Notícias do Charolês

CHAROLÊS DÁ SHOW NA EXPOINTER 2014

O Charolês novamente foi uma das principais atrações da Expointer 2014, em Esteio/RS, uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do Brasil.

Com uma representação de 103 animais inscritos, o Charolês cresceu proporcionalmente em relação aos anos anteriores, aumentando seu percentual de participação no total de bovinos de corte presentes.

SUPREMA CAMPEÃ, GRANDE CAMPEÃ FÊMEA E CAMPEÃ NOVILHA MENOR
Heloisa 337 Namuncurá - Criador e exp. Rosalina e Joaquin Villegas, Estância Namuncurá, Itacurubi/RS.

RESERVADA DE GRANDE CAMPEÃ E CAMPEÃ VACA ADULTA
Kharina 0518 da Estrela - Criador e exp. Annemarie Pfann e Outros, Fazenda Estrela, Guarapuava/PR

TERCEIRA MELHOR FÊMEA E RESERVADA DE CAMPEÃ VACA ADULTA
BR Jotabê Fagulha - Criador e exp. Andre Corrêa Berta, Charolês Figueira, Arambaré/RS

Ao final de 2 dias de julgamentos, após inúmeras categorias disputadíssimas, o jurado Dr. Cesar Adams Cezar, da Cabanha Cezar, de Vacaria/RS, concluiu seus trabalhos, definindo os campeões da exposição (ver fotos abaixo). Segundo ele, é notável a evolução na seleção do Charolês que estão fazendo os criadores do Brasil: “O que mais me impressionou, além da qualidade e do preparo dos animais, foi que estamos conseguindo atingir no Charolês os mesmos altos pesos que tínhamos no passado, mas agora dentro de um biotipo mais funcional, de frame moderado, profundo, comprido, precoce e bem acabado”.

GRANDE CAMPEÃO MACHO E CAMPEÃO JÚNIOR MAIOR
Veto 2805 de Santo Izidro - Criador e exp. Suc Ernani Kurtz de Oliveira, Cabanha Santo Izidro, Dilermando de Aguiar/RS

RESERVADO DE GRANDE CAMPEÃO MACHO E RESERVADO DE CAMPEÃO JÚNIOR MAIOR
Vagabond 2803 de Santo Izidro - Criador e exp. Suc Ernani Kurtz de Oliveira, Cabanha Santo Izidro , Dilermando de Aguiar/RS

TERCEIRO MELHOR MACHO E CAMPEÃO JÚNIOR MENOR
Jotabê Intimidator 5357 BR - Criador e exp. André Corrêa Berta, Charolês Figueira, Arambaré/RS

Charolês premia Precocidade Reprodutiva

Na condição de jurado, Cesar não pôde levar seus animais a julgamento, mas nem por isso voltou para casa sem premiações. Já no primeiro dia da Expointer, a fêmea Cezar Value Habana, Box 1022, da Cabanha Cezar, de Vacaria/RS, sagrou-se vencedora do Prêmio Precocidade Repro- Charolês premia Precocidade Reprodutiva dutiva, Troféu Paulo Franco Borges. Esse prêmio é conferido a cada ano na Expointer ao ventre que se apresentar com sua primeira cria ao pé, tendo parido com menor idade. No caso de Habana, o seu primeiro parto ocorreu no dia 18/08/2014 quando ela tinha apenas 1 ano e 9 meses.

A recordista continua sendo o ventre Santa Tecla 2105 Querena B, da Cabanha Santa Tecla (Abelardo Luz/SC), de Jamil Deud Junior, nascida em 29/09/2011, que deu sua primeira cria em 13/05/2013, com 1 ano, 7 meses e 14 dias.

EXPOINTER também foi palco de eleição

No dia 1º de setembro, foi eleita a nova diretoria, encabeçada pelo criador Wilson Borges, da Cabanha Labor, de Soledade/RS, tendo como vice-presidente o criador Iriberto Tozzo, de Chapecó/SC, e contando com os mais destacados nomes da raça na composição da equipe.

Na condição de Engenheiro Civil atuante na área de consultoria e projetos geotécnicos, Borges assumiu dizendo que vai tentar conduzir a entidade com a marca da integração “com uma pitada de engenharia”. Ele acredita que os números podem devolver o Charolês ao seu merecido lugar de destaque na pecuária nacional: “Nós conhecemos diversos casos de sucesso do uso do Charolês no país e no exterior. O que vamos buscar é uma metodologia de compilar e divulgar esses dados de forma a que cheguem ao criador de gado comercial, aquele sem compromissos com raças, mas apenas com seu bolso. Quando ele se conscientizar que o Charolês é uma importante ferramenta de incremento da produtividade, através de ganho de peso, conversão alimentar, acabamento adequado e peso de carcaça, acreditamos que o uso da genética branca tende a crescer significativamente”.