Notícias do Heregord e Braford

São Paulo faz primeiro abate oficial de Carne Certificada Hereford

O Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), deu mais um importante passo no mercado da carne de qualidade. No dia 24 de setembro, foi realizado o primeiro abate oficial de Carne Certificada Hereford em São Paulo, no novo frigorífico parceiro, o Cowpig, localizado em Boituva. O abate certificado reuniu 38 animais Hereford e Braford das Fazendas Palmares e São Roque, com idades entre zero e dois dentes, acabamento de gordura uniforme (grau 4) e peso médio de carcaça de 226 kg.

Trata-se de uma parceria importante para a ABHB, uma vez que irá alcançar um número maior de consumidores que buscam a qualidade da carne certificada pela associação. Além disso, com essa nova parceria, um número maior de produtores poderá participar do programa, recebendo bonificações sobre o preço de balcão pago pelo frigorífico em São Paulo.

Notícias

O abate foi acompanhado pela Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, e pela coordenadora, Natacha Lüttjohann, na companhia do sócio-proprietário do Grupo Cowpig, Renato Sebastiani. “Uma oportunidade única para os criadores das raças HB em São Paulo, já que os participantes terão seus animais bonificados acima do preço do mercado. Para o frigorífico, ainda mais confiabilidade aos seus produtos cárneos, na medida em que garante a qualidade do nosso selo ao produto diferenciado que oferece ao mercado”, adiantou Sebastiani.

Para Fabiana Freitas, essa parceria que marca a abertura de novos mercados para o Programa Carne Pampa, principalmente nas regiões além do Sul do País, é de extrema importância. “O estado de São Paulo é uma vitrine e faz com que mais produtores queiram investir nas raças Hereford e Braford, pois eles terão onde abater seus animais com valores diferenciados e também com a possibilidade de receberem bonificações de até 12%’’, pontuou.

ABHB e Cowpig

O contrato entre a ABHB e o Frigorífico Cowpig foi assinado em 2017 e tem por objetivo a realização de serviços de certificação de carnes bovinas procedentes de animais das raças Hereford e Braford e seus cruzamentos, mediante o(s) protocolo(s) de Rastreabilidade de Adesão Voluntária que a ABHB tem aprovado junto à Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e homologado(s) pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Hoje, o estabelecimento disponibiliza produtos para cerca de 80% das lojas, boutiques e supermercados de São Paulo, e passará a aceitar animais para serem terminados no próprio frigorífico.

A planta já possui outros abates programados. A Fazenda São Roque, do município de Coronel Macedo/SP, deve encaminhar mais um lote ainda dentro do mês de novembro.

Notícias

Carcaças certificadas

Carne Certificada Hereford

A ABHB concede o selo Carne Certificada Hereford a todo produto que foi auditado e classificado pela entidade, sendo necessário o acompanhamento desde a obtenção da matéria-prima (animal vivo) até a expedição do produto final (carne embalada, processada ou cortes primários). O selo, que acompanha todas as marcas de carne certificadas pela ABHB, é parte do Programa Carne Pampa.

Pioneiro no Brasil, o Programa Carne Pampa foi criado em 1998 pela ABHB, baseado na seleção zootécnica de bovinos das raças Hereford e Braford. Com 20 anos de existência, é o mais antigo programa de carne de qualidade em funcionamento. Ao longo dessas duas décadas, aprimorou

Notícias

Sebastiani, Natacha e Fabiana