A Voz do Criador

“20-20” está no Top 100!

A

Forjado na década de ouro do melhora-mento genético brasileiro, mas nasci-do apenas em 2000, ainda com 4 mil matrizes em avaliação, o Programa Nelore Qualitas passou por grandes transforma-ções. Isso sem nunca perder a identida-de das diferenças esperadas na progênie (DEPs), ao mesmo passo que foca, tam-bém, na funcionalidade dos animais.

Para tanto, desde o início do projeto, o programa conta com mentoria do sul-afri-cano Danie Bosman. Ele é um dos discí-pulos de Jan Bonsma, ninguém menos que o criador da raça Bonsmara na África do Sul, pesquisador igualmente pioneiro nos estudos de Consumo Alimentar Residual (CAR), hoje uma das marcas do Nelore Qualitas. O trabalho avalia dos aprumos à linha dorsal, boca e chanfro dos animais, entre dezenas de outras características.

Tal esmero resultou em um dos mais respeitados programas de melhoramento do Brasil e, acima disso, em uma nova filosofia de trabalho: a produção de tou-ros capazes de gerar bois de corte de [email protected] aos 20 meses de idade em sistema de pasto com suplementação, algo que surgiu como desafio para um dos partici-pantes do programa e evoluiu para uma meta de todos. Isso é o que o leitor verá em nossa “Matéria de Capa”.

Muitos dos vendedores de touros no Top 100 zebuínos estão no Qualitas, mas esse é assunto para a edição de ju-lho, pois, em junho, o destaque é o Top 100 – Taurinos. Este é o quarto ano do levantamento, que exige muita dedica-ção dos organizadores e de quem parti-cipa e aposta no projeto, que contribui duplamente com a pecuária nacional, proporciona estatísticas antes inexisten-tes e aproveita uma divulgação gratuita das fazendas e raças.

Ganha quem está dentro! Uma das “Raças” presentes no Top 100 – Taurinos é o Charolês, que mostra, nesta edição, toda ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!