Sobrevoando

 

Amizade

Toninho Carancho
[email protected]

A pecuária é uma atividade muito interessante e particular, principalmente neste nosso Brasilzão. Na pecuária, podemos até ganhar dinheiro, caso nos esforcemos muito e sejamos muito dedicados ao serviço. A margem não é grande, mas dá para o gasto.

Se compararmos, na maioria das vezes, com a agricultura, vamos verificar que os ganhos da pecuária são menores. Com a indústria, não podemos nem comparar.

Por outro lado, a pecuária é um negócio menos arriscado, mais lento para se ganhar dinheiro, mas também mais lento para se perder. Se não fizermos muita loucura e formos levando a pecuária meio devagar, vamos quebrando aos poucos, quase sem perceber. Recomendo não fazer isso, é claro. Podemos fazer uma pecuária mesclando a modernidade com a tradição, aumentando a possibilidade de ganhos, sem aumentar muito a possibilidade de quebra.

Na agricultura, podemos quebrar em uma safra só. Na pecuária, o jogo é mais leve e de longo prazo. Na agricultura, o jogo é pesado e de curto prazo.

Tem também gente ganhando um bom dinheiro na pecuária, mas muitas vezes aumentando o risco na mesma proporção. Como já diz o sábio, quem não arrisca não petisca.

Porém, tem uma característica que acho que seja a mais marcante na pecuária, que é o gosto pelos animais e pelo trabalho da fazenda, que é bom demais "sô".

E isso faz toda a diferença. Plantar milho e soja até pode deixar a gente rico (pelo jeito, este ano, não), mas não tem a mesma graça que criar gado. Isso não deixa a menor dúvida.

Nos leilões de gado, seja comercial ou ditos de elite, todos se encontram e põem a conversa em dia. A mesma coisa acontece nas exposições, onde acontece muita disputa e também troca de informações. Também é o local onde muitas vezes velhos amigos se encontram e onde novas amizades surgem. O gado atrai a todos nós que temos o mesmo gosto e serve para inesgotáveis assuntos e discussões. Grandes amizades foram feitas e continuarão a ser feitas através do gado, e isso é muito bom. Associações de raças também são lugares onde os criadores se encontram e participam efusivamente. Brigam, discutem, competem, reclamam, mas estão sempre juntos. É a pecuária funcionando, agregando os diferentes.

Sou fã da pecuária como modo de vida, tanto para o sustento financeiro e econômico como para a parte social, de bem-estar humano. Para criar filhos e netos. Dedico-me à pecuária e ela me corresponde. Trato ela bem e ela me trata ainda melhor.

Experimente fazer o mesmo, faça uma ótima pecuária e você vai gostar ainda mais dela, e fará mais amigos, tenho certeza.