Agro Giro

 

Atualizadas as regras para trânsito de produtos de origem animal

Os novos modelos de Certificado Sanitário Nacional (CSN) e Guia de Trânsito (GT) serão emitidos eletronicamente pelo Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (Sigsif).


Angus anuncia apoio a pesquisas

A Associação Brasileira de Angus anunciou apoio a três projetos. O primeiro estudo irá se debruçar sobre os genes responsáveis pelo fator de resistência ao carrapato. Os outros dois projetos são o estudo para avaliar o impacto do uso de informações moleculares em programas de melhoramento genético e a eficiência alimentar de bovinos Angus.


Sindirações busca desoneração de PIS/COFINS

Um estudo realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal constatou que a desoneração dos dois impostos para as rações e sal mineral poderia aliviar (e muito) o custo na produção de carne bovina e leite. Em 2013, o setor desembolsou cerca de R$ 600 milhões em PIS e COFINS.


Atenção para a vacinação contra Brucelose

As imunizações realizadas nas fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre três a oito meses, entre dezembro de 2013 a maio de 2014, devem ser declaradas até o dia 7 de junho ao órgão oficial de defesa agropecuária do estado. O prazo final para a comprovação da vacina agora é o mesmo estabelecido para declaração da vacinação contra a febre aftosa.


Embrapa inicia experimento de manejo de campo natural

Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul José Pedro Trindade e Leandro Volk acompanharam uma visita de trabalho na Estância Cinco Salsos, em Aceguá/RS. Na propriedade de Claudio Martins, será desenvolvido um experimento para analisar o desenvolvimento reprodutivo de novilhas, a dinâmica da vegetação no local e atributos do solo e fauna do solo.


Diagnóstico de gestação é fundamental

Com o auxílio da ultrassonografia, o diagnóstico de gestação pode ser feito 30 dias depois do término da estação de monta. Já por palpação retal, deve ser feita após 45 dias. A pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Alessandra Nicacio, explica que quanto mais precoce for o diagnóstico, mais cedo o produtor pode decidir se vai manter o animal no plantel ou descartar.


GAF14 debate o desafio de alimentar o mundo

Especialistas concluíram durante o Global Agribusiness Forum que o incremento de produção de alimentos e a intensificação do comércio internacional deverão estar alinhados à sustentabilidade ambiental e social. Neste contexto, o papel dos governos será regular a expansão da produção agropecuária, oferecendo estímulos aos investimentos.


Associação de Criadores de Gado Jersey promove Dia de Campo

O evento aconteceu no Criatório Dom Victor, de propriedade de João Vitor Ponte de Araújo. De acordo com o presidente do conselho técnico e superintendente substituto do registro genealógico da associação, Carlos Guilherme Rheingantz, a escolha pela propriedade do produtor João Vitor, deu-se pelo fato de ser considerado um empreendimento modelo na região, não só pela estrutura física, mas, sobretudo, pela maneira técnica como os sistemas de produção são conduzidos.


Agricultura sustentável com aumento de produtividade

Levar a integração Lavoura-Pecuária- Floresta (iLPF) ao sistema de ensino brasileiro foi o objetivo da John Deere, Embrapa e Rede de Fomento, durante o 8º Dia de Campo da Fazenda Santa Brígida, realizado em Ipameri/GO. A Fazenda começou a utilizar o sistema em 2006, quando tinha apenas pastagens degradadas. A taxa de lotação média anual, que era de 0,5 UA/ha, subiu para 2,5 UA/ha e a produção de soja, 20%.


Medida que prejudicaria frigoríficos é retirada de nova lei

O relator da Medida Provisória 627, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu retirar do texto a revogação de um mecanismo que permite às exportadoras acumular crédito equivalente a 50% do que deveriam pagar de PIS e Cofins todas as vezes que compram gado. As empresas podem, inclusive, pedir o ressarcimento do crédito em dinheiro.