Escolha do Leitor

Atenção no sistema de produção

Escolha

Alto retorno financeiro comprova por que é necessário planejar todas as etapas do processo

Luciano Penteado da Silva*

“Para toda ação existe uma reação”, segundo o físico Isaac Newton. Você deve estar perguntando: OK, e o que isso tem a ver com pecuária? Na pecuária, é comum que a “ação” seja pontual e específica, e que, na maioria das vezes, não exista uma análise da reação” ou “consequência” dentro do sistema de produção da fazenda.

Em um sistema de produção pecuário, obrigatoriamente, necessitamos pensar no sistema como um todo, em todas suas fases ou etapas, de uma forma integrada, complexa, antes de qualquer “ação” ou tomada de decisão.

Uma ação ou tomada de decisão que casualmente possa favorecer a reprodução e aumentar o resultado pontualmente, por exemplo, pode prejudicar a recria ou a engorda e diminuir a produtividade da fazenda no geral.

É fundamental um estudo e planejamento do melhor sistema de produção a ser adotado na fazenda, 21com a devida importância e critério na análise técnica e econômica.

Gráfico 1 – Antecipação dos nascimentos para o início da estação de monta: melhor período

Escolha

Investir em uma tecnologia como a IATF (inseminação artificial em tempo fixo) para obtenção de bezerros com maior potencial genético e maior capacidade de desempenho produtivo, e não realizar um manejo sanitário e nutricional adequado às necessidades desses bezerros oriundos dessa tecnologia, é, sem dúvida, um erro gravíssimo e que, seguramente, essa “ação” terá uma consequência negativa, ou seja...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!