Notícias do Angus

 

Carne Angus Certificada sela parcerias e entra no mercado catarinense

Anúncios foram feitos durante a Feicorte 2013

Um anúncio esperado pelo mercado da pecuária nacional foi dado durante a 19ª Feicorte, realizada em junho, em São Paulo/SP. Em evento especial, no qual foi lançado também o Anuário Angus 2012/2013, o Programa Carne Angus Certificada selou parceria com o Frigorífico Verdi, de Pouso Redondo/SC, e, definitivamente, entrou no mercado de produção de carne de Santa Catarina.

Na ocasião, também foi acertada a parceria com a empresa alimentícia Frigol, que possui planta frigorífica em Lençóis Paulista/SP e ampliará o leque de atuação do programa com os produtores de São Paulo. Com os dois novos frigoríficos, segundo o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, haverá um incremento mensal de 1,2 mil animais abatidos com a certificação do programa.

A parceria com o Verdi oferecerá aos produtores catarinenses da raça bonificações que vão até 10% a mais que o valor pago por carcaça no mercado. As vantagens seguem se for considerado o fato de que em Santa Catarina existem restrições quanto à entrada de animais de outros estados devido às barreiras sanitárias. Vale lembrar que apenas Santa Catarina é livre de aftosa sem vacinação. "A partir de agora, conseguiremos dar todo o suporte desejado há tempos pelos pecuaristas catarinenses", ressalta o presidente da Associação Brasileira de Angus, Paulo de Castro Marques.

Estiveram também presentes na assinatura do acordo o presidente do Verdi, Ariel Verdi, e o presidente do núcleo de criadores catarinenses da raça, Nelson Antônio Serpa, que também é secretário de Estado da Casa Civil de Santa Catarina.

Sobre a Frigol, o diretor do Programa Carne Angus Certificada, Reynaldo Salvador, ressalta que a empresa já possui a linha de cortes especiais "Prime Beef Angus Frigol", que deverá receber o selo do Programa Carne Angus Certificada. Ele também destaca o crescimento da raça em âmbito nacional. "Temos grande atuação em regiões antes impensadas, como o Sudeste e o Brasil Central. Estamos cada vez mais adaptados e prontos para crescer", argumenta Salvador.

Completando 10 anos de atividades em 2013, o Programa Carne Angus Certificada apresenta crescimento impressionante no volume de animais abatidos por ano. Em 2003, ano de estreia, contabilizavam-se pouco mais de 20 mil animais certificados. Já no ano passado, foram abatidas mais de 230 mil cabeças.

Com as novidades, o Programa Carne Angus Certificada conta agora com sete frigoríficos parceiros – Marfrig, VPJ, Frigorífico Silva, Cooperaliança e Cotripal, além dos anunciados –, com 18 plantas, divididas em sete dos principais estados pecuaristas do Brasil (RS, PR, SC, SP, MS, GO e MT).

Todo o processo industrial, desde abate e tipificação das carcaças até a embalagem final do produto, é acompanhado permanentemente pelos técnicos do Programa Carne Angus Certificada e auditado pela Certificadora Ausmeat, que confere reconhecimento e credibilidade internacional com a outorga do selo de Certificação Ausqual. Para mais informações sobre o Programa, acesse www.carneangus.org.br.

Paulo de Castro Marques, presidente da ABA, mostra anuário Angus e anuncia a parceria