Notícias do Hereford e Braford

 

Associação Brasileira de Hereford e Braford recebe Troféu Senar - O Sul

A premiação faz parte do calendário oficial da Expointer 2014 e aponta personalidades e entidades que tiveram destaque no fomento do setor agropecuário

O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, recebeu na noite de 31 de agosto, em Porto Alegre, o Troféu Senar - O Sul, na categoria Bovinos de Corte. A homenagem é considerada o “Oscar” da Expointer pela estima que representa para os seus ganhadores, que se sobressaem na promoção do setor agropecuário.

Lopa agradeceu a homenagem e destacou os trabalhos realizados pela ABHB em prol da evolução da pecuária brasileira, como a oficialização da raça Braford e o programa de qualidade Carne Pampa ®, e enfatizou o trabalho da ABHB em qualificação técnica. “Promovemos cursos de qualificação técnica há mais de 10 anos, como o Qualidade Total na Propriedade, o Curso de Atualização e Julgamento das raças HB e o Curso de melhoramento genético, entre outros, tendo distribuído conhecimento a mais de 1.300 estudantes, técnicos, colaboradores e produtores na última década”, frisou Lopa. “Particularmente, o prêmio é uma realização pessoal, pois é o primeiro prêmio que a entidade recebe na minha gestão e oferecido por outra entidade que prima pelo aprendizado rural, uma bandeira da minha gestão”, comentou o dirigente.

A solenidade aconteceu nos salões da Associação Leopoldina Juvenil, com a presença de importantes lideranças gaúchas que puderam celebrar o importante momento do agronegócio.

O Troféu Senar - O Sul é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/RS, Rede Pampa de Comunicação e Fecomércio, em parceria com o jornal O Sul e com apoio da Icatu Seguros, Mapfre Seguros e do Sicredi. Na sua 12ª edição, a ação tem como objetivo premiar pessoas físicas e jurídicas destaques no agronegócio no Brasil. Neste ano, 36 categorias foram contempladas.

Mesa redonda de debates é destaque na 2ª Semana HB no Paraná

Com um grande público presente, entre produtores e demais convidados, a Associação Brasileira de Hereford e Braford realizou a 2ª Semana HB no Paraná, com a intenção de levar informações e conhecimento sobre o uso da genética HB e sua contribuição para o desenvolvimento da pecuária no estado.

Entre os temas debatidos no evento, o superintendente administrativo da ABHB e gerente do Programa Carne Pampa®, Alfredo Drissen, explicou sobre o posicionamento do selo de qualidade Carne Certificada Hereford, o Gerente de Fomento, Diego Kasali, abordou sobre o uso das raças nos cruzamentos industriais e o presidente do Conselho Deliberativo Técnico, Ricardo Furtado, falou sobre diretrizes da raça, qualidade da carcaça e eficiência alimentar.

Em seu cronograma, a 2ª Semana HB percorreu as cidades de Dois Vizinhos, Beltrão e Palmas, com a participação dos diretores da ABHB em debates, abates experimentais e dia de campo.

Durante a programação, os participantes puderam saborear os cortes da carne Hereford e Braford provenientes do Programa Carne Certificada Pampa®, programa de certificação de carne de qualidade da ABHB.

Braford destaca-se no Pantanal

O Projeto Brazilian Hereford & Braford, uma parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), realizou, entre os dias 12 e 13 de agosto, a terceira edição do BHB Road Show, em Rondonópolis, no Mato Grosso.

O evento, que começou com um dia de campo na Fazenda 3 Marias, do Grupo Pitangueira, reuniu mais de 100 pessoas entre pecuaristas de diversos estados do Centro-Oeste brasileiro, além de empresas de produtos e serviços agropecuários. A presença internacional ficou por conta de jornalistas vindos da Bolívia e do Paraguai, além de formadores de opinião e investidores vindos da Colômbia e da Bolívia. No segundo dia do evento, houve uma visita à Exposul, principal Feira do Agronegócio no estado, além do Remate da Fazenda 3 Marias.

Representando a ABHB, estava o presidente e gerente do Projeto BHB, Fernando Lopa, o superintendente da entidade e gerente do Projeto Carne Hereford, Alfredo Drissen, e a gerente de Promoção Comercial Internacional do BHB, Leticia Matas.