Leite & Cia

Alta Genetics lança sistema nacional de criação de bezerras leiteiras

O projeto Alta CRIA coleta e gerencia os principais dados zootécnicos na fase de cria da pecuária de leite. Com o levantamento – fruto de questionários aplicados aos produtores e pelo envio de dados –, é possível definir estratégias, realizar benchmarkings, comparar resultados, além do acesso a um banco de dados valioso. “O projeto nasceu da necessidade de levantarmos um panorama de como estava a criação de bezerras leiteiras no Brasil. Hoje, os dados são coletados periodicamente em mais de 50 fazendas”, explica Rafael Azevedo, coordenador do programa.


Aplicativo permite acompanhar crescimento do rebanho

Leite

A Embrapa disponibiliza uma ferramenta tecnológica que integra o aplicativo Roda da Reprodução. Gratuito, o novo recurso permite que o produtor gerencie os animais de recria, indicando se as bezerras e as novilhas estão abaixo ou acima do peso ideal, desde o dia do nascimento até chegar à fase reprodutiva. É possível registrar o peso dos animais ou importar as informações de outras bases.


Produtores brasileiros conhecem fazendas no México

Leite

Criadores leiteiros da região do Sul de Minas Gerais participaram de um tour organizado pelos veterinários Guilherme e Soraya, da GS Consultoria. Os produtores conheceram as regiões de Torreon e Chihuahua. Em Torreon, foram visitadas as propriedades Fresnedo (que abriga um rebanho de 3.500 vacas), El Porvenir (1.800 vacas), Chilcota (14.000 vacas), El Nuevo León (3.500 vacas). “As fazendas visitadas demonstraram a organização altamente eficiente”, observa o criador Marcílio Pereira.


CRV Lagoa lança Catálogo Leite Zebu 2019

Além dos já consagrados touros da bateria da empresa, na publicação, são apresentadas novidades no Gir Leiteiro e no Girolando. No Gir Leiteiro, foram lançadas as avaliações genômicas, tanto para touros como para fêmeas, com destaque para um número especial: nada menos que 69,8% das fêmeas jovens presentes no 1º Sumário Genômico de Fêmeas Jovens e Adultas são filhas de touros da bateria da CRV Lagoa. No Girolando, a central firmou parceria, inicialmente, com 15 grandes criatórios do Brasil, além do Programa de Seleção Genômica do Girolando.


Sindilat e Sarle/UPF monitoram leite cru

Na tentativa de aprimorar cada vez mais o monitoramento do leite gaúcho, o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS e o Sarle/UPF estão alinhando um projeto-piloto para diagnosticar os gargalos existentes atualmente no Estado. A proposta, que está em fase de implementação, deve permitir a testagem do leite cru por meio das chamadas CPPs (Contagem Padrão em Placas) nos silos nos quais são armazenados o leite tanto nas plataformas industriais quanto nos entrepostos de associados do Sindilat.


Raça Girolando estreará na ExpoZebu 2019

Pela primeira vez na história, a ExpoZebu, considerada a maior exposição de zebuínos do mundo, terá a participação da raça Girolando. Agendada para o período de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/ MG, a exposição terá na programação julgamento, torneio leiteiro e leilão de Girolando. Serão disponibilizadas 130 argolas para a raça, sendo 120 para julgamento em pista e dez para torneio leiteiro. As inscrições terão início em 29 de janeiro.


Programa de fomento atinge mais de 70 mil produtores de leite

O Programa Leite Mais Saudável, do Mapa, começou em 2015 e trouxe um novo modelo de fomento à produção de leite no Brasil. Desde então, ele beneficiou mais de 75 mil produtores com um investimento acumulado de quase R$ 283 milhões em projetos de melhoramento genético, gestão de propriedades e educação sanitária, entre outros. “Nós temos, hoje, uma situação crítica da pecuária de leite. Vemos evasão da atividade”, diz Rodrigo Machado, da Coordenação de Boas Práticas e Bem-Estar Animal (CBPA).