Sustentabilidade

 

SUSTENTABILIDADE do agro em discussão

Novos rumos do agronegócio sustentável no Brasil é tema central de evento que reunirá mais de 300 líderes empresariais e políticos nos dias 21 e 22 de setembro

O Fórum Nacional de Agronegócios, dias 21 e 22 de setembro, no hotel Royal Palm Plaza Resort, em Campinas/SP, reunirá os principais líderes e especialistas da área para debater o assunto “Novos Rumos do Agronegócio Sustentável no Brasil”. A abertura do evento será realizada pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na sequência, se realiza um ciclo de palestras, com cinco painéis de discussão com grandes nomes da política e do empresariado brasileiro como expositores. O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, abre o seminário com apresentação especial sobre “O Papel do Pequeno Produtor no Desenvolvimento do Agronegócio”. O encontro é promovido pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., e pelo Lide Agronegócios, liderado por Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas.

Na sequência, Silvio Crestana, pesquisador da Embrapa, explanará sobre o tema “Desenvolvimento Sustentável”, enquanto o presidente da Federação Brasileira de Banco (Febraban), Murilo Portugal, falará sobre “Novos Rumos no Financiamento do Agro Brasileiro”. Já Pedro Parente, presidente da Bunge, discutirá “Os Gargalos Logísticos do Agro Brasileiro”, e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, encerra a agenda abordando “Uma Estratégia de Espaço para o Agronegócio”.

A programação do Fórum contará ainda com a primeira edição do Prêmio Lide de Agronegócios, que destacará os principais empresários do setor, em 22 categorias, além do prêmio especial. As categorias são as seguintes: Sementes, Fertilizantes, Defensivos, Tratores, Equipamentos, Crédito, Seguro, Tecnologia, Grãos, Oleaginosas, Fibras, Frutas – Flores e Verduras, Sucroenergéticos, Café, Carnes, Leite, Floresta Plantada, Indústria de Alimentos, Comercialização de Produtos e Serviços, Distribuição, Transporte e Logística e Entidades de Representação.

“Este fórum tem como inspiração o presidente do Lide Agronegócios e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e foi desenvolvido para promover a análise de questões relacionadas com esse importante setor de negócio”, destaca o empresário João Doria Jr. “Trata-se de um tema efervescente e que envolve não só os aspectos econômicos, mas também sociais e ambientais”. O Fórum Nacional de Agronegócios conta com o patrocínio do Banco BVA e da Nestlé, o apoio do Sebrae e do Desenvolve SP (Nossa Caixa), a participação de JBS Friboi e Embrase e a colaboração da John Deere. Como fornecedores oficiais estão Azul Cargo, Barcelona Soluções Corporativas, Companhia de Viagens, Max Brands e Formags.

Silvio Crestana, pesquisador da Embrapa, vai explanar sobre o tema “Desenvolvimento Sustentável”