Mercado de Carne

 

CHAROLÊS lança marca própria de carne

Programa vai contemplar os criadores participantes com bonificações entre 4% e 10%

No rastro da carne de qualidade diferenciada, o Charolês é a mais nova raça que caminha rumo ao mercado de alto valor agregado. A aposta é a Carne Charolês Certificada, nascida de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Charolês (ABCCharolês) e o Frigorífico Verde, sediado na cidade de Pouso Redondo, em Santa Catarina.

O contrato foi celebrado em encontro realizado na Casa do Núcleo de Criadores de Bovinos, no Parque da Efapi, em Chapecó/SC, e contou com a presença de 70 criadores de Charolês do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, incluindo o presidente da ABCCCharolês, Joaquin Villegas; e Ariel Verdi, representando o Frigorífico Verdi, entre outros convidados ilustres.

Joquin Villegas e Ariel Verdi assinam convênio para criação da marca de carne

Durante o evento, o engenheiro- -agrônomo Eldomar Renato Kommers, escolhido para coordenar o projeto, apresentou todas as particularidades do programa, tais como as exigências de qualidade da matéria- -prima fornecida e as tabelas de pagamento e bonificações. Serão aceitos na Carne Charolês Certificada animais abatidos com a idade entre Dente de Leite (DL) e Dois Dentes (2D), sendo machos ou fêmeas com, no mínimo, 50 % de sangue Charolês.

As bonificações, calculadas sobre o preço da cotação do boi gordo, serão de 4% a 10%, conforme as especificações apresentadas, demandando também um maior investimento por parte dos criadores na qualidade dos animais, especialmente na fase de terminação. Presente ao encontro, o prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori destacou a importância do programa, agregando qualidade e valores à toda a cadeia da carne bovina.

Ariel Verdi, diretor comercial do Frigorífico Verdi, prevê o início dos abates já em setembro. “É necessário cautela, pois o mercado consumidor indicará o volume de abates”, lembra o empresário, reforçando o valor da iniciativa para a indústria, à raça e a toda a cadeia produtiva da carne bovina.

O presidente da ABCCharolês, Joaquin Villegas, definiu o momento como histórico para a raça. “Estamos realizando um sonho de todos os criadores. A criação da Marca de Carne Charolês Certificada no país acontece em um momento importante para a raça. Já era hora de uma das mais importantes raças de corte do mundo, sendo a número 1 na Europa, e a principal utilizada nos cruzamentos dos EUA, ter seu programa no Brasil” , disse. Segundo ele, a valorização do Charolês e sua maior disseminação no território brasileiro será uma consequência lógica, à medida que o programa avançar.

Como ato subsequente, Joaquin Villegas e Ariel Verdi assinaram o contrato de parceria representando as entidades participantes. Todos os presentes foram convidados para celebrar o momento com um almoço, tendo como prato principal a carne proveniente de animais cruzados Charolês abatidos no programa. O Charolês é a principal raça bovina de Santa Catarina, segundo dados da associação.