Ag Na Fazenda

 

Tecnologia e interatividade marcam Expointer

Eduardo Assis

O estande da gaúcha Fazenda Santa Terezinha foi um dos mais elogiados e visitados da maior feira do agronegócio da América Latina. Eduardo Borges de Assis encheu dois corredores contínuos com 49 exemplares da raça Simental que conquistaram premiações como Campeão Gran Sênior, Campeã Gran Matriz e Cabanha Destaque das Raças Mistas. A Cabanha Angico, dos filhos Eduardo e Rodrigo, compareceu com dez animais da raça Simbrasil, conquistando os troféus de Grande Campeão, Grande Campeã, Melhor Criador e Melhor Expositor. Na exposição, também foi apresentado o novo empreendimento do grupo, a Cabanha SW, uma filial da propriedade em Planaltina/DF. O objetivo é atender de forma mais adequada a demanda de reprodutores e matrizes no Sudeste e no Centro-Oeste do País.

As pessoas que passavam pelos boxes da Fazenda Santa Terezinha apreciavam de maneira interativa um layout iluminado, que mostrava a antiga sede da propriedade bicentenária, a paisagem privilegiada da Serra Gaúcha e imagens encantadoras das áreas de preservação permanente que possui, com cânions e araucárias. As apresentações no espaço eram dinâmicas, mostrando a importância do bem-estar animal na produção de bovinos, as vantagens econômicas de um manejo sanitário mais rígido e eficaz, a criação em campo nativo, a suplementação alimentar em pastagens cultivadas, além de noções de integração lavoura-pecuária e como a homeopatia animal colabora para uma produção de carne e leite sem resíduos.

Grandes painéis ressaltavam características da raça Simental, com carne macia, marmorizada e saborosa; rendimento médio de carcaça de 56%, leite com características superiores e alto teor de proteína e gordura, precocidade física e sexual, com fêmeas aptas para a reprodução por volta dos 13/14 meses de idade; e alta fertilidade. Destaque também para longevidade e temperamento dócil, resultando em um terneiro por ano, durante uma vida reprodutiva normal de 12 anos; rusticidade e adaptabilidade às mais variadas condições climáticas e alimentares; o diferencial da dupla aptidão; excelente habilidade materna e ótima conversão alimentar, desmamando terneiros mais pesados.

A Fazenda Santa Terezinha, situada nos municípios de São Francisco de Paula e Jaquirana, no Rio Grande do Sul, com 45 anos de seleção na raça Simental, caracteriza-se por ser uma fábrica de campeões de pista e de produtividade, segundo seus proprietários. A preocupação em produzir animais saudáveis e econômicos é uma constante dentro da cabanha, afinal o negócio rural tem de ser racionalizado e contar com alguns elementos fundamentais, como competência empresarial, investimentos em tecnologias viáveis, gestão profissional e infraestrutura adequada e segura. Essencial a participação de funcionários motivados, bem como a utilização das melhores linhagens de sangue.

FAZENDA SANTA TEREZINHA UTILIZA QR CODE

Os visitantes do estande na Expointer podiam baixar nos celulares todas as informações da Santa Terezinha através de um Código QR (sigla do inglês Quick Response), tecnologia que consiste num código de barras bidimensional. O QR Code pode ser convertido em texto, endereço de internet, número de telefone, localização georreferenciada, e-mail, contato ou SMS. Mais uma novidade exclusiva da Fazenda Santa Terezinha apresentada aos produtores na Expointer