Leite & Cia

 

Torneio Leiteiro Simental

A 2ª Etapa do Ranking Nacional do Torneio Leiteiro Simental, realizada na Megaleite, em Uberaba/MG, expôs 54 animais da raça e recebeu 18 fêmeas no torneio de oito ordenhas. Libia da Batatais, do criador José Henrique Aleixo (Sítio São Paulo), sagrou-se Grande Campeã, com produção de 95,890 kg e média de 47,945 kg.


Premix realiza palestra gratuita em Itajubá/MG

Com o tema "Nutrição e manejo de rebanhos leiteiros para aumento da produtividade", Liéber Garcia explicou que, com o manejo correto e utilizando soluções nutricionais indicadas, pode-se produzir leite com teores de gordura e proteína adequados para a indústria.


Novidade na Agroleite

A Sansuy, fabricante de laminados flexíveis e produtos manufaturados de PVC, esteve presente na Agroleite, em Castro/PR, e destacou o Vinibiodigestor. Dentre os benefícios do biodigestor, está a melhora no aspecto de saneamento, o que diminui a presença de moscas e odores, além de viabilizar a produção de biofertilizante.


Foco nos estudos de qualidade do leite

A New Zealand Trade and Enterprise, agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia, apresentou na Expointer, em Esteio/RS, a QCONZ. A consultoria em treinamento, implementação e auditoria oferece um programa para melhoria, especialmente, contagem bacteriológica e células somáticas.


5º CONGRESSO LEITE E QUEIJO MINAS

Estudantes, profissionais e pesquisadores já podem se preparar para a 5ª edição do Congresso, que terá com o tema "Período de Transição: O Futuro de uma Nova Lactação". O evento vai acontecer em Muzambinho/MG, de 24 a 26 de outubro. As inscrições já estão abertas no site www.leiteequeijominas.com.br

É confirmada a Exposição Internacional do Agronegócio do Leite

Reunião realizada em São Paulo confirmou a realização da Exposição Internacional do Agronegócio do Leite para o período de 11 a 15 de novembro. O evento ocorrerá no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP, onde ocorria a Feileite.


Aumento das importações brasileiras de lácteos

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em julho, o Brasil importou 17,9 mil toneladas de produtos lácteos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 80,5%. Os principais fornecedores foram Argentina (47,4%), Uruguai (33,6%) e Chile (8,9%).


Sulinox recebe o Troféu A groleite 2013

A Sulinox, empresa gaúcha com sede em Alvorada, recebeu no dia 14 de agosto, no Memorial da Imigração Holandesa, em Castro, no Paraná, o prêmio Troféu Agroleite 2013, na categoria Equipamentos de Ordenha e Refrigeração. Na foto, o sócio-diretor Leandro Einsfeld.


Uso do Neem para controle de enfermidades

O gado de leite pode utilizar o pó de Neem junto ao sal mineral, na proporção de 1,5% a 3%, e pode ser misturado ao remédio para mastite, na proporção de 4%. No Gado de corte, onde exista incidência da mosca-do-chifre, é aconselhado utilizá-lo no sal, na proporção de 1,5% a 3%.


Gestão de Propriedades Leiteiras

A Clínica do Leite da Esalq/USP, localizada em Piracicaba/SP, realizará o curso MDA sobre produção leiteira. A primeira parte do curso se refere à "Organização do Negócio", a segunda trata da "Gestão da Rotina" e a terceira, de "Gestão da Inovação". Informações pelo telefone (19) 3422-3631.


RECORDE DE PRODUÇÃO EM UBERABA/MG

O 24º Torneio Leiteiro da raça Girolando contou com 42 fêmeas. Na categoria Vaca Girolando ¼, a fêmea Obra Prima da Centrogen FIV, de propriedade da Genética Boa Fé, bateu o recorde da Megaleite, com a produção de 184,09 kg de leite em nove ordenhas (média diária de 61,363 kg). O recorde anterior foi 56,887 kg.