Brazil de A a Z

Pecuária no bioma Amazônia: produção e sustentabilidade devem andar juntas

Brazil

William Koury Filho é zootecnista, mestre e doutor em Produção Animal, jurado de pista de Angus a Zebu e proprietário da Brasil com Z® – Zootecnia Tropical

Olá, amigos do agro! Depois de trabalhar em mais uma Ex-pozebu – desta vez, julgando os campeonatos tipo frigorífico – e acompanhar o lançamento do su-mário da ANCP, caí na estrada no-vamente para finalização de provas de desempenho individual, o que inclui avaliações de EPMURAS pelo SAM (Sistema de Avaliação Morfológica) na safra 2017/2018.

A última viagem antes de es-crever esta coluna no aeroporto de Congonhas foi para colaborar no fechamento da Prova de Perfor-mance de Touros a Campo do Acre, realizada na Nelovale, em parceria com BrasilcomZ e Embrapa, e com apoio da ABCZ e da ACNB. Na sequência, avaliamos toda a safra 2017/2018, trabalho que me trouxe experiências interessantes para es-crever a coluna deste mês.

Na viagem iniciada em Rio Branco/AC, passamos pela pon-tinha de Rondônia, onde paramos rapidamente em uma propriedade do grupo Nelovale para pegarmos vacinas e vermífugos. De lá, partir-mos para trabalhar por três dias no estado do Amazonas, em fazenda de cria e recria de fêmeas. Além de andar pelo pasto e avaliar o gado no curral, as histórias relatadas por meus anfitriões, Fernando e Elisân-gela Teixeira, que moram e produ-zem na região há mais de 15 anos, me propiciaram conhecer um pou-co mais dos sistemas de produção e economia no bioma Amazônia.

Ficou muito clara a importância econômica da produção bovina nas terras por onde andei, mas, devido à polêmica da preservação ambien-tal na região, é necessário entrar no conceito de sustentabilidade a par-tir do papel que a atividade p...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!