Notícias do Montana

 

É muito simples entrar para o Montana!

Controlar o rebanho de forma eficiente, aumentar os índices produtivos e reprodutivos, comercializar touros com CEIP para um mercado em ascensão e, principalmente, conhecer o verdadeiro valor genético do rebanho. Essas são algumas das vantagens que o produtor do Programa Montana agrega em seu rebanho.

Por se tratar de um composto tropical, qualquer rebanho base pode ser utilizado para a realização dos cruzamentos, e o Programa Montana dispõe de técnicos preparados para indicar o caminho mais rápido para produzir o melhor animal para sua propriedade, facilitando para o pecuarista que deseja fazer seleção genética do rebanho, independente da raça com a qual o produtor já trabalha.

Segundo a zootecnista e gerente de operações do Programa Montana, Gabriela Giacomini, a coleta de dados é simples, como pesagem ao nascimento, pesagem e avaliação na desmama, e pesagem e avaliação aos 14 meses. "Já na primeira safra é possível conhecer as DEPs (Diferença Esperada na Progênie) de todas as vacas envolvidas e iniciar o trabalho de seleção do rebanho. Conhecido o valor genético do rebanho, é realizado o acasalamento dirigido via software Plantel, que leva em conta dados de avaliação e de pedigree, para acelerar o avanço genético dos animais", informa Giacomini.

Além do trabalho de melhoramento genético oferecido pelo Montana, ainda há a comercialização dos 23% melhores machos nascidos a cada safra como tourinhos Montana, todos com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção). "O mercado de touros para cruzamento está em franca expansão e, atualmente, todos os touros produzidos são comercializados. Sentimos que a demanda por reprodutores está maior que a oferta", avalia a gerente do Programa.

O Programa Montana vem selecionando animais compostos há 19 anos e conta com 13 criadores distribuídos pelo Brasil e pelo norte do Uruguai. Ao todo, são cerca de 15 mil matrizes e produção de 1,2 mil touros por ano. Os touros do Programa Montana possuem o selo do CEIP, concedido pelo Ministério da Agricultura para programas de verdadeiro avanço genético. A avaliação genética é processada pela equipe dos Profs. Drs. José Bento S. Ferraz e Joanir P. Eler, da USP/Pirassununga.

Para saber mais, acesse www.compostomontana.com.br; envie mail para [email protected] ou ligue para (17) 3011-6775.

Vem aí:

Megaleilão Virtual Montana 2013

No dia 12 de setembro, a partir das 20h30 pelo Canal do Boi, serão comercializados os 120 melhores touros Montana dos criadores das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

São touros de alto valor genético, com frete rodoviário grátis para cargas fechadas, pontos de entrega, descontos de opção e pagamento em 14 parcelas (2+2+10). Central Leilões: (18) 3608-0999