Notícias do Hereford e Braford

Curso de Melhoramento de bovinos de corte do PampaPlus se estabelece como referência na região sul

Inovações e pesquisas de ponta em melhoramento são apresentadas no evento

O VI Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte PampaPlus, promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa, Geneplus e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO -UFRGS), lotou, mais uma vez, o auditório da Embrapa Pecuária Sul de Bagé, contando com 80 participantes, foi realizado entre os dias 20 e 22 de março de 2014.

Tendo como palestrantes importantes pesquisadores nacionais e internacionais o curso repete o sucesso das edições anteriores e se consolida como referência nas discussões sobre melhoramento genético para pecuária de corte no sul do país.

A entidade , busca na formatação da programação do evento, direcionar temas tanto de interesse a técnicos, produtores e estudantes, contemplando aspectos ligados ao melhoramento genético, cruzamentos e otimização de produtos, manejo de touros, eficiência alimentar, métodos de seleção, programas de avaliação e utilização de touros jovens geneticamente superiores. Além disso, são realizadas práticas de seleção com animais e demonstrações da ferramenta de avaliação genética e acasalamento das Raças Hereford e Braford - o PampaPlus.

Aplicações de medições através de equipamentos térmicos, biotecnologias voltadas ao encurtamento para menos de 50 dias pós-parto para a inseminação da vaca, melhoria da precisão para Dep's de animais de transferência embrionária foram alguns temas inovadores apresentados nocurso.

De acordo com o presidente da ABHB, Fernando Lopa, o curso cumpre uma função estratégica para familiarizar os criadores no entendimento dos conceitos de seleção e a aplicação dos resultados oriundos das avaliações genéticas na pecuária de corte. "É para desmistificar o assunto que a entidade promove anualmente um curso com foco na área de melhoramento genético animal, onde pesquisadores e técnicos convidados apresentam o que há de mais novo em termos de pesquisas e biotecnologias", explica. "Ainda somos agraciados com interessantes discussões entre os palestrantes que durante o evento compõem a mesa de debates, na sexta (21), por exemplo, ficamos até as 20 horas", complementa Lopa.


Este ano o curso contou com a colaboração dos seguintes palestrantes:

Embrapa Gado de Corte / GENEPLUS
Dr. Luiz Otávio Campos da Silva, Zootec., Ph.D.
Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Med.
Vet., PhD.
Dr.Gilberto Menezes, Zootec., Sc.D.

Nespro/UFRGS
Prof. Dr. Júlio Barcellos, Med.Vet., Sc.D.
Dr. Sílvio R. Menegassi, Med.Vet. Sc.D.

USP
Dr. Pietro Sampaio Baruselli, Med.Vet., PhD.

Embrapa Pecuária Sul / PampaPlus
Fernando Flores Cardoso, Méd. Vet. PhD.
Marcos Jun-Iti Yokoo, Zootec., Sc.D.
Dr. Joal José B. Leal, Méd.Vet. M.Sc
Dr. Bruno Teixeira - Méd. Vet., Sc.M.

UBA/Argentina
Rodolfo Cantet, Eng.Agron., Ph.D.

UNESP
Dra. Lúcia Galvão de Albuquerque, Méd.Vet. Zootec., Ph.D.

ABHB
Dra. Thais Pires Lopa, Med.Vet.- Coord. Técnica do Programa de Melhoramento H&B Dr. Gustavo Isaacsson, Méd.Vet. M.Sc. - Inspetor Técnico Credenciado

Brasil com Z
Dr. William Koury, Zoote,. Sc.D.

INIA/Uruguai
Dr. Ignacio Aquilar, Eng.Agron., Sc.D.