamentos e máquinas agrícolas, além de palestras e demonstrações.


TITAN COM NOVO DIRETOR DE VENDAS E MARKETING

A Titan Pneus anunciou a chegada de Luiz Antonio Quevedo Marthe (foto) para diretor de Vendas e Marketing no Brasil. Executivo com mais de 24 anos de experiência no ramo do agronegócio, Marthe tem a missão de dar continuidade à integração das equipes após as recentes aquisições realizadas pela companhia. “O foco é reforçar os negócios com nossos parceiros, distribuidores e clientes. Seguir com a estratégia de crescimento da companhia, aproveitando as oportunidades de negócios na América Latina”, explica. “Vamos aproveitar a eficiência operacional da Titan, o lançamento de novos produtos e medidas e, aliada à alta qualidade e à performance dos pneus Goodyear, reforçar a oferta aos nossos clientes.”


MOBIL LEVA LINHA COMPLETA À LABACE

A marca Mobil, licenciada no Brasil para a Cosan Lubrificantes e Especialidades, participou da 9ª edição da Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace), com os produtos “nose-to-tail”, ou seja, uma linha de produtos completa para a lubrificação das aeronaves. Esses produtos fazem parte do portfólio global da marca Mobil e são apoiados por conhecimentos técnicos e serviços que atendem às necessidades da aviação geral. A marca apresentou em seu estande na Labace as últimas novidades em lubrificação de turbinas, motores, sistemas hidráulicos e mancais.


MOBILIZAÇÃO NO DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

As comemorações principais de 2012 do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), promovido pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, ocorreram no dia 17 de agosto, mas as atividades desenvolvidas pelas unidades de recebimento se desenvolveram durante todo o mês. Todos os anos, o evento integra várias atividades socioeducativas em escolas, nas centrais de recebimento, fazendas e em diversos locais públicos. As principais atividades desenvolvidas na data foram as seguintes: Portas Abertas - visitação às centrais de recebimento; Atividade ludo-educativa; Evento DNCL; DNCL da Escola - exclusivo para escolas participantes do Programa de Educação Ambiental; e Ação comunitária.


CRIADA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE SEMENTE DE MILHO VARIEDADE

Foi constituída, no final de julho, em Brasília, a Associação dos Produtores de Semente de Milho Variedade do Brasil. No anúncio da nova entidade, o empresário José Sérgio Moreira, diretor administrativo e um dos três integrantes do Conselho de Administração, lembrou ser aquele “um momento histórico para os sementeiros brasileiros”. “Nós, sementeiros, enfrentamos um grande desafio: produzir sementes de qualidade, com custos compatíveis com a capacidade de pagamento dos agricultores e conseguir comercializar e receber pelas sementes produzidas. Essa dificuldade alavancou a ideia de se formar esta associação”, destacou.


NEO É A NOVA SEMEADORA DA KUHN

A Kuhn do Brasil lançou a sua nova semeadora, a NEO, 13 e 17 linhas, para o plantio de grãos finos, como o arroz e o trigo. Desenvolvida e fabricada na unidade brasileira do Grupo Kuhn, o novo equipamento tem alta tecnologia embarcada e será integrante do portfólio mundial da companhia. “Desenvolvemos este equipamento em sinergia com os departamentos de engenharia do Grupo Kuhn em todo o mundo, num projeto global com experiência em diversos tipos de plantio”, destaca o gerente de Engenharia da Kuhn do Brasil, Diogo Serro. O implemento ganha com produtividade de trabalho devido ao design inteligente do reservatório de metal para adubo e semente.


TEEJET LANÇA O CONTROLADOR DE VAZÃO ISOBUS

A TeeJet Technologies anunciou o lançamento do sistema de controle de aplicação Isobus, desenhado para o uso em sistemas Plug and Play utilizado em tratores equipados com Isobus. O IC-18 é o mais completo controlador de vazão Isobus utilizado para aplicação de produtos fitossanitários por via líquida. Pode ser usado por pulverizadores para aplicações de defensivos, fertilizantes líquidos e/ou aplicações de amônia. “A capacidade de manter a vazão planejada durante a aplicação e até o processamento final, incluindo os mapas de aplicação, é a característica chave dos controladores TeeJet Isobus”, ressalta Brian Satorius, engenheiro de vendas da TeeJet.


