A Voz do Criador

 

Um brinde aos 52 anos da DEP

Pouco mais de meio século depois, Arnaldo Zancaner, se ainda estivesse vivo, ficaria eufórico ao ver como seu trabalho evoluiu. Agregação da tecnologia de DNA? Quem diria! O pai da diferença esperada na progênie (DEP) mal poderia imaginar o que futuro reservava ao seu legado. O fato é que, em 2014, o pecuarista brasileiro, mais atento às inovações tecnológicas, já convive com as DEP’s de Carcaça e as DEP’s Genômicas, que associam as mensurações propostas por Zancaner aos revolucionários marcadores de DNA. Um pouco dessa evolução será vista em nossa matéria especial de “Genética”.

Falando no assunto, esta edição traz um ótimo artigo assinado pelo professor Marcelo Montagner, no qual ele elenca os itens mais importantes na seleção de gado de corte. Funcionalidade é um fator primordial, que, além do diferencial do ganho de peso superior, considera o tamanho do animal, a precocidade, a fertilidade e o seu potencial desempenho produtivo em condição de pastagem. Outro setor que avança a passos largos é o de conservação de forragens. Neste mês, o destaque é para o feno. Saiba que a qualidade do capim e do processo de fenação é muito mais importante que a quantidade de matéria seca.

Respaldando a evolução da pecuária brasileira, trazemos também uma entrevista exclusiva com Maurício Lopes, diretor-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a nossa Embrapa, outro grande legado do País. A ela devemos muito do desenvolvimento nos segmentos de nutrição, sanidade e genética. Algumas boas dicas também estão em “Sanidade”, que trata da importância de conhecer o carrapato antes de combatê-lo; em “Escolha do Leitor”, com a nutrição voltada à produção de cortes nobres; em “Caprinovinocultura”, chamando a atenção para prolificilidade; em “Leite”, alertando para os cuidados da seleção genética para melhoramento dos cascos; a gestão de custos com auxílio do mercado futuro em “O Confinador”; e “Raças” apresentando o tradicional especial da raça Angus. E não esqueça que nesta edição segue encarte para votação no Touro de Ouro. Não deixe de conferir!

Boa leitura!