Notícias do Angus

 

Divulgados os vencedores da Prova de Avaliação a Campo Angus Embrapa

O touro NC 1713 Condor Tavian NC 1008, propriedade da P.A.P Lagoa Preta (Dom Pedrito/RS), é o campeão da IV Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Angus Embrapa. Os vencedores foram conhecidos em uma Tarde de Campo realizada em 23 de maio, na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS).

Na segunda colocação ficou o reprodutor Umbu 2104 Lapacho, de Angelo Bastos Tellechea, da Cabanha Umbu (Uruguaiana/RS). O terceiro lugar foi para Catanduva 1804 Zuch TE120 TE314, propriedade de Fábio Luiz e Fabiana Gomes, da Cabanha Catanduva (Glorinha/RS).

A prova de avaliação se desenvolveu da seguinte maneira: durante 196 dias os animais da Agropecuária Proteção, Cabanha Catanduva, Cabanha da Barragem, Cabanha da Maya, Cabanha Boca Negra, Cabanha Terra Costa, Cabanha Umbu, Cabanha Coronado, Estância da Barragem, Estância Santa Eulália, Reconquista Agropecuária, Fazenda Santa Cecília e P.A.P. Lagoa Preta foram monitorados pelos técnicos da Embrapa e da Associação Brasileira de Angus.

O objetivo do teste foi identificar os melhores reprodutores da raça Angus com características superiores para a produção de carne em sistema de pastejo. Durante o período de testes os animais passaram por pesagens a cada 28 dias para o monitoramento do seu potencial de ganho de peso a pasto. Além do fator peso, os animais passaram por outras avaliações objetivas, como Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e gordura intramuscular, todas medidas por meio do ultrassom.

Também foram realizadas análises morfológicas, quando são levadas em consideração a conformação do animal, a precocidade e a musculatura, além do padrão racial e das características funcionais desejadas pela raça.

Outono Angus Show: faturamento acima dos R$ 895 mil na 12ª Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas

Realizada em 15 de maio, a tradicional Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas Angus e Cruza Angus, que chegou à sua 12ª edição, obteve faturamento total de R$ 895.095,00, com a venda de 834 animais. O remate foi parte da programação do 10º Outono Angus Show, em Esteio (RS).

A 12ª Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas Angus e Cruza Angus foi uma promoção da Farsul, Santa Úrsula Remates e Associação Brasileira de Angus.

Julgamentos de Argola - Domínio da Cabanha da Maya (Bagé/RS) no julgamento dos animais de argola do 10º Outono Angus Show. Em parceria com a Fazenda Catanduva (Glorinha/RS), de Fábio e Fabiana Gomes, a propriedade de Zuleika Borges Torrealba conquistou o Grande Campeonato, com o touro Maya Catanduva 300 Impávido Eleutério Lana. Nas fêmeas, a propriedade de Bagé conquistou também o Grande Campeonato com Maya TE 308 Imperatriz Ditador Solvente.

O julgamento de rústicos rendeu os títulos de machos PO e PC para Walter Tessman (Fazenda do Butiá – Camaquã/RS), com os lotes 3 (WP136, WP157 e WP126) e 4 (WC041, WC037 e WC032), respectivamente. Nas fêmeas PO, venceu o lote 1 (TE6114, TE6115 e TE6111), da Parceria Santa Amélia Bayucuá (Estância Santa Amélia – Santa Vitória do Palmar/RS).

Os julgamentos de Angus de argola foram conduzidos pelo experiente jurado Renato Pinto Paiva, técnico da Associação Brasileira de Angus. Ao todo, foram inscritos 68 animais de 18 expositores para entrar em pista nos dois dias de julgamento, entre argola e rústicos.

12ª Expoutono de Uruguaiana – Em Uruguaiana, no fim de abril, entre os mais de 120 animais presentes, entre rústicos e argola, Umbu 1922 Brigadier (Angelo Bastos Tellechea – Cabanha Umbu – Uruguaiana/RS) foi o Grande Campeão de argola. Nas fêmeas, Grande Campeonato para LC Uafé TEIU266 Mulberry (Luiz Anselmo Cassol e Felipe Pavei – Cabanha da Corticeira – Uruguaiana/ RS). O julgamento ficou por conta de Raúl Barnetche, que disse que gostou muito dos animais que viu em pista e parabenizou os expositores.

Nos rústicos, o trio Grande Campeão de machos PO foi o lote 15 (TE2040, TE2036 e TE2038), de Sérgio Bastos Tellechea (Cabanha do Posto – Uruguaiana/ RS). Já nos PC, título para o lote 17 (6280, 6262 e 6250), da Cabanha Umbu. Nas fêmeas, as Grandes Campeãs PO foram do lote 4 (4629, 4523 e 4503), de Paulina Macedo Linhares (Tradição Azul – Quaraí/RS). Nas PC, o Grande Campeonato foi para o lote 8 (R131, R129 e R111), também da Tradição Azul.