Agro Giro

 

Simpósio expõe pecuária de precisão

O evento acontece de 26 a 28 de novembro, em Campo Grande/MS. "Estados Unidos, Canadá, Austrália e alguns países da Europa possuem sistema de produção mais intensivo, e, assim, estão bem avançados em pesquisas nessa linha. No Brasil, os produtores ainda são resistentes a essas mudanças", assegura Thaís Basso Amaral, pesquisadora de Sistemas de Produção da Embrapa. A inscrição custa de R$ 100 a R$ 200 e pode ser feita pelo telefone (67) 3368-2000 ou e-mail cnpgc. [email protected]


Mato Grosso consegue isenção da ADA

Produtores rurais de Mato Grosso estão dispensados de apresentar o Ato Declaratório Ambiental (ADA) na declaração do Imposto Territorial Rural à Receita Federal para isenção do tributo incidente sobre Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. Por meio de um mandado de segurança coletivo, a Famato conseguiu derrubar a exigência no estado.


Scot Consultoria prepara Encontro de Analistas

No jogo da pecuária, vence quem se antecipa e dá a melhor cartada. Para conhecer as regras, uma ótima oportunidade é o encontro que será promovido pela consultoria no dia 28 de novembro, na capital paulista. Neste ano, as discussões serão divididas em três blocos, com analistas específicos debatendo a macroeconomia e seus reflexos na pecuária, a cotação do boi gordo, a qualidade de carne e seus nichos de mercado. Inscrições pelo telefone (17) 3343-5111.


Índia supera Austrália na exportação de produtos agropecuários

O país superou a Austrália e tornou-se o sétimo maior país exportador de produtos agropecuários do mundo, em 2013, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda). Em 2003, os indianos ocupavam a 13ª posição. O salto, segundo o órgão americano, foi turbinado por subsídios e resultou de um incremento de 21,3% ao ano na década.


CNA prepara curso sobre legislação trabalhista

A entidade identificou, a partir de uma ação conjunta da Comissão de Trabalho e Previdência e das federações de agricultura, que os produtores rurais não estão preparados e nem informados sobre como se processa a fiscalização feita pelos auditores do trabalho. Tal desconhecimento gera conflitos desnecessários e ansiedade quando as propriedades são submetidas a algum tipo de fiscalização


Sindirações avalia melhora na indústria de alimentação

Mais de 31 milhões de toneladas de rações foram produzidas no primeiro semestre. Destaque para os segmentos de equinos, bovinos de leite, cães e gatos. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, o crescimento no primeiro semestre de 2014 foi de 2,4%, comparado a 2013. "Após registrar estabilidade em 2013, os números apontam para o retorno do crescimento do setor", diz Ariovaldo Zani, vice-presidente-executivo da Sindirações.


ERRATA

O crédito correto da foto publicada na abertura de "Escolha do Leitor", página 40 da edição de Outubro da Revista AG, é LCPM/2013. Trata-se do Projeto La Esperanza, onde Luiz Carlos Pinheiro Machado mostra o Pastoreio Racional Voisin nos Andes equatorianos, a 3.300 m de altitude.