Notícias do Hereford e Braford

 

Mais uma edição do Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus

Está chegando a sexta edição do curso PampaPlus, que este ano será realizada no auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, entre os dias 20 e 22 de março.

A ABHB, por vivenciar a dificuldade dos criadores no entendimento dos conceitos de seleção e aplicação dos resultados oriundos das avaliações, procura promover periodicamente debates para desmitificar o assunto. Através dessa iniciativa, promove anualmente um curso com foco na área de melhoramento genético animal, onde pesquisadores e técnicos convidados apresentam o que há de mais novo em termos de pesquisas e biotecnologias.

A programação do VI Curso Internacional de Melhoramento Genético do PampaPlus, direcionada a técnicos, produtores e estudantes, contempla aspectos ligados ao melhoramento genético, cruzamentos e otimização de produtos, manejo de touros, eficiência alimentar, métodos de seleção, programas de avaliação e utilização de touros jovens geneticamente superiores, além disso, são realizadas demonstrações teóricas e práticas da ferramenta de avaliação genética das Raças Hereford e Braford – o PampaPlus.

O PampaPlus foi lançado em 2008, com objetivo de auxiliar e facilitar o trabalho de seleção dos criadores. Esse programa de avaliação, capitaneado pela ABHB, é produto de convênio entre a ABHB e a Embrapa, através do Programa Embrapa de Melhoramento Genético (Geneplus), desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte e pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam) e também com o assessoramento da Embrapa Pecuária Sul. Além de usar uma metodologia atual, têm como vantagem a facilidade do manuseio dos dados pelo usuário, pois os resultados são disponibilizados de modo informatizado e, consequentemente, bastante dinâmicos. Esse projeto de adoção de uma ferramenta própria de seleção e melhoramento genético que buscasse características de interesse para as raças Hereford e Braford era uma demanda dos criadores junto à ABHB.

Os parceiros da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) na organização do curso são a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Pecuária Sul e Gado de Corte, e o Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO – UFRGS).

Segundo o Dr. Luiz Otávio, da Embrapa Gado de Corte, integrante do Geneplus, que presta assessoria ao programa e um dos palestrantes, o curso Pampaplus é uma oportunidade com a qual se pode alcançar o aprendizado no sentido amplo, compartilhando conhecimentos e experiências, possibilitando aos participantes questionar e entender o papel de cada um dos atores em um programa de melhoramento genético.

Nessa edição, os participantes terão também a oportunidade de avaliar os tourinhos Hereford e Braford da Prova de Avaliação a Campo da Embrapa que está já chegando à reta final.

As inscrições do curso encerram no dia 19 de março, e o formulário pode ser encontrado no site da ABHB (www.abhb.com.br), na seção de documentos.


Londrina cresce no circuito de exposições ranqueadas

A ExpoLondrina, que acontece entre os dias 3 e 13 de abril, no Parque Governador Ney Braga, ganha novo impulso no Ranking Nacional de Criadores Hereford e Braford. Com a eliminação da etapa associada à Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), em São Paulo, a tradicional exposição paranaense se torna a principal do circuito fora do Rio Grande do Sul. E diante da nova conjuntura, a pontuação também será diferenciada.

O coordenador de Exposições da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Felipe Azambuja, explica que Londrina figura como exposição de categoria A e, por isso, sua pontuação é multiplicada por três.

Julgamento ExpoLondrina

Para a ABHB, a expectativa é superar o volume de animais expostos em 2013, quando a feira inaugural totalizou cerca de 60 exemplares, com a realização de remates. E o contexto local deve favorecer. "O prestígio da exposição reflete o momento vivido pelas raças HB no Paraná. O interesse por parte dos criadores do estado cresce a cada temporada, e é isso que nos estimula a ampliar nossa presença na ExpoLondrina", explica o presidente da ABHB, Fernando Lopa.