Agro Giro

 

Terra Legal entregou mais de 5 mil títulos

O Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que atua na regularização fundiária de terras federais na Amazônia Legal, entregou no ano passado 5.111 títulos para agricultores familiares de nove estados da região. Em relação ao ano de 2012, o número cresceu 115%.


Global Agribusiness Forum terá presença ilustre

O embaixador e Diretor-Geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), órgão máximo do comércio mundial, Roberto Carvalho de Azevêdo, confirma participação na segunda edição do evento, que acontecerá em São Paulo, nos dias 24 e 25 de março. Saiba mais em www.globalagribusinessforum.com.


ABCZ mantém certificações

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu manteve suas certificações ISO 9001 e 14001, referentes à gestão da qualidade dos serviços prestados e sustentabilidade ambiental, as quais detém desde 2011. A entidade foi a primeira associação de pecuária do Brasil a receber tais reconhecimentos.


Raio atinge propriedade rural e mata bovinos

Uma descarga elétrica matou cerca de 30 cabeças de gado em uma propriedade da zona rural de Rondonópolis/MT. O produtor rural Elizeu Amâncio informou que os animais estavam debaixo de uma árvore e morreram por conta da descarga elétrica. O valor do prejuízo está estimado em R$ 25 mil.


SRB elege novo presidente

Gustavo Diniz Junqueira, 42 anos, sucede Cesario Ramalho da Silva na presidência da Sociedade Rural Brasileira para o mandato de 2014 a 2017. De vínculo familiar com a agricultura, Junqueira é formado em administração e mestre em finanças pela Thunderbird School of Management dos Estados Unidos.


ASBRAM muda diretoria

A Associação Brasileira de Indústrias de Suplementos Minerais realizou cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2014/2015. Na ocasião, Lauriston Bertelli Fernandes foi eleito presidente. "Nossa gestão será focada na luta pela isenção fiscal e no trabalho de aproximação que já estávamos fazendo", assinala Bertelli, que também vai focar no fornecimentos de insumos de qualidade à cadeia produtiva.


CAR pode acabar com preconceito contra produtor

Aos olhos da sociedade, o produtor rural é considerado inimigo do meio ambiente e a nova lei que obriga a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) pode começar a desmitificar esse processo. A avaliação é de Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP).


Aplicativo verifica a autenticidade da Guia de Trânsito Animal

Já está disponível o aplicativo gratuito 'Consulta GTA' para visualizar, por qualquer smartphone, a autenticidade da Guia de Trânsito Animal emitida pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Saiba como baixar o aplicativo no site www.agricultura.sp.gov.br.