Leite & Cia

Embrapa lança sumário de Touros Gir Leiteiro

Leite

O 27º Sumário de Touros do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) foi lançado durante a Expozebu, em Uberaba/MG. O programa já testou um total de 444 touros desde 1993. O sumário deste ano traz 33 touros provados pela primeira vez. O documento traz, ainda, a décima prova de pré-seleção da raça, e a novidade é que, antes de entrar na pré-seleção, todos os touros foram escolhidos com base no geno-ma de cada indivíduo. “Essa é a primeira bateria de touros em que 100% dos animais foram selecionados com uso da genômica antes de entrar no teste de progênie”, diz o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Claudio do Carmo Panetto.


Normativa do leite ameaça criar problema social

As normas relativas à produção e à industrialização do setor lácteo, promovidas pelas Instruções Normativas (INs) nº 76 e nº 77 do Ministério da Agricultura, vêm preocupando representantes da cadeia produtiva láctea. As novas regras entram em vigor a partir de 30 de maio, e o produtor que não se adaptar poderá sair do mer-cado em um curto espaço de tempo. Para o presidente da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul, Wlademir Dall’Bosco, até o início da vigência das INs, mais produtores conseguirão se adequar, mas em torno de 25% a 30% deles não terão tempo hábil para realizar o investimento necessário.


Internet banda larga aumenta produtividade leiteira

Uma solução eficaz é a internet via saté-lite, que consegue chegar a lugares que não têm cobertura de outras tecnologias. Foi o que fez Nelci Mainardes, pecuarista, presi-dente da Associação Paranaense de Gado Jersey, dono de uma fazenda em São José dos Pinhais/PR. Ele começou a administrar a propriedade em 1999 e, atualmente, produz 2.500 litros de leite ao dia. “As dificuldades de gestão eram muito grandes. Utilizávamos conexão de internet via celular, que oscilava muito. Por isso, muitas vezes, não tínhamos comunicação imediata com os funcionários da propriedade, nem com fornecedores e clientes”, relata Mainardes.


Megaleite 2019 celebra 30 anos da Nacional de Girolando

Com o tema “A melhor genética leiteira conquista o mundo”, a Megaleite 2019 vai reunir as principais raças leiteiras e diversas empresas do segmento, de 19 a 22 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. As novidades foram apre-sentadas pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues. A entidade comemora os 30 anos da Exposição Nacional da raça e, para isso, lançará o selo comemorativo em alusão à data. “Um dado importante é o crescente aumento na produção de leite das vacas Girolando. Enquanto, em 2000, a produção era 3.599 kg em até 305 dias no ano, agora, a produção passou a ser de 5.445 kg no mesmo período”, destaca o presidente da associação.


CRV Lagoa fecha parceria com Grupo Lactalis em Pernambuco

A central fecha uma importante parce-ria com o Grupo Lactalis, empresa familiar francesa que está entre as maiores empresas de lácteos do mundo. Dentro do acordo, por meio do programa Conexão Leite, a CRV Lagoa será responsável pelo melhoramento genético dos animais da Fazenda Urumbeta, localizada em Bom Conselho/PE, promo-vendo acasalamentos, orientações genéticas e treinamento da equipe da propriedade.


Fazenda gaúcha é modelo em ações sustentáveis

Leite

A RAR, empresa fundada por Raul Anselmo Randon na década de 1970, em Vacaria/RS, sempre teve como pilar de atuação o cuidado com o meio ambiente. Há 20 anos, a fazenda passou a investir com mais ênfase em ações com foco na sustentabilidade, e, hoje, todas as atividades desenvolvidas são realizadas com base na sua responsabilidade ambien-tal, desde a preservação dos recursos naturais, o aumento da biodiversidade e a reciclagem total dos resíduos gerados. A RAR tem, em seu portfólio, a linha de derivados composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão.


Pub do Queijo divulga potencialidades do provolone e do coalho

Os visitantes que foram até a Fena-sul – de 15 a 19 de maio – no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, pu-deram visitar mais uma edição do Pub do Queijo. A novidade dessa feira foi o espaço de degustação gourmet de queijos coalho e provolone. A proposta, explica o secre-tário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Darlan Palharini, foi apresentar o produto com harmonizações diferenciadas com cervejas artesanais que estavam à venda no local.