Notícias do Angus

Angus realiza sua exposição nacional de animais de elite durante a 54ª ExpoLondrina

A genética Angus vai dominar a programação da 54a ExpoLondrina, uma das maiores feiras agropecuárias do País, entre os dias 10 e 13 de abril

Neste ano, porém, o evento terá ainda mais importância para os criadores da raça, por conta da realização da Exposição Nacional do Angus, segundo destaca a gerente administrativa da Angus, a médica veterinária Juliana Brunelli.

"A exposição de animais de argola de Londrina sempre foi uma das mais importantes no calendário anual da Angus. Em 2013 recebemos cerca de 150 inscrições. Agora, com a realização da nacional durante a feira a tendência é que esse volume cresça ainda mais", explica.

Expectativa da entidade é receber mais de 150 inscrições para a exposição

Dia 11 de abril, na pista central do Parque Governador Ney Braga, ocorre o julgamento de machos de argola. O julgamento das fêmeas ocorre no dia seguinte (12/04), também na pista central. "A expectativa é a melhor possível. Com certeza veremos na pista o melhor da genética Angus vinda dos mais renomados criatórios de todo o País", afirma o presidente da Associação Brasileira de Angus, Paulo de Castro Marques, que destacou o quanto a etapa de Londrina passa a pesar para o ranking nacional de criadores e expositores da raça.

Remate. Completando a participação da Angus na feira, ocorre o 7º Leilão Royal Angus. Realizado pelas tradicionais Cabanhas Reconquista e Terra Costa o remate irá ocorrer no dia 11 de abril, a partir das 21h, com transmissão ao vivo pelo C2 Rural (http://c2rural.ruralbr.com.br/). Ao todo, de acordo com um dos proprietários do leilão, o criador José Paulo Dornelles Cairoli, da Cabanha Reconquista, o remate irá reunir 55 animais de elite e rústicos.

"Vamos levar a pista 11 animais de argola, entre eles um reprodutor especial, ideal para trabalhar em centrais de inseminação. Além disso, iremos ofertar mais 45 matrizes rústicas, que estão em falta na região", informa Cairoli.

Carne de Qualidade. A Associação Brasileira de Angus está patrocinando a realização do III Simpósio de Qualidade de Carne, que ocorre entre os dias 7 e 8 de abril, dentro da programação da 54ª Expolondrina. Durante dois dias especialistas ligados à pecuária de corte vão discorrer sobre temas relevantes, como a importância do cruzamento industrial, das estratégias nutricionais e de manejo pré-abate visando a produção de carne de qualidade. Além disso, o seminário irá se debruçar também sobre temas como a análise sensorial da carne, a classificação de carcaças e dos cortes bovinos e a diferenciação entre carne premium, intermediária e do dia a dia.


Encontro de criadores

Abrindo a participação da Angus na 54ª Expolondrina, no dia 10 de abril, ocorre um grande encontro de criadores, promovido pela diretoria de fomento da entidade. No encontro, criadores paranaenses irão discorrer sobre suas experiências na raça, transmitindo aos participantes noções sobre o mercado do Angus no Paraná e também sobre as vantagens em se criar animais da raça. Além disso, a Angus ainda fará uma série de apresentações abordando os temas cruzamento industrial, sanidade e mercado da carne Angus.

"Trata-se de um encontro para promover a raça, que possui grande potencial de crescimento no Estado, tanto para o cruzamento industrial, mas sobretudo na criação de animais puros. Queremos dar toda a orientação necessária para que o estado paranaense e seus criadores aproveitem todas as possibilidades que a raça oferece", explica o diretor de fomento da Angus, Marco Costa.