Informe Publicitário

 

Fazendas têm ganho de produtividade com retroescavadeira Agrimaster e manipulador telescópico JCB

Em 2013, o setor de agricultura e pecuária teve um PIB de 7%, enquanto o Brasil registrou 2,3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento do agronegócio segue impulsionado pelo investimento do segmento em novas tecnologias e implementos que trazem segurança, agilidade e precisão para as operações no campo.

O mercado brasileiro conta hoje com duas novas máquinas desenvolvidas especificamente para determinadas atividades do produtor rural, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. O foco destes equipamentos consiste na manipulação de materiais e na manutenção da fazenda. Caso do manipulador telescópico agrícola 531-70 e da retroescavadeira 3C Agrimaster, fabricados pela empresa inglesa JCB, líder em vendas dessas máquinas no Brasil e no mundo.

O manipulador telescópico agrícola 531-70, máquina que chegou ao País no ano passado, pode ser operada com diferentes acessórios. De acordo com a necessidade do produtor, pode-se utilizar garfo, garras, guinchos ou caçamba, que possibilitam o manuseio de materiais como calcário, big bags, silagem, feno, gesso, etc., em lavouras, usinas de cana-de-açúcar, pecuária e também na manutenção destes ambientes no período de entressafra.

A Fazenda ExpoGranja, localizada em Eldorado do Sul (RS), adquiriu recentemente um 531-70 e já tem percebido grandes avanços na produção de feno. O diretor do grupo e administrador da fazenda, Gustavo Hoffmann, comenta que a empresa busca alta qualidade em seus implementos e, por isso, foi buscar no mercado a melhor máquina para operar na manipulação do produto. "Optamos pelo manipulador telescópico agrícola da JCB, pois entendemos que é uma máquina desenvolvida especificamente para o deslocamento de materiais. Antes, utilizávamos um trator agrícola adaptado para transportar os fardos de feno e empilhá-los no galpão. Como os fardos cilíndricos pesam 700 kg e os quadrados, 350 kg, algumas vezes o trator ameaçou tombar. Precisávamos de mais segurança, tanto para o operador quanto para a carga. Com o manipulador, nosso operador está mais seguro na cabine, a qual propicia um ângulo de visão melhor que o de outras máquinas".

O diretor comenta também que a capacidade de elevação da máquina JCB trouxe otimização para o armazenamento da produção no galpão. "Ganhamos 25% a mais de espaço no galpão, pois o manipulador consegue elevar os fardos em até 7 metros. Percebemos uma grande melhoria nos processos de carga e descarga. Posso dizer que o tempo desta operação foi reduzido em 30%."

A Fazenda ExpoGranja produz 900 hectares de feno por ano e pretende expandir a frota de máquinas a longo prazo. O manipulador telescópico agrícola da JCB tem motor diesel com 114 hp, sua capacidade de carga é de 3.100 kg e peso operacional, de 6.900 kg. A máquina possui, ainda, três modos de direção: 2 e 4 rodas e caranguejo. Seu raio de giro externo sobre os pneus é de 3,7 m.

Assim como a ExpoGranja, o Grupo Barreiro, que tem uma fazenda em Paranapanema, no interior de São Paulo, também substituiu a utilização de um trator adaptado por uma máquina mais versátil, segura e robusta: a retroescavadeira 3C Agrimaster, também da JCB.

A fazenda produz feijão, soja, milho, trigo, algodão e laranja em uma área total de 1.500 hectares. Lá, a 3C Agrimaster, máquina lançada no Brasil neste ano e que combina a robustez das retroescavadeiras JCB com a versatilidade da gama de acessórios desenvolvidos para a produção agrícola, irá atuar no carregamento de big bags de fertilizantes e calcário, e no processo de carga e descarga dos bags de grãos. Também atuará na manutenção da fazenda em atividades como abertura de adutoras e limpeza das vias de acesso para a circulação da produção. Thomas Serrarens, proprietário do grupo, comenta que o kit de acessórios exclusivo da JCB foi o aspecto decisivo para a compra da máquina. "Temos alta demanda de transporte de big bags na fazenda e uma máquina desenvolvida para o carregamento de peso, que traz agilidade neste processo e uma série de aplicações seguras, agrega produtividade para a operação. Aumentamos em 25% a agilidade no transporte de bags. Antes, o trabalho era feito com o trator adaptado, não muito adequado para a atividade", revela.

A 3C Agrimaster foi concebida com engate rápido frontal para acessórios como caçamba, garfos, pallets e lança para carregamento big bags, cuja capacidade de elevação é de mais de três metros. O gerente de produtos agrícolas da JCB, Fabrício Abe, explica os diferenciais da máquina para o produtor. "O equipamento aumenta a produtividade de uma fazenda, pois concentra diversas possibilidades de aplicação, e seus acessórios podem ser trocados em poucos minutos. Com alto nível de servicibilidade, sua manutenção é de fácil acesso, visto que a abertura do capô pode ser feita em qualquer posição. Com os comandos de acionamentos hidráulicos centralizados em apenas uma alavanca, a operação é facilitada para o condutor em comparação com os com tratores que possuem no mínimo duas alavancas".

Tanto o manipulador telescópico agrícola, como a retroescavadeira 3C Agrimaster chegam ao mercado para transformar a cultura de manipulação de materiais e para colaborar com o produtor rural, trazendo inovação, robustez, segurança, conforto e, principalmente, alto desempenho no campo. Esses aspectos fazem parte do compromisso global da empresa inglesa, que aposta no agronegócio brasileiro e investe para satisfazer seus clientes com excelência.

A JCB é a companhia que criou a retroescavadeira e o manipulador telescópico. Tem mais de 65 anos de atuação e 23 fábricas distribuídas em quatro continentes. No Brasil, está presente desde 1995 e, em 2012, inaugurou uma nova fábrica no município de Sorocaba (SP), cujo investimento foi de 100 milhões de dólares num espaço de 200 mil m². A JCB investe para oferecer o melhor atendimento pós-venda especializado e próximo ao cliente, em parceria com sua rede de distribuidores em mais de 40 pontos de atendimento de norte a sul do País. Globalmente, produz mais de 300 modelos de máquinas diferentes. Na unidade fabril brasileira, a qual atende a toda a América Latina, são produzidas retroescavadeiras modelos 3C e 4CX, escavadeiras hidráulicas de esteiras JS 160LC e JS 200LC, manipuladores telescópicos Loadall (535-125 e 540-170), rolo compactador VM115 e pás carregadeiras 3CL, 422ZX e 426ZX.