Notícias do Devon

  

Dias de campo da raça Devon movimentam 2014

Reunir criadores e simpatizantes em torno de um dia de imersão na raça Devon, promovendo um intercâmbio de informações e troca de conhecimento sobre manejo entre os participantes: foi com esses objetivos que a Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) apostou na realização de diversos dias de campo durante o primeiro semestre de 2014. Cidades como Santa Maria e Pedras Altas, no Rio Grande do Sul, recepcionaram técnicos, produtores e estudantes para debates de alto nível em torno da raça. “Todos os dias de campo que apoiamos neste primeiro semestre apresentaram dados de produtividade de extrema contribuição para a pecuária gaúcha e nacional, agregando conhecimento aos participantes”, afirma Gilson Hoffmann, presidente da ABCD. Confira um resumo dos principais dias de campo que aconteceram neste ano.

Castelo Assis Brasil

O Núcleo Sul de Criadores de Devon, em parceria com a ABCD, promoveu em maio uma série de dias de campo na cidade de Pedras Altas/RS. O Castelo Assis Brasil foi uma das sedes a receber visitantes. O local é até hoje um símbolo da introdução da raça no Brasil, pois os primeiros exemplares Devon foram levados para lá por Francisco de Assis Brasil, importados do Uruguai, em 1906. Hoje, Lydia Assis Brasil e sua filha Joana zelam pelo patrimônio da família, mantendo um núcleo de Devon PC na propriedade. No dia de campo, foram apresentados grupos de ventres com cria, vaquilhonas e terneiros, chamando a atenção pela qualidade.

Cabanha Guajuviras

Propriedade de Décio e Lia Mariante, a Cabanha Guajuviras também recebeu, na mesma data, o grupo de visitantes do dia de campo. A propriedade só cria Devon comercial, priorizando a venda de terneiros. Engenheiro civil aposentado, o proprietário Décio busca nos ensinamentos da matemática a qualificação de “engenheiro do boi”, utilizando cálculos e estratégias no manejo da raça. “Utilizo como ferramentas, além dos conselhos de amigos e técnicos, a balança e o computador, com o objetivo de alcançar resultados cada vez mais expressivos”, afirma Mariante. Além do padrão e da qualidade dos ventres examinados no dia de campo, destacou-se a sistemática de desmame precoce de terneiros. Em um número próximo de 300, os terneiros, em torno de 100 dias de vida e com um mínimo de 80 kg, são desmamados e suplementados, levando a propriedade a ter índices de parição bastante elevados.

Cabanha Santa Alice

A Cabanha Santa Alice, de propriedade da família Ribas, em Santa Maria/RS, realizou em maio um Dia de Campo, reunindo mais de 125 pessoas, entre estudantes, professores, técnicos e produtores rurais. O evento foi marcado pela interação entre os participantes. Na ocasião, foram apresentados lotes de animais da raça Devon de diferentes categorias, acompanhados por detalhadas informações descritivas de seus resultados produtivos. “O Dia de Campo foi uma oportunidade perfeita para apresentarmos os resultados alcançados nos últimos anos pela Cabanha Santa Alice no seu manejo com exemplares Devon”, destaca Henrique Ribas, vice-presidente comercial da ABCD. Entre os principais resultados apresentados pela família Ribas, destaque para o peso médio de desmame (243 kg, incluindo machos e fêmeas PO e PC) e taxa de fertilidade média de todo o rebanho de 91%. Além desses dados, também foram discutidos temas como sanidade preventiva, manejo, integração lavoura-pecuária, critérios e metodologia de seleção genética, uso de suplementos e resultados quantitativos e qualitativos de abate dos novilhos em idade super jovem (15 meses).

Cabanhas Timbaúba e Tarumã

A cabanha Timbaúba foi a primeira a importar um reprodutor mocho da raça, vindo dos EUA em 1957. Assim, até hoje, grande parte do gado criado na fazenda é mocho. Alfredo, Alice e o filho Leonardo Tavares recepcionaram convidados e apresentaram um plantel com várias categorias. “O que vimos neste dia mostrou muita qualidade e a grande dedicação dos proprietários no melhoramento da raça”, afirma Hoffmann. Alfredo Tavares é também proprietário da Cabanha Tarumã. Por lá foram apresentados animais com categorias de ventres Devon e alguma mescla de Bravon. O ponto alto do dia de campo foi a apresentação do reservado de Grande Campeão da Expointer 2013. Também foi apresentado um touro jovem, com origem da tradicional Cabanha Azul. “Um lote de novilhos jovens apresentado pela Tarumã, preparados para comercialização, atesta a viabilidade de o produtor participar de um mercado sofisticado de carne de qualidade”, reforça o presidente da Associação.