KEPLER WEBER: LUCRO LÍQUIDO DE R$ 4 MILHÕES

No primeiro semestre a Kepler Weber teve um lucro líquido de R$ 4 milhões, o que, no acumulado do ano, representa aumento de 30,4% em relação ao mesmo período de 2011. Os resultados da companhia no primeiro semestre são, sob vários quesitos (Lucro Bruto, Lucro Líquido e EBITDA), superiores aos do mesmo período de 2011. “Em grande parte, eles foram positivamente impactados pela performance excepcional observada no primeiro trimestre do ano, quando foram entregues e faturados pedidos registrados em 2011”, explica o vice-presidente Olivier Colas. O executivo destaca o bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro, mas salienta que neste segundo trimestre as decisões de investimentos por parte dos produtores foram impactadas pela seca observada no Paraná e no Rio Grande do Sul na virada do ano passado para 2012 e pela recente deterioração da economia mundial.


CHEGA AO MERCADO O OSTERA TANGRAM

Foi lançado o Ostera Tangram, o GPS Agrícola com tela de 10 polegadas e interface gráfica moderna e intuitiva para guiar na maioria das operações na lavoura, evitando falhas e desperdício por sobreposição de insumos. Além de ser muito simples de operar, sua instalação é muito rápida: em poucos minutos está pronto para ser utilizado. O equipamento trabalha em reta, curva e pivô, além de fazer contorno de áreas, e mostra, em tempo real, o rendimento do trabalho em hectares/hora e o tempo/área trabalhados. Permite salvar os trabalhos por fazenda, talhão e operação, para retornar ao trabalho no dia seguinte ou para visualização no computador.


MERCEDES-BENZ NO SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS COMERCIAIS

A Mercedes-Benz irá apresentar a linha de caminhões Antos no Salão Internacional de Veículos Comerciais, um dos mais importantes do mundo, neste mês, em Hannover, Alemanha. O veículo possui PBT (Peso Bruto Total) de 18 a 26 toneladas e tem potencial para atender o transporte de produtos alimentícios, combustíveis e materiais de construção, entre outras aplicações. O design da cabine do Antos, que lembra muito a do Actros, possui 2,30 metros de largura e está disponível na Europa na versão ClassicSpace, comprimentos Curto e Médio.


ISCA FORMICIDA DA ATTA-KILL COM NOVIDADE

A Atta-Kill, empresa do grupo Agroceres, desenvolveu uma nova tecnologia que contribui efetivamente para competitividade das reflorestadoras, trazendo melhorias para a eco-eficiência do manejo das formigas cortadeiras: é o MipisEvolution, um micro- porta-isca protetor e dosador específico, que acondiciona as iscas formicidas Mirex-S Max. O produto apresenta características funcionais inovadoras, pois protege as iscas da umidade, aumenta o rendimento operacional, oferece segurança no manuseio e reduz o custo total de controle. A principal razão desse ganho de performance está na composição da nova estrutura do MipisEvolution, formada por papel de seda e uma fina camada de polietileno poliextrusado.


VOLVO: 120 CHASSIS BIARTICULADOS PARA COLÔMBIA

A Volvo Bus Latin America fechou a venda de mais 120 chassis biarticulados para o Transmilenio, como é chamado o sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Bogotá, capital da Colômbia. Os veículos foram adquiridos pelo operador Consorcio Express S.A.S., que no ano passado já tinha comprado outros 67 chassis articulados e convencionais da Volvo. O valor do negócio foi de US$ 25,5 milhões. “Esta venda reforça a liderança absoluta da Volvo em ônibus para BRT não só na Colômbia, mas em toda América Latina, e demonstra a imbatível qualidade e adequação dos nossos veículos ao sistema”, destaca o Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. Com esta venda, a Volvo alcança 75% de participação no Transmilenio.


VALTRA AMPLIA REDE DE CONCESSIONÁRIAS NO RS

A Polisul Agrícola, concessionária Valtra no Rio Grande do Sul, inaugurou nova loja na cidade de Santa Rosa. A revenda, que hoje conta com três pontos comerciais no estado, expande suas instalações e amplia a oferta de serviços para atender ao produtor santa-rosense. A empresa, que já possuía unidades em Pelotas, Camaquã e Dom Pedrito, abre agora a sua maior loja, com 1.450 metros quadrados. “Até o final do ano, a Valtra espera ampliar sua participação no mercado de tratores de 21% para 23% no estado. Em colheitadeiras, a expectativa é chegar a dezembro com a fatia de 10% do segmento gaúcho e, sem dúvida, a abertura da nova concessionária Polisul contribuirá para que consigamos estes resultados”, afirmou o coordenador comercial da empresa Jalison Cruz.


