A Voz do Criador

 

Economia?

O velho ditado “prevenir é melhor que remediar” nunca sai de moda. Além de valer o quanto pesa, o gado também vale o quanto vive ou quanto gera de progênies. Com a economia passando por certa instabilidade, apesar dos ótimos preços vistos na arroba do boi gordo, produtores estão ressabiados a investir. Por este motivo, apertar os cintos mostrou-se a nova ordem brasileira, pelo menos até o momento. Entretanto, é necessário medir as consequências implicadas ao se abrir mão de manejos essenciais. Referimo-nos especialmente à sanidade do rebanho.

Doenças como aftosa, raiva, tuberculose e brucelose possuem vacinações obrigatórias no Brasil, mas existem outras fora desta pequena lista que merecem igual atenção do produtor. Não por “imposição” indireta dos laboratórios, mas por serem comprovadas como potencial ameaça aos negócios. Dois exemplos são as clostrioses, que podem levar o animal à morte em pouco tempo, e as doenças de cunho reprodutivo, que vão causar abortamentos ou reabsorções de feto, sem deixar vestígios ao produtor. Para não errar na profilaxia do plantel, não deixe de acompanhar o Especial Saúde Animal, destaque da nossa “Matéria de Capa”.

E, para saber por quantas anda o mercado, a revista AG entrevista o pecuarista, economista e sócio-consultor da MB AGRO José Carlos O’Farrill Vannini. Ele vai tentar desvendar os mistérios por trás da apreensão vivida pelo mercado às vésperas da Copa do Mundo e das eleições que estão por vir. Dentro da porteira, o tema do Bem-Estar Animal volta à nossa pauta e levamos até você a cobertura da vinda da Dra. Mary Temple Grandin ao Brasil, que fez uma paradinha para uma palestra no Beef Summit - Bem-Estar Animal, realizado em Ribeirão Preto/SP. Destaque também para “O Confinador”, na qual o pesquisador Pedro Veiga tenta responder uma das mais difíceis questões no confinamento: qual o ponto ótimo de abate?

Em “Raças”, ênfase para o Simental e o seu sintético Simbrasil, que seguem no rastro do mercado de carne de maior valor agregado e dos lançamentos de novos cruzamentos industriais. Já “Pista” mostra os desdobramentos de uma feira que já completou 80 edições. Trata-se da tradicional ExpoZebu. Em “Caprinovinocultura”, dicas de como enfrentar o inverno com segurança, e em “Leite” os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste relembram as vantagens do pastejo rotacionado. Isso e muito mais nesta imperdível edição de AG – A Revista do Criador.