Notícias do Hereford e Braford

 

Análise de resultados comprova a eficiência do uso de Touros Provados pela PAC/ABHB

No dia 25 de abril de 2014 ocorreu o dia de campo da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores (PAC), na Embrapa Pecuária Sul-Bagé/RS, para apresentar os resultados de mais uma safra de tourinhos jovens Hereford e Braford.

Várias opiniões dividem criadores, técnicos e pesquisadores sobre a real eficiência desse tradicional teste de desempenho a campo como ferramenta de seleção e melhoramento, mas diversas associações e entidades de pesquisa promovem esse tipo de teste há vários anos, variando a metodologia de avaliação e classificação de um para outro em alguns poucos detalhes, de acordo com os objetivos e padrões de cada raça. O objetivo geral da PAC HB é colocar a prova os tourinhos jovens Hereford e Braford que estão mais bem colocados (entre os 40% melhores) no relatório de avaliação genética de desmame dos programas de melhoramento chancelados pela ABHB, medindo seu desempenho a campo.

No Curso de Melhoramento Genético PampaPlus, que ocorreu em março, foi apresentado o resultado da avaliação genética de desmame dos filhos desses touros mais bem classificados na PAC de propriedades que estão utilizando o sêmen nos seus plantéis. Os três primeiros colocados passam um tempo em coleta na Central de Inseminação e esse sêmen é disponibilizado aos proprietários do touro, para os projetos da ABHB e para os demais criadores interessados.

Segundo Dr. Bruno Teixeira, da equipe do PampaPlus, que apresentou esses dados, avaliando o índice de classificação de filhos de apenas dois touros ganhadores da PAC podemos observar um ganho genético considerável em relação à geração de seus pais e de seus contemporâneos. Além disso, complementa ele, filhos desses touros provados começam a mostrar resultados, como na prova desse ano, onde o campeão Hereford e o segundo colocado Braford são filhos de touros de destaque em PACs anteriores, que demonstra o acerto no uso dessa ferramenta que valoriza a genética nacional para melhoramento de rebanhos.

Na tabela a seguir está a classificação, quanto ao percentil, de três touros já provados da PAC, relativa ao Índice Geral de Qualificação Genética do Programa de Melhoramento.

Ganhadores da Edição 2013/2014

Campeão Hereford Pac 2013.2014 Tatuagem C104 - São Pedro

Campeão Braford Pac 2013.2014 Tatuagem 2055 - Rio Negro

Esta última prova foi coordenada pelo pesquisador Marcos J. Yokoo e, segundo a avaliação da Embrapa, os touros apresentaram um ganho médio diário de quase 900 g/dia, sendo que os primeiros colocados tiveram um ganho superior a 1 kg/dia durante os 196 dias de prova. O pesquisador analisou dados dos touros Hereford das provas passadas, de 2008 até 2013, e conclui que a PAC realmente esta sendo uma eficiente ferramenta de seleção, pelo menos para as características de crescimento, pois, na análise, contrastou os valores genéticos dos melhores contra os piores touros participantes destas PACs e a diferença foi significativa, chegando a valores de aproximadamente 2 kg para ganho médio diário pós desmama e peso ao sobreano.

Para o presidente da entidade, Fernando Lopa, os resultados apontados mostram que não há mais dúvida quanto ao uso de touros provados da PAC HB. “O produtor que fizer uso dessa genética provada na PAC, com certeza, estará melhorando seu gado ou aumentando o desempenho de engorda no cruzamento industrial”, comenta Lopa.

Esta edição contou com o patrocínio das empresas Azevedo Bento, Sicredi e Supra (patrocinadores oficiais da ABHB), bem como o apoio da Nutrifarma.

Propriedades participantes da PAC 2014: Estância Guatambu, Dom Pedrito; Estância Rio Negro, Bagé; Estância Silêncio, Alegrete; Estância Santa Tereza, Arambaré; Estância Bela Vista, Santana do Livramento; Cabanha Sina Sina, Alegrete; Agropecuária São Pedro, Alegrete; Estância Luz de São João, São Gabriel; Estância Tamanca, Santa Vitória do Palmar; Estância São Fernando, Quaraí; Condomínio Marcos Silva de Marco e outros, Santa Vitória do Palmar; Estância do Bolso, Santa Margarida do Sul.

Associação Brasileira de Hereford e Braford
Avenida General Osório, 1.094 - Bagé (RS) - CEP 96400-100
Telefone: (53) 3242-1332 / (53) 3312-8726
www.abhb.com.br - www.carnepampa.com.br - www.pampaplus.com.br - www.bhb.org.br