Documento Embrapa

Qual o melhor critério paradescarte de matrizes?

DocumentoUma vaca saindo vazia da estação de monta pode parecer um pro-blema pequeno. Mas e se forem 30% ou 40% das vacas saindo vazias da estação de monta (EM)? Isso quer dizer que 30% a 40% das matrizes consumiram a pastagem, o sal mine-ral e a água, e não produziram bezer-ro! E agora, parece um problema pe-queno? Como resolver? Um começo é identificar os animais mais e menos produtivos, e, aos poucos, selecionar os melhores, descartando os piores. Parece simples, e realmente é. Só é necessário estabelecer parâmetros de avaliação e critérios para seleção e descarte de matrizes. O resultado disso será positivo e, o melhor, sem quase aumento de custo.

Tudo começa por conhecer o reba-nho do ponto de vista zootécnico, ou seja, saber o número de animais em re-produção, intervalo entre partos (IEP), taxas de prenhez, natalidade e desma-ma, pesos no nascimento e na desmama etc. É essencial acompanhar os animais ao longo do ano, saber a condição cor-poral e nutricional dos mesmos, veri-ficar as variações de peso nas águas e secas para identificar deficiências que precisam ser minimizadas e/ou corri-gidas. Tanto matrizes quanto reprodu-tores em más condições nutricionais e perdendo peso terão, certamente, o de-sempenho reprodutivo prejudicado.

Para as matrizes, há manejos de ro-tina a serem feitos e que servem como pontos de controle, especialmente da condição corporal, como diagnóstico de gestação, desmama, parto e início da estação de monta. Quanto antes as defi-ciências forem identificadas, mais cedo são passíveis de correção.

O mais importante é estabelecer os critérios de descarte! O principal critério utilizado nas propriedades rurais de gado de corte é a falha repro-dutiva, vaca saindo vazia da estação de monta. Para isso, basta o diagnós-tico de gestação (DG). Em geral, após 30 dias do final da estação de monta (ou saída dos touros) já é possível fa-zer o DG. O ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!