Agro Giro

ANCP cria marca para CEIP

Desde agosto, a ANCP vem marcando a fogo os animais participantes dos programas de melhoramento genético conduzidos pela entidade e reconhecidos com o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), outorga concedida pelo Ministério da Agricultura aos plantéis reconhecidamente melhoradores. Os primeiros animais a serem "ceipados" pertencem à Fazenda Bacuri, situada em Barretos/SP.


Arroba segue em alta no segundo semestre

Com o bom desempenho das exportações de carne e a valorização dos bezerros, o valor da arroba do boi gordo continua aumentando no segundo semestre. A expectativa é de que a oferta de animais para abate continue restrita e as vendas externas continuem aumentando nos próximos meses. A análise está no boletim "Custos e Preços", elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.


Mais sobre as Avermectinas L.A.

"Minha expectativa é que os Estados Unidos alterem os limites máximos de resíduos nas carnes processadas, reabrindo a discussão sobre esse tema", disse o professor João Palermo Neto, da Universidade de São Paulo, durante a Interconf 2014. "Para começar, não entendo porque se tomou uma decisão tão dura sem considerar todas as questões técnicas pertinentes", completou. Questionado em outro evento, a Expointer, o ministro Neri Gueller apenas se limitou a reforçar que enquanto o setor não tiver regras "claras", a normativa continua.


Cesário Ramalho lança livro sobre agro

Nas 240 páginas de "Uma visão pragmática sobre o agro brasileiro", o ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira reúne uma rica coletânea de artigos publicados por ele na imprensa. Trata de questões cruciais como Código Florestal, problemática indígena, desafios da infraestrutura logística, política agrícola, seguro rural, legislação trabalhista, sustentabilidade, entre tantas outras que são objeto de debate na atual corrida eleitoral.


Exportações de carne bovina ultrapassam 1 milhão de toneladas

De janeiro a agosto deste ano, o volume embarcado foi de 1,045 milhão de toneladas ante as 946,5 mil toneladas de 2013, resultando em um aumento de 10,43%. Em faturamento, o ritmo de crescimento segue no mesmo patamar. Atingiu US$ 4,75 bilhões, um acréscimo de 13,78% referente ao ano passado.


Melhora poder de compra no milho

Com a forte alta de preço da arroba e a queda na cotação do alimento concentrado, o poder de compra do pecuarista em relação ao milho melhorou 9,3% em setembro. Frente ao mesmo período de 2013, compra-se 1,52 saca ou 34,6% mais milho com uma arroba de boi. Considerando a praça de São Paulo, atualmente é possível comprar 5,9 sacas de 60 quilos do grão com o valor de [email protected]


Errata AG de Agosto 2014

Na legenda da foto do artigo "LUCRO GARANTIDO – Estratégias de comercialização para gestão de risco", publicado na seção "O Confinador", a frase correta na legenda da foto da articulista seria "Segundo Giovana Biasi, existe ainda o mercado de Opções na BM&F, para o pecuarista que deseja fazer proteção de preços e ainda participar de eventuais oscilações, o que não exclui a venda dos animais a um frigorífico".