A Voz do Criador

 

2014, o ano da Copa e da pecuária

Brasil iniciou o ano com muita expectativa. A Seleção entrará em campo para defender nosso país, em casa. Coisa que poucos tiveram a honra de acompanhar in loco. Mas não é apenas o futebol que traz esse sentimento de esperança. Quem muito tem emanado essa áurea é a pecuária. A começar pelo mercado do boi gordo, com a arroba iniciando 2014 cotada a R$ 116 em São Paulo. Junta-se a isso um número recorde de faturamento com as exportações brasileiras de carne bovina: US$ 6,6 bilhões. É Hong Kong mostrando sua fome para o mundo! São motivos suficientemente fortes para cadenciar um certo otimismo no setor. Que a pecuária vença!

E para dar o pontapé inicial, a Revista AG preparou um ótimo especial sobre Suplementação. Apesar dos conhecidos benefícios, uma estatística ainda assombra a atividade, que é a de que 90% do rebanho não recebem sal mineral. Então, para saber como extrair a máxima produtividade do plantel com minerais e suplementos, não deixe de conferir nossa "Matéria de Capa". Neste ano, também uma nova gestão começa na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Veja na "Entrevista do Mês" o que o presidente eleito Luiz Cláudio Paranhos planeja para a entidade e como se posiciona à frente de alguns assuntos polêmicos de 2013.

Em "Feno & Silagem", um artigo especial sobre o tamanho e o formato dos fardos de feno. Saiba por que são itens essenciais. Ainda nos pastos, não deixe de conferir as informações sobre o "Novo Caracu". O adap-tado brasileiro foi reformulado, com vistas à produção de carne de maior valor agregado. Destaque também para seção "O Confinador", na qual muito se fala do confinamento de precisão e de como todo o processo depende apenas de uma boa gestão. Por fim, a seção "Leite" traz informações esclarecedoras sobre a Cetose, doença que ocorre durante o período de transição das vacas de produção, e "Caprinovinocultura" mostra como a nutrição é importante para proteger a saúde da ovelha gestante e do cordeiro que ela carrega.

Boa leitura!