CASE NEW HOLLAND REAFIRMA PARCERIA COM UFPR

A Case New Holland e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) renovaram a parceria institucional mantida há mais de 24 anos. O convênio prevê disponibilidade de maquinário de última geração para capacitação de estudantes do setor de Ciências Agrárias que utilizam a Fazenda Experimental da universidade e, em contrapartida, a instituição disponibiliza a área para instalações do Centro de Treinamento da New Holland. “Estamos satisfeitos em contribuir para a capacitação e o desenvolvimento da agricultura brasileira. Se conseguimos trabalhar desta forma, valorizando o conhecimento, podemos continuar melhorando o desempenho do setor”, ressaltou Jefferson Teixeira, diretor industrial da planta da Case New Holland em Curitiba.


FORD LANÇA NO BRASIL A NOVA RANGER

A Ford apresentou a nova Ranger, a picape média que estabelece uma nova referência em desempenho, capacidade off-road, design, tecnologia e traz um nível de segurança inédito em seu segmento de mercado. Com cabines dupla e simples, motores diesel e flex, transmissões automática e manuais, a picape oferece o melhor conjunto de atributos com as mais vantajosas condições de negócio da categoria. No seu projeto, a Ford investiu US$ 1,1 bilhão. Com uma nova plataforma, a nova Ranger é a única picape a contar com a classificação 5 estrelas do Euro NCAP, o principal órgão independente de avaliação de segurança veicular da Europa. No seu desenvolvimento, a Nova Ranger foi submetida aos testes mais rigorosos em diferentes regiões do mundo, do calor do deserto às temperaturas abaixo de zero do Ártico.


PIRELLI DESTACA NOVOS PNEUS RADIAIS AGRÍCOLAS

Na Expointer, no mês passado, em Esteio/RS, a Pirelli levou a sua segunda geração de pneus radiais agrícolas, denominada PHP, voltada para máquinas e implementos utilizados na agroindústria, e as novas linhas de pneus para caminhões pesados FG01 e TG01, para uso em asfalto e terra. “Os pneus Agro e Truck que nós apresentamos nesta exposição foram projetados com estruturas e materiais que atendem às necessidades dos usuários profissionais mais exigentes, proporcionando maior quilometragem, robustez, capacidade de carga e de reconstrução”, comentou Flavio Bettiol Junior, diretor de marketing de caminhão e agro da Pirelli na América Latina.


SCANIA: LINHA DE SEMIPESADOS NA ABAD 2012

Os novos modelos semipesados Euro 5 foram destaque da Scania na 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, organizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), em agosto, no Rio de Janeiro. No estande da marca, dois modelos da ampla gama dirigida ao setor supermercadista, o P 250 6x2 e o P 310 8x2. “A Scania é consagrada no mercado por oferecer os melhores veículos pesados e apresenta agora sua completa experiência de soluções customizadas igualmente aos semipesados”, diz Victor Carvalho, gerente de Vendas de Caminhões.


ANOTE AÍ

A Feira Internacional de Comércio Agrícola e Exportação (Feicomex) ocorre nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na cidade de São Paulo, com o objetivo de promover a interação da cadeia produtiva agrícola e de exportação com foco no desenvolvimento sustentável deste mercado. O objetivo do evento é tornar-se referência como espaço de geração de negócios, especialmente entre pequenos e médios produtores do comércio agrícola, incentivando a pesquisa, o conhecimento, a tecnologia e a inovação. O evento acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes, e os interessados em participar da feira como expositor já podem reservar sua participação pelo site www.feicomex.com. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3254-2842 e (13) 3219- 8863 ou pelo e-mail [email protected]


O Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão ocorre em Ribeirão Preto/SP, de 24 a 26 de setembro, e terá na programação as conferências internacionais, como “Os constantes desafios para a que a AP se estabeleça como um sistema de gestão das lavouras”, liderada por Raj Khosla, professor do Colorado State University, Ft. Collins, CO, presidente da International Society of Precision Agriculture). Mais informações no site www.sbea.org.br


Datagro e XYZ Live promovem o primeiro Global Agribusiness Forum, encontro que reunirá líderes, especialistas e representantes da cadeia produtiva agrícola para discutir o tema “Agricultura Globalizada e Sustentável, o Desafio do Crescimento”. O objetivo é debater estratégias e propor soluções de longo prazo para a agricultura mundial. Al Gore, ganhador do Nobel da Paz, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista ambiental, será um dos palestrantes do evento, que terá ainda a participação de Lawrence Summers, exsecretário do Tesouro dos Estados Unidos, ex-chefe do Conselho de Economia da Casa Branca e ex-reitor da Harvard University, para tratar de desafios e oportunidades do agribusiness nos próximos anos. Informações no site www.globalagribusinessforum.com.br