Agro Giro

“Caminhos da ILPF” será destaque na InterCorte SP

Agro

Um dos destaques da InterCorte São Paulo – evento da cadeia produtiva da carne no Brasil, que será realizado de 21 e 23 de novembro, no WTC Golden Hall – será a realização de painéis do “Caminhos da ILPF”, um desdobramento das etapas do “Caminho do Boi”, para aprofundar questões relativas à Integração Lavoura-Pecuária- -Floresta (ILPF), estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.


Tabela do frete pode cair após as eleições

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) espera que o tabelamento de fretes rodoviários deixe de vigorar depois das eleições para a presidência. “Acreditamos efetivamente que a tabela vai cair, com base em experiências que já tivemos em governos anteriores”, afirmou o presidente do Comitê de Logística e Competitividade da Abag, Cláudio Graeff. Segundo o executivo, depois das eleições, as decisões da Justiça estão desvinculadas de interesses políticos.


Paraná perde US$ 242 milhões/ano para erosão

A estimativa é do pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Tiago Telles, ao avaliar o desempenho do manejo do solo e da água em propriedades agrícolas localizadas em microbacias do estado, entre os anos de 2014 e 2018. Entre as causas de degradação física do solo está o tráfego intenso no campo, promovendo compactação. Para o pesquisador da Embrapa Soja Júlio Franchini, a consorciação de milho com braquiária é o primeiro passo para minimizar seus efeitos.


Vendas de sêmen bovino crescem no 1º semestre

O primeiro semestre do ano fechou com 9% de aumento nas vendas gerais de sêmen, em comparação ao mesmo período de 2017, segundo balanço da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA). Foram comercializadas 5.106.718 doses contra as 4.685.507 doses do mesmo período do ano anterior. A maior elevação foi registrada nas raças de corte, com 2.937.480 doses vendidas, aumento de 14,2%. Nas raças leiteiras, também houve melhora, com 2.169.238 de doses vendidas, 2,7% superior a 2017. “Já prevíamos um aquecimento do mercado em 2018, mas, no corte, ficou acima do esperado. Como no corte as maiores vendas são registradas nos meses que antecedem a estação de monta, entre agosto e outubro, esperamos fechar o ano acima do acanhado crescimento de 0,6% registrado em 2017”, avalia o presidente da ASBIA, Sérgio Saud.


Novo presidente da Embrapa toma posse

Agro

Sebastião Barbosa, pesquisador aposentado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), assumiu, no dia 10 de outubro, a presidência da estatal, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Barbosa é engenheiro- -agrônomo especialista em Entomologia (estudo dos insetos) e foi contratado em 1976, atuando em programas de controle e erradicação de pragas.


Só 41,1% dos estabelecimentos agro gaúchos acessam internet

A internet ainda está longe de ser realidade na maioria dos estabelecimentos rurais do Brasil e do Rio Grande do Sul. De acordo com o Censo Agropecuário 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 28,1% das unidades de produção ou exploração dedicadas a atividades agropecuárias, florestais e aquícolas têm acesso à web no País. No Estado, o percentual chega a 41,1%.


Brasil cumprirá papel de produzir 40% mais carnes

O Brasil deve fechar 2018 com a produção de 27,15 milhões de toneladas de carnes (frango, bovina, suína e peixes de cultivo) e 34,2 bilhões de litros de leite. A manutenção do aumento da produção nesses níveis permitirá ao País cumprir o seu papel na oferta mundial de alimentos de origem animal solicitada pela FAO para 2050.