Sommet d’Elevage

 

A maior feira de bovinos da EUROPA

Considerada a principal feira de bovinos da Europa, a Sommet De L'Elevage aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2013, em Clermont-Ferrand, região central da França. A feira reuniu cerca de 82.000 visitantes em três dias e foi iniciada pelo presidente da república, François Hollande, que ainda anunciou novidades muito esperadas pelos criadores franceses.

Para os visitantes estrangeiros, foi criado o Club Internacional, desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento das Trocas internacionais de Produtos e Técnicas Agro-alimentares (ADEPTA). Além de auxiliar na recepção dos turistas, oferecem apoio e promovem encontros entre compradores internacionais e expositores, contando com a ajuda de mais três órgãos internacionais: o Groupement Export France (GEF/INTERBEV), que promove a exportação de produtos derivados dos gados de corte franceses; a Auvergne Internacional, que ajuda e acompanha a exportação nos setores de criação e alimentação; e a Ubifrance, que promove a feira Sommet De L'Elevage em 17 países.

A feira explora os mais diversos setores envolvidos na criação de gado, tanto de corte como os de leite, sejam com maquinaria agrícola, material de criação e diversos serviços. Cerca de 750 cabeças de gado de corte são exibidos em concursos como os das raças Maine Anjou, Bazadaise e Belgian Blue. No setor leiteiro, 550 animais foram apresentados por seus criadores. Participaram de concursos inter-regionais e mostraram as raças Pie Rouge des Plaines e Jersey. Apesar de não ser o foco principal do evento, ainda receberam mais de 26 raças de ovinos e 21 de equinos.

Os visitantes destacam não apenas a quantidade como a qualidade dos animais. Um dos pontos mais atrativos da feira citados pelos organizadores são as oportunidades de negócios geradas através dela e dos 1.250 expositores. Entre eles, Philippe Andraud, da federação Massif Central da raça Montbéliarde, típica francesa, que descreveu com satisfação a participação no evento. "Tudo foi perfeitamente organizado. Todos os criadores presentes estão muito felizes de ter participado. Nós tínhamos muita expectativa e estamos realmente contentes."

Muitos concursos aconteceram durante a feira e alguns fora dela, como o Troféu Sommet D'or, que ocorreu no início do mês de julho, permitindo que o vencedor expusesse seus resultados a todos os presentes no evento. Entre os concursos nacionais de bovinos de corte, destaque para a raça Salers, com 420 animais, e, entre os de leite, para a Montbeliarde, com 250 animais.

Representando o grupo Salers Evolution, Angélique Lombard também comentou sua habitual participação nas edições da Sommet De L'Elevage. "A organização é perfeita, os visitantes são muitos e todos ficam reunidos em um só lugar. Ficamos muito felizes."

Outro fator que agradou e muito aos expositores foi que, durante a feira, os concursos podiam ser assistidos também através do site da exposição, gerando ainda mais oportunidades até para os que não puderam estar presentes.