A Voz do Criador

 

Livre para produzir

A partir de 1990, o Brasil começou a ser invadido pelo conceito de bem-estar animal e manejo racional. O que era motivo de chacota naquela época foi elevado à ciência hoje e daqui a alguns anos pode evoluir ainda para barreiras comerciais às exportações brasileiras de carne bovina. Por este motivo, indústria e governo abraçaram a causa e trabalham juntos para adequar as normas existentes e entrar em sintonia com as referências mundiais. Fazendas-modelo acompanham o ritmo e surgem a cada ano, mas o Brasil vai precisar um pouco mais de tempo para fazer essa engrenagem rodar em todo o território. A Revista AG dá uma forcinha e disponibiliza um incrível especial sobre o tema, que trata das cinco liberdades do bovino até o inevitável abate no frigorífico.

Complementando o material, a "Entrevista do Mês" é com o prof. Mateus Paranhos, coordenador do Grupo Etco, pioneiro neste segmento. Ele faz uma avaliação do que o Brasil tem de bom e aquilo que precisa evoluir. O tema bem-estar animal termina em "O Confinador", com informações exclusivas sobre como melhorar a qualidade de vida tanto para o homem quanto para o animal. "Raça do mês" trata de um taurino especial, que já completou 108 anos nas terras tupiniquins: o Devon. Em "Negócios", uma análise mostra quando o arrendamento de vacas e touros, uma prática que se tornou comum no setor, é realmente um negócio interessante.

Uma sábia decisão também é cuidar da pastagem para que ela fique sempre verde e exuberante, retornando com mais e mais arrobas ao pecuarista. Por isso, "Pastagem" mostra a importância da análise de solo na detecção dos nutrientes que estão fazendo falta para a planta. Da mesma forma, "Leite" é uma leitura bastante recomendada. São mostrados os mitos e verdades sobre o uso da somatotropina bovina, a popular "bST". Você vai se surpreender! Para encerrar, "Caprinovinocultura" conta mais detalhes da doença do músculo branco, que, na verdade, não é nada mais que uma disfunção nutricional, mas vem assustando muitos criadores de ovinos.

Boa leitura!