Notícias do Devon

ABCD reúne família Devon na Expointer 2013

Prêmios Chiripá e Jovem Expositor serão realizados novamente este ano

A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) busca valorizar a integração da família Devon na edição 2013 da Expointer, que acontece entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Associação repete a fórmula de sucesso com a realização dos prêmios Chiripá, que busca reconhecer a participação direta das mulheres na criação da raça Devon no Brasil, e do Jovem Expositor, que chega a sua terceira edição neste ano. Os julgamentos da raça ficarão a cargo de Luiz Fernando Cirne Lima, ex-ministro da Agricultura e grande admirador do Devon no País. "Nossa ideia é integrar a família, revitalizando a raça através da participação de filhos, netos e sobrinhos no Prêmio Jovem Expositor e valorizando a participação direta das mulheres através do Troféu Chiripá", afirma Gilson Hoffmann, presidente da ABCD.


Seminário "De onde virão os terneiros?" movimenta Lagoa Vermelha/RS

O município de Lagoa Vermelha/RS recebeu, entre os dias 4 e 5 de julho, o seminário "De onde virão os terneiros?", realizado em propriedades rurais da região e no Lagoa Parque Hotel. A proposta do evento foi a de disseminar a discussão sobre a eficiência reprodutiva dos rebanhos gaúchos através de dias de campo e palestras técnicas. O objetivo do debate, segundo o professor de zootecnia da UFRGS e ex-jurado da raça Devon na Expointer José Fernando Piva Lobato, é de mostrar como a eficiência reprodutiva, a redução de idade do primeiro serviço de reprodução e a redução da idade de abate são fundamentais para aumentar a ABCD reúne família Devon na Expointer 2013 excelência na atividade pecuária.

As explicações técnicas do fórum ocorreram no dia 4 de julho, em visita a três cabanhas da região. Uma das estâncias visitadas foi a de Ilson Carpes de Melo, criador de Devon há 35 anos em Lagoa Vermelha. Durante o dia de campo, os 300 participantes do seminário puderam ver de perto a propriedade, o manejo do campo nativo, pasto, área de reflorestamento e a pecuária de corte. "Durante o inverno, mantemos cerca de 120 exemplares da raça na fazenda. Apresentamos dados técnicos relacionados ao manejo e aos índices de prenhez de nossas fêmeas", afirma Ilvandro de Melo, filho de Ilson. Na fazenda, de 68 fêmeas cobertas, houve o nascimento de 63 terneiros, o que representa um índice de natalidade de 93%.