Ovinos / Caprinos

Exposição Dorper em Alagoas

A 69ª Exposição Agropecuária e de Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) será ponto de encontro para criadores de ovinos do Brasil. O evento vai receber produtores para a Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, entre 25 de outubro e 3 de novembro, no Parque da Pecuária, em Maceió. A expectativa é de que a exposição reúna em torno de 600 animais, segundo a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal).

Vendas estáveis na Expointer

Os leilões de ovinos da 42ª Expointer totalizaram R$ 737,65 mil, montante praticamente igual ao do ano anterior, quando as vendas foram de R$ 737,67 mil. Um pequeno decréscimo que é compensado no volume de exemplares vendidos na edição mais recente da feira, que foi de 154 ovinos, em relação aos 123 em 2018. A tradicional mostra agropecuária foi realizada entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, em Esteio/RS.

Leilão Referência Dorper

Está agendado para o dia 2 de novembro, a partir das 19h, o Leilão Referência Dorper 2019, no Parque da Pecuária, em Maceió/AL. A promoção é de Cabanha Interlagos, Dorper Buriá, Cabanha Araí Zumbi e Estância Bacurizinho. Transmissão pelo site www.agresteleiloes.com.br.

32ª Expovelha

A 32ª Expovelha – Exposição e Feira de Ovinos do Estado de São Paulo será realizada entre os dias 15 e 20 de outubro no Recinto de Exposições José Oliveira Prado, em Lençóis Paulista/SP. O evento será a última etapa do ranking Cabanha do Ano da Aspaco (Associação Paulista de Criadores de Ovinos) para as raças Santa Inês, Dorper, White Dorper, Ile de France, Suffolk, Texel e Poll Dorset. Mais informações em www.aspaco.org.br e www.expovelha.com.br.

Leilão Independência

A genética das raças Santa Inês, Dorper, Boer e Anglonubiana estarão em pista no 19º Leilão Independência, no dia 26 de outubro, às 12h. O evento será no Parque de Exposições Independência, em São Luís/MA. Mais informações no site www.leilonorte.com.

Seminário Paulista de Ovinocultura

O 19º Seminário Paulista de Ovinocultura será realizado no dia 18 de outubro, a partir das 8h. O evento integra a programação da 32ª Expovelha, no Recinto de Exposições José Oliveira Prado, em Lençóis Paulista/SP. O tema do seminário será “Práticas de manejo nutricional para ovinos no estado de São Paulo”.

Atenção à prevenção da mastite

A mastite também é um problema na ovinocultura de corte. O período de maior suscetibilidade da ovelha à doença é na semana anterior e na posterior ao parto. De acordo com o pesquisador Luiz Francisco Zafalon, da Embrapa Pecuária Sudeste, é uma fase de estresse para o animal. A recomendação é que os pecuaristas fiquem atentos e redobrem os cuidados com nutrição e higiene. Outra preocupação deve ser com a alta densidade populacional.

Incentivo à nova geração

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) realizou, durante a Expointer, em Esteio/RS, a Oficina Jurado Jovem e o Campeonato Cabanheiro do Futuro, eventos destinados aos jovens e às crianças. “Apesar do nome ‘campeonato’, o que queremos é despertar o amor pela ovelha, pelo trabalho na cabanha e pela participação nas feiras”, destaca o presidente da Arco, Edemundo Gressler.