Raça do Mês

 

DE CARA NOVA

Com o novo selo Carne Certificada Hereford, as duas raças reforçam para o mercado a importância de programas cada vez mais estratégicos

Fátima Costa

"Carne Certificada Hereford" é o novo nome do selo da certificação do "Programa Carne Certificada Pampa", que acompanhará todas as marcas de carne certificadas pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) que chegarão às gôndolas dos supermercados. Com quase 13 anos de atuação neste programa, a entidade renovou-se para garantir a qualidade das raças Hereford e Braford, assim como a DE CARA NOVA Com o novo selo Carne Certificada Hereford, as duas raças reforçam para o mercado a importância de programas cada vez mais estratégicos expansão da sua carne pelo Brasil Central, o que permite ampliar a oferta do produto pelo território nacional, por meio de uma certificação independente e transparente. O lançamento do selo Carne Certificada Hereford aconteceu há menos de três meses, durante a Feira Internacional da Cadeira Produtiva de Carne (Feicorte), evento ocorrido em junho, em São Paulo.

Na opinião do gerente do programa, Alfredo Bonet Drissen, superintendente da ABHB, a reestruturação foi necessária uma vez que visava à modernização, à expansão do programa, além, é claro, de assegurar os padrões de qualidade necessários. "Para ser fornecedor do programa, o pecuarista deve criar animais com no mínimo 50% de sangue britânico, apresentando padrão racial Hereford/Braford", atesta. Outra questão que ele reforça é o nome Hereford ser conhecido mundialmente.

A recente novidade faz parte das comemorações de 55 anos da associação. E o que não faltam são novas ações e boas notícias. Recentemente, um informativo publicado pelo Grupo Carrefour apontou que a venda de carnes com Garantia de Origem, programa que certifica a qualidade dos alimentos, bateu recorde de vendas neste ano, desde o seu início, em 2010, totalizando mais de 43 mil toneladas. A linha de Carnes Selection contempla dez cortes especiais, como picanha, maminha, entrecot, filé mignon, entre outros, e assegura a qualidade da cadeia produtiva do pasto até a gôndola. A carne é produzida em parceria com o Frigorífico Navi Carnes e a Associação Novilho Precoce (MS), ambos do Mato Grosso do Sul, e com o Frigorífico Silva – Best Beef e a ABHB, ambos do Rio Grande do Sul.

Fernando Lopa busca atrair novos criadores para a raça e divulgar trabalho dos associados

Outro fato recente é que com a expectativa de aumentar a oferta de matéria-prima, ou melhor, da carne, o Grupo Marfrig apresentou, no mês de julho, a nova tabela de bonificação para todo o Brasil, que possibilita premiar em até 10% do "preço de balcão" do frigorífico, configurando-se como uma das maiores bonificações pagas pelo mercado. Hoje, além de abater animais com sangue britânico na Região Sul do País, a ABHB também abate em plantas frigoríficas de Mato Grosso do Sul, na cidade de Bataguassu, e na cidade paulista de Promissão. Hoje, a associação atua com duas indústrias parceiras do programa "Carne Certificada Hereford", o Frigorífico Silva e o Marfrig. Este último deu sequência à parceria após selar as compras das plantas do Frigorífico Mercosul, primeiro parceiro do programa. Já o Frigorífico Silva entrou no projeto em 2005 e, de acordo com Drissen, tem sido um parceiro importante ao levar a carne para mercados que vão além da Região Sul, como São Paulo e Rio de Janeiro. "A nossa carne está presente em mais de 3 mil pontos de venda do Brasil, aproveitando o enorme potencial do mercado interno, que, cada vez mais, exige produtos capazes de superar suas expectativas", enfatiza.

