Agro Giro

 

Exportações de couros seguem em alta

Levantamento indica que no mês de junho o Brasil exportou US$ 245
milhões em couros e peles. Com isso, o primeiro semestre de 2014 se encerra
totalizando US$ 1,464 bilhão em vendas, segundo informações prévias
da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com análise do setor de Inteligência
Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).


Aplicativo avalia situação no Código Florestal

Um aplicativo para celulares e tablets voltado ao produtor rural ajuda a verificar a situação do imóvel rural diante do Código Florestal. A iniciativa foi do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). Também está disponível nos sites da Bolsa de Valores Ambientais do Rio - BVRio (www.bvrio. org) e na BVTrade (www.bvtrade.org).


ILPF vem ganhando espaço no Mato Grosso

Estimativas apontam que nos últimos três anos meio milhão de hectares já sejam destinados à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Um exemplo é a Fazenda Gravataí, 1ª Unidade de Referência Tecnológica da Embrapa, localizada na região Sul do Estado. A propriedade conta com quatro mil hectares destinados à soja e 1.600 ha para o milho segunda safra, além de outros mil ha para capim braquiária, utilizado na alimentação de 13 mil bovinos semiconfinados.


Dicas de segurança no campo

Devido ao grande aumento de roubos e furtos em propriedades rurais na região, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Holambra (CMDR) elaborou uma cartilha com dicas de segurança para área rural para que os pecuaristas e agricultores tenham meios de evitar situações de perigo. Algumas delas são identificar maquinário e deixar nas pastagens próximas de estradas ou local de fácil acesso os animais de difícil manejo e, no período noturno, procurar recolhê-los às proximidades da sede. Solicite a cartilha pelo e-mail [email protected]


Projeto Nelore JOP apresentou genética da Índia

Evento foi realizado no dia 20 de julho de 2014, na Estância Cachoeirinha (Guararapes/ SP). Essa foi a primeira amostra da genética garimpada nos dez anos do projeto em terras indianas para refrescamento de sangue do rebanho Nelore brasileiro. O Grupo JOP é formado pelas fazendas Guadalupe , Fortaleza, Katayama, Vista Alegre, Ônix e Nelore Zeus.


Novo prazo para produtores rurais renegociarem dívidas com a União

Produtores rurais de todo o País terão até 31 de dezembro de 2015 para renegociar dívidas rurais inscritas na Dívida Ativa da União (DAU). Podem renegociar todos aqueles que foram inscritos na DAU até o dia 20 de junho de 2014. As operações inscritas até este período terão descontos de 33% a 70%, conforme o tamanho da dívida.


Como fica o controle de carrapatos?

Após a proibição do uso das avermectinas de longa ação, muitas dúvidas pairam sobre o controle do carrapato. Uma oportunidade para se atualizar é o 4º Workshop Controle do Carrapato, que será realizado no auditório do Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa/SP, no dia 14 de agosto de 2014. Inscrições pelo e-mail [email protected] br ou pelo telefone (19) 3243-0396.


China derruba embargo à carne brasileira

A barreira havia sido erguida em 2012, com o registro de um caso atípico de Vaca Louca no Paraná. A CNA teve importante participação reunindo argumentos técnicos incontestáveis da própria OIE. Já para a Sociedade Rural Brasileira, a reabertura exigirá do Brasil uma nova postura. “Temos de ser os guardiões da segurança alimentar do planeta. Só que isso passa pela elaboração de políticas proativas”, assinala o presidente Gustavo Junqueira.


Abate de bovinos acumula alta pelo 10º trimestre

Embora tenha ficado 5,9% abaixo do recorde alcançado no último trimestre do ano passado, o abate de bovinos fechou os primeiros três meses deste ano acumulando o décimo aumento trimestral consecutivo (IBGE). Segundo os dados da pesquisa, o abate bovino atingiu 8,4 milhões de cabeças nos primeiros três meses deste ano. Embora inferior ao recorde de 8,9 milhões obtido no trimestre anterior, o volume é 2,9% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2013 (8,1 milhões de cabeças).


Novo prazo para produtores rurais renegociarem dívidas com a União

Produtores rurais de todo o País terão até 31 de dezembro de 2015 para renegociar dívidas rurais inscritas na Dívida Ativa da União (DAU). Podem renegociar todos aqueles que foram inscritos na DAU até o dia 20 de junho de 2014. As operações inscritas até este período terão descontos de 33% a 70%, conforme o tamanho da dívida.