Notícias do Senepol

A QUALIFICAÇÃO DE DOADORAS

Programa Safiras do Senepol chega em sua sétima edição com mais de 800 novilhas Senepol POI avaliadas e qualificadas

O Senepol, pela sua eficiência incomparável para compor com a raça Nelore e produzir a carne que o mundo deseja, além, é claro, de conferir rentabilidade comprovado aos seus selecionadores, possui atualmente uma demanda de mercado muito maior que a oferta, tanto de reprodutores como de matrizes. Assim torna-se perigoso utilizar-se deste momento de mercado para vender fêmeas que não tenham sido credenciadas para tal, como doadoras. Ser uma doadora de embrião é muito mais que ter dois ovários e beleza racial.

Por esta razão, de maneira responsável e comprometida, com os resultados de seus clientes, que o Grupo Parceiros do Senepol tem no Programa Safiras a garantia de que doadoras de embrião serão apenas as fêmeas que, pelo seu conjunto de atributos, sejam qualificadas como tal.

Programa Safiras do Senepol

Um programa chancelado pela pesquisa e reconhecido pelo mercado

Lapidar uma raça e refletir seu brilho em números. A ideia gerou em 2009 o Programa Safiras do Senepol, um teste de performance que é realizado na Fazenda da Grama, em duas edições anuais, que avalia fêmeas em idade jovem e as qualifica em três categorias: Doadoras Safiras TOP 10, Doadoras Safiras e Matrizes. Um programa democrático, aberto a todos os criadores interessados e cujos resultados são compartilhados entre todos os participantes em benefício próprio e também daqueles que irão adquirir estes animais.

São analisados critérios como o escore do trato reprodutivo (precocidade e prolificidade), ultrassonografia de carcaça, escore visual, adaptação e desempenho produtivo. O trabalho aponta o caminho para o crescimento sustentável da raça, minimizando riscos e potencializando resultados para quem investe em Senepol. O programa de avaliação é coordenada pela equipe técnica da S+, com a participação de renomados pesquisadores de Unesp, Embrapa, Instituto de Zootecnia e Coan Consultoria. Pode ser considerado um grande campo de fomento a pesquisa científica da raça Senepol, bem como um dos maiores programas de avaliação de fêmeas do País, com premiação internacional.

Novidade 2013:

Programa Safiras com avaliação de eficiência alimentar

A partir do segundo semestre de 2013, o programa Safiras do Senepol, teste de performance promovido pela Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP), com apoio do grupo Parceiros do Senepol e coordenação da S+, contará com uma grande novidade: avaliação de eficiência alimentar dos animais participantes.

A ferramenta será mais um parâmetro para determinar o real valor genético das fêmeas da raça Senepol participantes do programa. "Animais que utilizam os alimentos de forma eficiente necessitam consumir menos para atingir o mesmo nível de produção. Dessa forma, são mais lucrativos. Além disso, o aumento da eficiência alimentar proporciona menor desperdício e excreção de nutrientes, com implicações ambientais positivas", explica o médico veterinário Junior Fernandes, coordenador do Safiras

A incorporação da avaliação de eficiência alimentar é fruto da parceria da Grama Senepol com a empresa nacional Intergado Tecnologia, que vem desenvolvimento equipamentos para a pecuária brasileira do futuro, como a Pecuária de Precisão. As instalações possuem capacidade de avaliação de 150 fêmeas por edição do programa e ampliações estão planejadas diante da demanda dos participantes. Para mais informações, acesse www.senepolmais.com.br ou ligue para (16) 9785-2152 – Junior Fernandes.