Segundo Drissen, daqui a três anos talvez o Brasil Central esteja consolidado com carne de qualidade em grande escala

Ainda em 2013, a carne advinda do programa deverá ser produzida também no Mato Grosso e em Goiás. "A expectativa é que, no máximo, daqui a três anos o mercado do Brasil Central esteja consolidado com carne de qualidade em grande escala", diz Drissen. E as novidades não param por aí. Segundo ele, a associação pretende finalizar uma negociação com novas plantas frigoríficas e mais outros dois restaurantes, ainda neste mês de setembro. E mercado para isso tem. Com o novo slogan, "A melhor carne para a melhor mesa: a sua", a associação tem o "boca a boca" como a principal estratégia de marketing. "O restaurante que ganhou o prêmio de melhor carne de Porto Alegre usa exclusivamente carne Hereford", diz Fernando Lopa, presidente da entidade. O foco principal, de acordo com Lopa, é o consumidor final. "O processo entre o Marfrig e a Seara nos condicionou a aguardar por uma oportunidade. Com isso, estamos em negociação com uma grande rede de lanchonete fast food, que promete ser concluída até novembro deste ano", garante. O início desta parceria encabeçará a campanha da associação para conscientizar o consumidor sobre a importância de uma carne com origem garantida e qualidade certificada.

Em 2011, o programa registrou 38 mil animais certificados no Rio Grande do Sul. Em 2012, 56 mil animais certificados foram abatidos no estado, todos inseridos nos padrões de qualidade, que passam por padrão racial, dentição (J 6 ou J 4, dependendo da exigência do frigorífico parceiro), peso e padrão de acabamento. "Nos próximos dois anos, a expectativa é ultrapassar 100 mil animais certificados por ano em todo o País", garante Drissen.

Graças às parcerias com as indústrias e também as alianças estratégicas, o "Programa Carne Certificada Pampa" se fortalece e toma forma por meio das ações criadas pela própria entidade. Para quem não se recorda, em 1998, a entidade iniciou as tratativas com o antigo frigorífico Mercosul, localizado no estado do Rio Grande do Sul, para, somente dois anos depois, realizar o primeiro abate experimental dos animais produzidos pelos pecuaristas associados. A partir dali, nascia a Carne Certificada Pampa, fruto do primeiro programa a certificar carcaças no Brasil.

O reforço estratégico da marca também vem junto ao Projeto Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria da associação e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criada desde 2009. "A intenção é apresentarmos a genética Hereford e Braford selecionada no Brasil para países da América Latina e de alguns outros continentes, como, no caso, a África. Reunimos criadores para oferecer ao mercado externo genética por meio da entidade e empresas de produtos e serviços agropecuários", explica Letícia Matas, gerente de Promoção Comercial Internacional.

Neste ano, outras empresas se engajaram no projeto. Dados da entidade apontam que as exportações do Projeto BHB somaram US$ 118,04 milhões, ultrapassando a expectativa da entidade de US$ 100 milhões. "Superamos a venda de material genético e alcançamos, em 2012, US$ 160 milhões", afirma.

O projeto ainda realizou, no mês de junho, durante a Copa das Confederações, o BHB International Business Travel, do qual participaram investidores internacionais vindos da África, do México e do Paraguai. "Há uma estimativa que em negócios sejam gerados US$ 2,5 milhões nos próximos 12 meses", conclui Letícia.

Em parceria, a associação participou, pela segunda vez, da feira bianual Agroexpo, realizada em Bogotá, na Colômbia, que ocorreu em julho. A feira é considerada uma das principais daquele país e uma das mais importantes da América Latina. "O nosso objetivo é exportar genética. No Brasil, a intenção é fazer com que as fazendas participantes entrassem no mercado internacional. E são essas ações que facilitam as negociações. E tudo leva a crer que o mercado segue aquecido", reforça

PROJETOS CONSOLIDADOS

O presidente da entidade afirma que a ABHB foi uma das pioneiras em muitas ações que ocorrem atualmente no mercado pecuário, quando o assunto são as parcerias e programas para fomentar raças no País e no exterior. "Para a comemoração dos 55 anos, não haverá nada de novo, assim como foi a cerimônia marcada pela emoção das festividades dos 50 anos da Associação Brasileira de Hereford e Braford", brinca Lopa.

Braford, marco da Carne Certificada Pampa no Centro-Oeste

Para ele, o objetivo de qualquer associação de raça é obter maior quantidade de criadores e divulgação positiva de seus trabalhos. "Entretanto, é preciso destacar o desempenho que a raça oferece. No caso do Hereford e Braford, melhor eficiência alimentar, maior maciez e docilidade, o que proporciona facilidade no manejo e lucratividade", afirma.

