A Voz do Criador

 

Reserva de alimento para o ano todo

A pecuária deu uma guinada nas duas últimas décadas, e com ela as tecnologias que a circundam. Técnica milenar, mas recém-explorada no Brasil, a confecção de silagem cai no gosto do pecuarista. Aliás, o custo é baixo, desde que sejam respeitadas todas as condições necessárias para uma ótima conservação. Para dar pistas da qualidade desse alimento e dicas para um bom processo de ensilagem, bem como as opções econômicas mais interessantes, a silagem ganha as páginas da "Matéria de capa".

Outra leitura intrigante será a "Entrevista do Mês", com Fernando Penteado Cardoso, um dos difusores da tecnologia de adubação de pastagens, criador do famoso slogan "Com Manah, adubando dá", defensor ferrenho do plantio direto e um homem "R100", rumo aos 100 anos de idade. Na vanguarda do agronegócio brasileiro, ele não se resguarda ao criticar o sistema produtivo que está virando moda no Brasil: a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), porta de acesso aos financiamentos do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

Falando em pastagem, não deixe de conferir artigo técnico sobre os ganhos proporcionados pela adubação em pastagens nativas. Com a vantagem de exclusão do plantio anual, estudos já comprovam a capacidade de produção de 30 toneladas de matéria seca por hectare/ano, patamar semelhante ao da Brachiaria brizantha em pastagens intensivas na região Centro-Oeste. Na outra ponta do agronégocio, "O Confinador" destaca formas de capacitar os funcionários e a importância de fazê-los entender que fazem parte do negócio.

Algo novo e que muito pode crescer nas fazendas e indústrias brasileiras é o uso de biodigestores para a produção de energia suficiente para tornar a propriedade autossuficiente. Este é o destaque de "Escolha do Leitor". Em "Leite", entenda como funcionam os alimentadores automáticos para bezerros e, em "Raças", quem ganha as páginas da AG é o Nelore Mocho, zebuíno produtivo e de mais fácil manejo. Por fim, "Caprinovinocultura" procura mostrar as vantagens da criação dos pequenos ruminantes junto às árvores frutíferas e de outras espécies.