Notícias do Hereford e Braford

Em remate recorde no Mato Grosso, Braford ultrapassa média histórica da raça no estado

O dia 14 de agosto de 2013 ficou marcado na história da raça Braford no Brasil. Em um remate realizado em Rondonópolis/MT, durante a Exposul, o Leilão Braford Pitangueira bateu todos os recordes da raça no estado, superando a marca de R$ 686 mil comercializados, com a venda de 82 reprodutores e média de R$ 8,4 mil.

Com o selo de chancela da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o remate mostrou a expansão do Braford no Centro-Oeste brasileiro, representando um marco histórico na raça tanto pelo volume de touros comercializados quanto na media alcançada. " Há 10 anos a Pitangueira investe na raça no MT e no dia de campo, realizado no dia anterior ao remate. Foi possível ver toda adaptação do Braford ao Pantanal e isso foi um grande incentivo para o produtor investir no leilão", comentou o presidente da ABHB, Fernando Lopa.

Vice-presidente da ABHB e proprietário do Grupo Pitangueira, Pedro Monteiro Lopes apontou o ótimo momento pelo qual o Braford passa no MT. "O Braford está expandindo com segurança no Centro-Oeste. Nós dobramos a oferta e aumentamos a média das comercialiPromovida pelo Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford com o apoio da ABHB, a 5ª Gira Internacional HB acontece entre os dias 12 e 14 de setembro nos municípios de Uruguaiana e Itaqui, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. As visitas acontecem na Agropecuária Santa Ana, Cabanha Touro Passo, Cabanha Pedro Surreaux, Estância do Sossego, A ABHB organizou nos dias 25 e 26 de julho, no município de Bagé, no Rio Grande do Sul, a 10ª Jornada de Atualização Técnica. O objetivo do encontro foi atualizar os conhecimentos e alinhar parâmetros de seleção de matrizes e reprodutores Hereford e Braford, além da apresentação de experiências do trabalho a campo realizadas pelos inspetores técnicos credenciados na ABHB. Durante a jornada, que contou com palestras dos superintendentes da Associação, Alfredo Drissen e Magali Moura, zações. Ao mesmo tempo em que os produtos vão melhorando, através do trabalho que realizamos com o apoio da ABHB, os resultados também melhoram", disse Lopes.

O Remate Braford Pitangueira contou com a participação da imprensa nacional e internacional, do Panamá e do Uruguai e de formadores de opinião e investidores argentinos e bolivianos, todos trazidos pelo Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB).

Além do Grupo Pitangueira, também ofertou animais no remate a Fazenda Irapuá, de Willy Haas Filho. Os dois criatórios são integrantes do BHB, que visa promover internacionalmente a genética HB selecionada no Brasil e os produtos e serviços agropecuários, oriundos das 39 empresas participantes do Projeto.

Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford

Pioneiras e com reconhecimento nacional e internacional pela sua importância para a pecuária de corte, as Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford 2013-14 iniciaram no fim de agosto, na sede da Embrapa Pecuária Sul – Bagé/RS.

O objetivo das provas é classificar dentro de um mesmo ambiente de criação futuros reprodutores das raças HB, avaliando a capacidade individual de ganho de peso, bem como o conjunto de características de interesse econômico para a cadeia produtiva da carne.

5ª Gira Internacional Hereford e Braford acontece em setembro

Promovida pelo Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford com o apoio da ABHB, a 5ª Gira Internacional HB acontece entre os dias 12 e 14 de setembro nos municípios de Uruguaiana e Itaqui, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. As visitas acontecem na Agropecuária Santa Ana, Cabanha Touro Passo, Cabanha Pedro Surreaux, Estância do Sossego, Condomínio Agropecuário Nova Aurora e Anjo da Guarda, Pitangueira, além de uma visita na CORT Genética Brasil.

A última edição da Gira Internacional de Hereford e Braford, realizada pelo Núcleo Gabrielense de HB, contou com a participação de 300 pessoas, entre criadores e técnicos oriundos do Brasil, da Colômbia, do Equador e do Panamá.


ABHB realiza Jornada de Atualização Ténica

A ABHB organizou nos dias 25 e 26 de julho, no município de Bagé, no Rio Grande do Sul, a 10ª Jornada de Atualização Técnica. O objetivo do encontro foi atualizar os conhecimentos e alinhar parâmetros de seleção de matrizes e reprodutores Hereford e Braford, além da apresentação de experiências do trabalho a campo realizadas pelos inspetores técnicos credenciados na ABHB. Durante a jornada, que contou com palestras dos superintendentes da Associação, Alfredo Drissen e Magali Moura, da coordenadoria do PampaPlus, de diretores do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e do presidente da entidade, Fernando Lopa.

A superintendente de Registros Genealógicos da ABHB, Magali Moura, comenta que, durante o evento, além de atualizarem-se quanto ao padrão racial buscado para a maior eficiência dos rebanhos, os inspetores técnicos também aprendem sobre o funcionamento interno dos vários setores da entidade, como o registro de animais, e também sobre os programas e projetos.