Letícia Matas é a nova gerente de Promoção Comercial Internacional da ABHB

Para comprovar essas vantagens, a associação passou a contar há alguns anos com a parceria da Embrapa Gado de Corte, situada em Campo Grande/MS, e Pecuária Sul, localizada em Bagé/RS. De acordo com a entidade, o programa de avaliação genética com suporte da equipe Geneplus da Embrapa - executado no Centro de Gado de Corte - é coordenado por Fernando Flores Cardoso, pesquisador do Centro Pecuária Sul/RS. O suporte do Geneplus veio por um convênio firmado com a Embrapa Gado de Corte e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam). "Há alguns anos temos parceria para o desenvolvimento de programas de pesquisa e tecnologia. Um deles é para avaliarmos todo o desempenho do animal, qualidade de carcaça e habilidade materna, entre outros aspectos", informa Lopa. Uma pesquisa relevante para a associação foi realizada junto à Embrapa, entre 2001 e 2003, para promoção de provas de ganho de peso. "A partir de 2005, ficaram denominadas por Prova de Avaliação de Campo, o conhecido PAC. Neste sentido, podemos afirmar que não faltam dados para a associação vender os seus produtos", esclarece Lopa.

O presidente ressalta que é fundamental ter animais adaptados ao ecossistema brasileiro. "Dentre as pesquisas, uma das conclusões é que o Hereford é uma raça que mostra grande eficiência alimentar, quando comparado com as demais raças", diz.

O Workshop Braford Brasil, realizado na cidade de Rondonópolis/MT pelo Projeto Brazilian Hereford & Braford, mostra que é possível selecionar animais adaptados no Centro-Oeste. As atividades do workshop ocorreram na Fazenda Três Marias, do Grupo Pintagueira, que pertencente ao pecuarista e empresário Pedro Monteiro Lopes, vice-presidente da ABHB. "Como testes, os animais estavam expostos às adversas condições climáticas do Centro-Oeste. E eles mostraram melhores condições de fertilidades e resistência ao carrapato, um dos principais entraves dentro da pecuária de corte. O projeto se tornou uma vitrine tecnológica. A intenção é produzir mil touros até 2016", explica Lopa.

Ele reforça que o processo de imigração da raça, que vem expandindo para os estados de Tocantins, Bahia, fortemente no Mato Grosso do Sul e em Goiás e Mato Grosso, e só mostra o processo e a eficiência do uso da raça Hereford com o cruzamento com o Nelore. E não somente isso. Atualmente, a entidade já atua no mercado colombiano e, este ano, segue com as exportações de sêmen para Bolívia. "Valorizamos, sobretudo, o produto nacional. É claro que o produtor de genética buscará novos sangues. Entretanto, o pecuarista de cruzado valorizará a produção nacional", enfatiza. "Ao longo dos 55 anos da associação, a nova marca e o selo da certificação mostram que a raça está tomando um novo rumo. O Pampa está evoluindo, certificará daqui para frente produtos, empresas e até outras certificadoras do País. O selo visa mostrar ao consumidor que marmoreio e maciez já se têm no mercado consolidado, o que estamos garantindo na certificação é o resultado de uma carne saborosa", conclui Lopa.


EXPANSÃO COMERCIAL

Carne, sucesso das duas raças no pasto, no frigorífico e no prato

A Carne Certificada Hereford pode ser encontrada nas principais redes de varejo do Rio Grande do Sul (La Carniceria, Cia Zaffari e Carrefour), de Santa Catarina (Boutique Grill e Hippo Supermercados, em Florianópolis; Speciale Supermercado, Casa de Carnes Fronteira, em Balneário Camboriú; Cooperativa de Produtos e Abastecimento do Vale do Itajaí – Cooper, em Blumenau; Hille Carnes, em Joinville; Supermercado Nardelli, em Rio do Sul; e Brasão Supermercados, em Chapecó), no Paraná (SuperFestval, em Curitiba; SuperBeal, em Cascavel; SuperMuffato, em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel; Açougue Rio Grande, em Curitiba; e Distribuidora Bady, em Ponta Grossa); em São Paulo e no Rio de Janeiro (Casa de Carnes Alphaville, Casa Santa Luzia, Cia Zaffari e Sams Club). No Rio Grande do Sul, a Carne Certificada Hereford pode ser encontrada nos restaurantes Vermelho Grill, Marcato Restaurante e Pampa Burguer e, no Mato Grosso do Sul, no Vermelho Grill Campo Grande.